Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAAB ajudará a Turquia a desenvolver seu caça de 5ª geração

A Turquia selecionou a empresa aeronáutica sueca SAAB para que essa ajudasse a projeta e desenvolver o primeiro caça turco nacional.

Ancara já elaborou três modelos, um dos quais provavelmente vai se tornar o primeiro caça nacional do país, embora alguns analistas turcos sugerirem que a Turquia desenvolvam uma aeronave furtiva não-tripulada.

"Depois de longas negociações com a SAAB, chegamos à conclusão devemos ir adiante com essa empresa para finalizar nossos estudos de viabilidade", disse um oficial turco que participou das negociações.

Um funcionário do TUSAS Aerospace Industries (TAI), o contratante principal local para o programa, disse que um dos três projetos é uma aeronave furtiva bimotor e os outros dois são modelos monomotores, também furtivo.

Segundo informações obtidas pelo blog, a Turquia agora está a procurar um fabricante renomado de motores para uma cooperação de longo período.

22 comentários:

  1. Tá aí o Brasil deveria escolher o GRIPEN e entrar nessa empreitada junto com a Turquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que vocês querem que o Brasil entre em todos programas militares do mundo? Outra coisa, o dona do projeto é a Turquia. A SAAB é apenas uma contratada.

      Excluir
    2. Michel, queria saber sua opiniao sobre as noticias do f-18 SH ter "ganho" o fx-2. assim, eu tbm prefiro os rafale, -- passe a querer ele pq daquele seu artigo falando dos tres caças da short-list.
      Oq vc acha? s

      abraços

      Excluir
    3. Simples pq os nossos projetos demoram uma para ao final nada fazem culminarem em nada, então e melhor que o Brasil entre em todos programas militares do mundo,pq só assim poderemos fazer algo.
      pq nossos governantes não tem competência para gerirem nada,nada,nada .

      Excluir
    4. Tassio, eu falo sobre fatos concretos, jamais em hipóteses. Quem diz que o caça americano se torno preferido é uma mídia não-especializada e especulativa. O que posso dizer é que hoje os russos estão muito a frente dos americanos como futuros sócios do Brasil. Muitos se fala da aquisição dos Super Tucanos por parte dos EUA como um fator que aproximou-os do Brasil, mas ninguém fala do memorando de entendimento que o Brasil tem com governo francês para aquisição dos cargueiros brasileiros.

      Excluir
    5. Obrigado Michel, tbm vinha achando estranho essas noticias -- e so pq do vice de obama aq no brasil...
      concordo integralmente com vc. abraços.

      Excluir
    6. Isso é tudo propaganda da boeing, quando vi isso nem sequer liguei. eu tb ainda aposto que é o rafale que vai vençer e moralmente merece isso.

      Excluir
  2. É dado como certo que o Brasil já escolheu o F-18 americano só falta divulgar.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil deveria tentar desenvolver seu próprio caça em parceria com algum outro pais

    ResponderExcluir
  4. Eu venho falando sobre isso a mt tempo, ainda q seja um caça frankentein, como será p KC 360 , tá na hora...sds.

    ResponderExcluir
  5. Anonymous, em outras ocasiões outros caças foram também dados como certos de suas escolhas. E contra o americano pesa muito o que se vê naquele vídeo do Youtube o qual, caso você não o tenha visto ainda, mostra em detalhes como os americanos vêem e tratam a nós brasileiros no tocante a venda de material militar e transferência de tecnologia, quebra de contratos assinados com pretensamente todas as garantias,e a imensidão do erro que seria comprarmos o SH confiando nas garantias assinadas e juras de amor eterno do Tio Sam...

    ResponderExcluir
  6. Deveríamos comprar caças russos e iniciar uma parceria com o governo russo para futuros projetos, existe uma necessidade real e urgente de renovar nossa frota.

    ResponderExcluir
  7. Em geral as pessoas que criticam a aquisição do EC 725, pois dizem é obsoleto e preferem algo mais novo, são a favor do F-18, não tem como entender este raciocínio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como que um helicóptero que foi incorporado em 2005, como o Super Cougar, pode ser obsoleto? Quem fala isso não sabe o que fala.

      Excluir
    2. é que eles comparam o super cougar com o novo NH-90 da frança.

      Excluir
    3. O fato de haver o NH90, teoricamente um projeto mais novo não nos impede de comprar o Super Cougar. Outra coisa, o NH-90 não é francês.

      Excluir
  8. nao sou nenhum genio ou especialista em assuntos militares e/ou geopolitica, mas mesmo correndo o risco de ser considerado inocente, digo o seguinte . Na epoca do FHC, o governo era oficialmente lacaio dos EUA, era politica de estado evidente o desmantelamento de nossas forcas armadas e de qualquer tentativa de obter independencia em tecnologia militar. Com Dilma/Lula, o discurso e diferente, pregam uma lideranca do Brasil na America Latina, Africa, mas e tudo discurso, na pratica nao fazem nada, o Brasil e totalmente dependente dos membros da Otan em relacao a equepamentos militares, oque nao compramos pronto la fora, montamos aqui com "recheio" quase que 100% vindo desse pessoal, nao vejo a menor chance de o Brasil um dia ser uma Russia, China ou India da vida, algo que parece que paises do Oriente Medio como Iran e Turquia ambicionam, nao vou defender a Russia, mas e inegavel que os russos teriam muito menos interesse em invadir o Brasil do que os membros da Otan, afinal os russos iriam querer os nossos recursos naturais ?(eles possuem tanto ou mais do que nos).Temos uma classe politica que e um lixo, se mantem a seculos no poder com pao e circo para o povo, ou PT ou PSDB, ou PMDB, tudo farinha do mesmo saco, esse pais nao e serio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tenho que concordar com você,(Anonymous9 de junho de 2013 16:01) há anos nossos dirigentes vivem nessa interminável falácia,que o Brasil é uma potência,mas na verdade nada fazem e nós ficamos aqui,sendo um país que vive de vender matéria prima .
      Um país que assiste o desenvolvimento alheio, e nada faz para seguir o bom exemplo, é um blá,blá,blá, e no final nada de concreto!
      É vergonhoso constatar que vamos ficar para trás,se nada de ''revolucionário for feito nesse país !

      Excluir
    2. e você descobriu tudo isso agora... muda a coleira a cachorrada continua a mesma...porem o PT da provas cabais que não sabe absolutamente nada de gestão, 39 ministérios ???? Um otimo CEO tem no máximo 12 pessoas sobre comando. São 39 "grupos/bandos" para: desviar verbas , empregar amigos, forjar licitações enfim manter os que estão no poder mamando eternamente em berço esplêndido.

      Excluir
  9. Eu também gostaria de ver um caça desenvolvido aqui no Brasil mesmo que fosse uma colcha de retalhos, porem leva tempo e dinheiro e precisamos dos caças pra ontem. Quem sabe decidimos o FX e partimos para desenvolvimento do Frankenstein.

    ResponderExcluir