Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 22 de junho de 2013

Rússia irá propor ao Irã o fornecimento do SAM S-300VM "Antey-2500"

A Rússia está disposta a propor ao Irã o sistema de mísseis antiaéreos S-300VM "Antey-2500" para por fim a briga judicial com Irã acerca do não fornecimento, previsto em contrato, dos sistemas S-300, notícia hoje o jornal econômico russo Kommersant.

De acordo com um contrato assinado no final de 2007, a Rússia se comprometia a entregar ao Irã 5 baterias do sistema S-300 por um valor de US$ 800 milhões. No entanto, em setembro de 2010, o então presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, assinou um decreto que proibia o fornecimento os S-300 ao Irã, assim como blindados, aviões de combate, navios de guerra e etc. Essa atitude dos russos veio depois que o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 1929, que proíba os países que fazem parte da ONU de fornecer armas ofensivas ao Irã. Ademais, sistemas de defesa antiaérea não são considerados armas ofensivas, mas sim defensivas.

Poucos dias depois da Rússia se recusar a cumprir o contrato com o Irã, Teerã acionou a Rosoboronexport no Tribunal Arbitral de Genebra.

Segundo uma fonte militar citada pelo Kommersant, o decreto de Medvedev não se estende ao sistema sistema de mísseis antiaéreos S-300VM "Antey-2500", que é a versão modificada do S-300V e desenvolvida para as unidades de defesa antiaérea do Exército Russo.

Outra fonte do jornal russo sustenta que o fornecimento de armamento poderão ser o tema central da reunião entre o presidente russo (Putin) e o presidente iraniano (Mahmoud Ahmadinejad), em julho.

2 comentários:

  1. Será que eles vão aceitar?

    ResponderExcluir
  2. Se esse sistema está compondo o sistema de defesa antiaérea do exército russo, pode se adequar às necessidades do Irã. Então, só resta ao Irã recebê-lo, instalá-lo e treinar seu pessoal para operá-lo. Isto se a entrega dos cinco sistemas for imediata !!! Entretanto, O IRÃ NUNCA DEVERÁ INTERROMPER O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA BAVAR 373, QUE É NATIVO E SERÁ PRODUZIDO EM SÉRIE PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES FUTURAS e assim se prevenir contra possíveis interropções no fornecimento russo dos SAM S-300VM "Antey-2500", assim como livrar-se da possibilidade de a Rússia repassar os códigos do sistema aos adversários do Irã, como fez a França repassando à Inglaterra os códigos dos mísseis Exxocet da Argentina, durante a Guerra das Malvinas.

    ResponderExcluir