Sergey Bogdan no dia que T-50 voo pela primeira vez |
Sergey Bogdan: Participo do desenvolvimento desse caça desde o primeiro momento. Me designaram como encarregado do grupo de pilotos de testes e fui o primeiro empreender vôo em 19 de fevereiro de 2008. Agora todos os pilotos da empresa fabricante, a Sukhoi, pilotam esse avião, mas os 4 primeiros foram testado por mim. Por isso, sinto como se fosssem meus".
Quantas vantagens tem o Su-35S em comparação aos caças estrangeiros da mesma geração?
Bogdan: Não gosto de comparações. Essa pergunta deveria ser feita para os especialistas. Só posso dizer que é um novo caça multifuncional da geração 4++, superior em muitas características a outros caças de sua geração, em particular o afamado caça Su-27, a partir do qual foi desenvolvido. Ele tem uma capacidade maior de transportar armas e combustível, em tanques internos e externos, se comparado com a última versão do caça pesado de longa alcance. A carga de combustível alcança 11,5 toneladas, duas a mais que o Su-27. A maior disposição de combustível aumenta a autonomia do avião. A carga de armamento máxima do Su-35 é de 8.000 quilos, podendo ser instalada em 14 pontos fixos. Mas, novamente, o que mais importa é a tática.
Ao longo de sua carreira profissional, você testou 55 diferentes modelos e tipos de aviões. Agora está a testar o novo caça de 5ª geração, o que pode dizer a respeito do mesmo?
Bogdan: Somos 7 piloyos que testamos o caça, o T-50, desde que foi construído o primeiro protótipo. Os testes e ensaios, em geral, nunca terminam. Enquanto um avião estão em serviço, não deixa de ser testado. Em uma determinada etapa o protótipo já começa a ser utilizado pelos militares com algumas funções restringidas. No caso do T-50, ele será colocado em serviço entre 2015-2016. Qualquer aeronave tem que passar por umas fases de densenvolvimento. Ele funcionará em pleno rendimento passado certo tempo. Quando um aparato levanta voo pela primeira vez, é como um filho que aprende a caminhar, tempos que segurá-lo pela mão. Por isso, o caça de 5ª geração está mais limitado que outros aparatos menos modernos. No entato, cada dia que passa, de voo em voo, ampliam suas possibilidades.
Que avião você mais gosta de pilotar?
Bogdan: Para um piloto testar um avião, qualquer um que seja, é uma grande honra e o piloto se apaixona pelo avião que testa. E mais, muitos aviadores apreciam a possibilidade de voar em um avião de geração anterior porque é mais complicado. É como um treinamento, como fazer ginástica para um esportista. Os aparatos modernos te permitem fazer muitas manobras aéreas com facilidade, inclusive para fazer um giro vertical basta uma velocidade de cerca de 300 km/h, enquanto um avião de 3ª geração necessita de quase 1.000 km/h para fazê-la.
Falando de manobras... Há pilotos que tem medo de altura?
Bogdan: Claro que sim. Eu, por exemplo, tenho medo de altura. Mas tudo é relativo. Se alguém tem medo de alto, tem que superará-lo. O medo das alturas vem do instinto de conservação que tempos. Se alguém não tem medo de nada pode ser simplesmente perigoso.
Você viajou por meio mundo. Tem lugares que você gostaria de ir?
Bogdan Muitos. Não conheço, por exemplo, a América do Norte e Austrália. Viajei muito pouco pela Ásia, no entanto, conheço muito bem a África. Gostaria de voltar à Yugoslávia, onde conheci quando era pequeno há muitos anos.
Gosta de voltar para casa?
Bogdan: Claro! Sempre sintou falta da minha casa, dos nossos bosques e rios. Adoro a natureza russa.
Quem imaginaria que ele tem/tinha medo de altura? Muito interessante... Acho que já vi todos os videos de voo disponíveis do Sergey Bogdan, admiro muito este cara.
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