Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 4 de junho de 2013

Forças Armadas podem incorporar em breve o "Ratnik"

A versão russa do "Soldado do Futuro" poderá ser colocada em serviço nas Forças Armadas em um futuro próximos, disse hoje o vice-premiê russo Dmitry Rogozin.

Rogozin, que visitou a pequena fabricante de armas privada Degtyarev, disse que os testes do sistema de soldado do futuro nacional, o Ratnik (Guerreiro), foram completados.

"Há alguns problemas com armas de pequeno porte que devem ser abordados em um futuro próximo, e depois o sistema será adotado pelo exército", disse Rogozin.

O sistema Ratnik é composto por mais de 40 componentes, incluindo armas de fogo, coletes, sistemas ópiticos, sistemas de comunicação, navegação, bem como de suporte a vida, sistema de fornecimento de energia, até mesmo joelheiras e cotoleveiras.  O equipamento pode ser usado pela infantaria regular, granadadeiros, artilheiros de metralhadora, motoristas e batedores.

O uniforme é fabricado com fibra de aramida, chamada de Alutex, fabricada na Rússia, a qual é capaz de resistir impactos diretos de estilhaços de granadas, minas ou projéteis.

O capacete do combatente e o colete balístico podem resistir a disparos do fuzil Kalashnikov AK-74, que está disponível em calibre 5.45x39mm M74. A proteção balística pode suportar também disparos de rifle de precisão SVD (Dragunov), que está disponível em calibre
7.62×54mmR.

Em sua versão básica, o uniforme e colete balístico de quinto nível de proteção pesará 10 kg. Na versão “mais protegida”, o coleto balístico de sexto nível de proteção e elementos protetores para os ombros e pernas, pesará 20 kg.

O Ratnik bloqueia a radiação e os espectros ultravioletas e infravermelho, fazendo com que o soldado russo seja invisível para os visores térmicos do inimigo.

O sistema de controle do Ratnik inclui dispositivos de comunicação, identificação, processamento de informação, navegação e posicionamento.

Os ferramentas do Ratnik incorpora um comunicador que determina as coordenadas do soldado mediante aos sistemas de navegação GPS e GLONASS. A informação sobre o deslocamento do soldado é transmitida automaticamente para o posto de comando.

O sistema de suporte a vida inclui filtros para depuração de agua, fontes de calor, um sistema de auto-abastecimento de energia, dispositivos de controle de estado psico-físiológico e outros.

Tratando-se de armamento, o equipamento será dotado da última versão do fuzil Kalashnikov, o qual terá um lança-granada, mira telescópica com visão noturna e um termovisor infravermelho. Ademais, uma câmara acoplada ao fuzil permitirá o soldado atirar de cantos sem se expor ao inimigo.

6 comentários:

  1. Esse fuzil que o cara está usando já é o AK-12 ?


    Jonas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não custa responder o nome do fuzil... Não vai doer.




      Excluir
    2. Não é nada demais, é um AK-74M com uma moderna coronha e com uma mira halográfica.

      Excluir
  2. Será q inveja mata?Parabéns as FAs Russas.Sds.

    ResponderExcluir
  3. Pó vi uma matéria no you tube muito interessante que complementa em muito essa.
    http://www.youtube.com/watch?v=Y5Wn1ce5IdY

    ResponderExcluir