Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Brasileiro chega ao Congo para liderar "tropa de elite"

Ex-comandante no Haiti, general terá brigada sem precedentes na história das missões de paz para confrontar rebeldes

General Carlos Alberto dos Santos Cruz
O general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz chega à República Democrática do Congo nesta semana para comandar a primeira brigada militar com características de "força de ataque" a atuar em uma missão de paz da ONU.

Santos Cruz foi escolhido para o posto devido à sua atuação à frente da missão de paz do Haiti entre 2007 e 2009 - período em que os capacetes azuis das Nações Unidas terminaram o processo de pacificação da capital Porto Príncipe.

Sua missão dessa vez envolve um potencial confronto direto com grupos rebeldes que se estabeleceram no leste do Congo - entre eles o LRA (sigla do Exército de Resistência do Senhor, do líder guerrilheiro Joseph Kony), o M23 (Movimento 23 de Março) e o FDLR (sigla de Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda).

O brasileiro será o comandante geral de uma força de quase 20 mil capacetes azuis estabelecida em 2010. Seu principal desafio será lidar com a área leste do país, ainda não pacificada.

Ele terá à sua disposição uma unidade especial de 3.000 homens, que vem sendo formada desde o mês passado. Quando estiver completa, a Brigada de Intervenção será formada por batalhões de artilharia, infantaria e de forças especiais, além de uma companhia de reconhecimento e helicópteros de ataque.
Unidades de artilharia e de forças especiais já foram usadas dentro de contextos específicos de operações anteriores da ONU - especialmente no Sudão (artilharia) e no próprio Congo (forças especiais).

Porém, em mais de 60 anos de missões de paz, "esta é a primeira vez que as Nações Unidas estabelecem uma brigada específica, dentro do contexto de uma missão de paz maior, para usar a força", segundo disse à BBC Brasil Andre Michel Essoungou, um dos porta-vozes do Departamento de Missões de Paz da ONU.
"A brigada poderá fazer ações ofensivas tendo como alvo grupos armados específicos que estão arruinando o processo de paz no país", afirmou.

Missões de paz
As operações de paz da ONU nasceram inicialmente com o objetivo genérico de monitorar acordos já estabelecidos de cessar-fogo. Mas, em muitas regiões - como na África e no Haiti, por exemplo - as tropas da ONU se depararam com situações de conflitos.

Devido à mudanças na natureza desses conflitos - que em muitos casos deixaram de ter "linhas de frente" e assumiram características da guerra de guerrilha -, as operações começaram a passar por uma tendência de endurecimento. A mudança também foi em parte motivada, segundo analistas, pela tentativa frustrada de um grupo de capacetes azuis de impedir o genocídio de Ruanda em 1994.

Novas ferramentas passaram a ser utilizadas, tais como implementação de embargos e o envio de forças militares cada vez mais robustas para países em crise.

Até agora, a Monusco (a missão de paz da ONU no Congo) aparenta representar o ápice dessa tendência. Ela foi estabelecida com um embasamento jurídico que permite a seu comandante não apenas defender os funcionários da ONU e a população ou revidar agressões, mas também adotar iniciativas ofensivas contra grupos rebeldes contrários ao governo.

O texto da resolução do Conselho de Segurança que criou a Brigada de Intervenção chega a dizer que a unidade funcionará "em caráter excepcional, sem criar precedente ou preconceito contra os princípios estabelecidos de missões de paz".

Acordo
A criação da Brigada de Intervenção é apenas a face militar de um esforço geral das Nações Unidas para reestabelecer a paz no leste da República Democrática do Congo, especialmente nas áreas conhecidas como Kivus.

Apesar da presença da Monusco no país desde 2010, a região continua praticamente sem a presença do Estado e é palco de ondas de violência, crises humanitárias crônicas e sérios abusos de direitos humanos - principalmente estupros e violência de gênero, que são usados como arma de combate, segundo a ONU.
Em fevereiro, onze nações africanas assinaram um tratado para colaborar com o fim dos confrontos no país. A ação diplomática vem sendo tratada pela ONU como uma esperança para a região dos Grandes Lagos. Isso porque a organização diz suspeitar que o conflito seria influenciado e financiado em parte por nações vizinhas.

O caso mais clássico é a suspeita da ONU de que os governos de Uganda e Ruanda tenham apoiado o M23, um dos mais fortes grupos rebeldes da região - que chegou a invadir Goma, a principal cidade do leste, no ano passado. As duas nações negaram as acusações e são signatárias do tratado.

No fim de maio, o próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon visitou a cidade e classificou o tratado como o "Quadro da Esperança". Segundo ele, além das ações diplomática e militar, o Banco Mundial deve destinar cerca de US$ 1 bilhão (R$ 2 bilhões) para a criação de redes de proteção social, desenvolvimento do comércio regional e investimentos em fontes de energia e infraestrutura.

"Esse acordo dá à população do leste da República Democrática do Congo sua melhor chance em muitos anos de ter acesso à paz, aos direitos humanos e ao desenvolvimento econômico", disse Ki-moon no fim de maio.

Preparação
O Brasil não deve enviar tropas para a Brigada de Intervenção, que será formada principalmente por militares de nações africanas, tais como África do Sul, Tanzânia, Malaui.

Apesar da unidade ter sido estabelecida em março, até agora apenas uma parcela de seus componentes chegou a Goma, onde sua sede será estabelecida. Ela será diretamente chefiada por um oficial subordinado ao comando de Santos Cruz.

O general brasileiro estava na reserva do Exército quando foi convidado em abril para assumir o cargo. Ele foi reincorporado à força e enviado à sede da ONU em Nova York para passar por um treinamento - que foi concluído na última sexta-feira. Santos Cruz chegaria a Kinshasa na noite do último domingo.

O convite foi celebrado no governo brasileiro como um reconhecimento da ONU ao papel exercido pelo país na missão de paz do Haiti. Em seu esforço para ampliar seu prestígio internacional e obter uma vaga no Conselho de Segurança, o Brasil mantém tropas em operações no Haiti e no Líbano.

Contudo, apenas uma pequena equipe de oficiais deve ser enviada ao Congo com o general.
Uma de suas primeiras tarefas no terreno será coordenar a formação da Brigada de Intervenção e insistir com os países participantes que os contingentes militares sejam enviados o mais rápido possível.
Segundo analistas, ele deve enfrentar resistência dos grupos rebeldes. Porta-vozes do grupo M23 já disseram à imprensa internacional que responderão com "força total" a um eventual ataque da ONU.

23 comentários:

  1. É um orgulho ver um general Brasileiro no comando de uma força desse gabarito. Isso prova aquilo que eu sempre comento, o Brasileiro é tão capaz quando qualquer outro, e essa cultura nossa de achar que somos burros, malandros, corruptos e incapazes tem que ser combatida. Não que esses problemas não exista em nossa sociedade, mas certamente existe em igual ou até em menor grau que qualquer país do mundo, a diferença que nesse lugares as pessoas não destacam seus defeitos pelo contrário, realçam suas qualidades, algo que devíamos aprender e imitar.

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte general Santos Cruz, nos honre mais uma vez !

    ResponderExcluir
  3. Que honra existe em se meter na guerra dos outros? O Brasil posa como uma de bonzão lá fora, e deixa seu exército do jeito que esta aqui hoje, que orgulho é esse? Os únicos que ganham com isso além dos poucos militares enviados que ganham uma grana com isso, é o governo brasileiro que posa de bom lá fora, agora grande merda ir combater uma pequena milícia de quinta. Diga-se de passagem é ridículo terem tantos países que se juntarem para enfrentarem guerrilheiros armados com kalashinikovis e RPGS né.

    ResponderExcluir
  4. E outra, isso ajuda aumentar o ego desses jihadistas, porque qualquer guerra que eles criam pelo mundo a fora, vai lá um monte de países e enfrenta-los e geralmente nunca acabam com eles ainda por cima.É claro que um país com or recursos naturais do Congo que muita gente não sabe mais possui diversas riquezas apesar da população viver na miséria, um país desse chama atenção de diversos países, ai fica conveniente criar ás pseudos tropas de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu queria dizer que o comentário onde se lê ''Boa sorte general Santos Cruz, nos honre mais uma vez !'' de 3 de junho de 2013 15:14 é meu ! Por isso irei responde as duas perguntas que o ''Anonymous'' me faz em 3 de junho de 2013 as 16:35 e as 16:38 horas .
      A honra esta em desejar sucesso a todos que levam consigo o mais sublime dos nome,BRASIL, que tenha sucesso,que defenda aqueles que realmente nada tem a ver com a guerra dos outros,O POVO DO CONGO !
      Eu queria dizer também que jihadistas ,não são combatentes ingênuos,pelo contrário são bem corajosos e determinados, e kalashinikovis e RPGS ,como você desdenha talvez sejam as armas pessoais mais mortais e dinâmicas já inventadas devido ao fácil manuseio!
      E quem conhece de arma sabe que o fuzil kalashnikov ou AK47 despensa apresentações !
      Qual outra indagação terei prazer em responder ! Grato !CUCA.

      Excluir
    2. O AK-47 é um fuzil obsoleto, dentre esses antigos fuzis até o AK-74 já é melhor. O único pró do AK-47 está no seu baixo preço, o que faz dele acessível a qualquer milícia no mundo.Ele não tem nada que o compare aos fuzis mais recentes, não tem mira óptica, não tem lançador de granadas anexado, o alcance é menor, além de ser pesado e não ter versão compacta, o que faz dele um fuzil inadequada para os tempos atuais. A RPG-7 hoje não é páreo para o sistema de proteção para tanques, tipo o Trophy entre outros sistemas similares, além de que o poder de penetração do RPG-7 é pequeno.

      Excluir
    3. Aproveitando que vc entrou no assunto Cuca, vc acredita nessa historinha que estão indo lá ajudar ao povo do Congo? Rsrsrs não me faça rir, estão indo lá roubar ás riquezas do Congo isso sim, como sempre fizeram e fazem com tropas de paz,vão lá assumem o controle dos pontos estratégicos do país, por consequência ás riquezas, assumem o controle da capital para ter um governo fantoche, e dizer que a missão de paz foi um sucesso, e ás milícias que supostamente foram combater, agirão pelo interior do país, olha o tamanho dessas forças de paz, olhe o tamanho do Congo e me diga então Cuca já vc diz sobre responder a perguntas, qual será o milagre logístico para essas forças fazerem algo além de tomar os recursos do Congo e manter um governo capacho na capital?

      Excluir
    4. Bem Anonymous,eu não disse que o AK47 é moderno,mas digo que o AK47 é uma arma eficiente robusta e de fácil manutenção,eu diria até que é a arma ideal para grupos insurgente,milicias, guerrilhas étc !
      Vamos fazer uma comparação o revólver 38 é uma arma antiga mas de inegável eficiência e a faca tem algo mais eficiente? desde os primórdios do mundo essa arma nos acompanha,são antigas sim porém eficientes,o segredo esta da praticidade,na simplicidade do objeto !
      Bem a respeito do povo do Congo,certamente terão um alento,não o ideal mas terão, assim como os haitianos tiveram,mas longe do ideal e do merecido!
      Se vão colocar governo fantoche e roubar as riquezas ,sempre há grupos financeiros por trás de tudo no mundo,mas isso eu confesso que só o tempo dirá,eu não possuo o dom da clarevidência como você nos faz crer que você tenha ! rsrsrs
      Se as operações da ONU visam saquear as riquezas dos países,me diga oque a MINUSTAH foi roubar no Haiti ? O Vudoo, o molejo afro-caribenho ?
      Ta respondido,esse foi mais um CUCA responde ! Grato a todos !

      Excluir
  5. Parabéns, esse Gen. saiu-se mt bem no Haiti...boa sorte. Sds.

    ResponderExcluir
  6. Se fosse os EUA ou Israel que estivesse lá sugando o Congo vcs iam meter o malho, mais o Brasil pode? Engraçado, e só ir um general daqui que a ONU estaria fazendo um papel, se for americano, europeu ou israelense é criminoso para vcs engraçado abeça isso. Que nem disse um grande filósofo francês o Jean Paul Sartre: ´´O ser humano é uma paixão inútil´´

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me responde mais essa ''mon noble ami'' (em francês já que citou Satre !) o General Santos Cruz,cuja presença na chefia dessa missão muito nos honra,não esta desembarcando no Congo,chefiando uma força de ocupação da OTAN,o do Brasil,esta indo com a aval da ONU, a mesma ONU da UNESCO e de tantos outras operações humanitárias ou como você desejar chamar !
      Agora se fosse os EUA,Israel ou quem quer que seja com forças de ocupação, ai eu ia meter o pau mesmo porque seria um ato de guerra !
      Quanto a fala de Satre ,´´O ser humano é uma paixão inútil´´,eu digo, era por isso que eu tinha pena dele,pobre homem tinha perdido a esperança no ser humano ao contrário de nós,como podem ver já não restava mais nada para ele !
      Reconnaissant à tous! CUCA !

      Excluir
    2. Cuca, precisa por acaso de clarevidência, para entender que a ONU vai lá para saquear? HEHEHEHE, só rindo perai. Haiti não tem o que roubar mais existe o mostrar quem manda, ou não conhece sobre geopolítica, o cuca? Quem gosta de se colocar como mensageiro de respostas, tem que conhecer um fato obio de política, que é o controle geopolítico, se os EUA invadiu até Granada no passado, um paíseco de 300 e poucos km² e menos de 100 mil habitantes na época, unicamente para mostrar quem manda (claro com um pretexto de bondade em combater o comunismo, como se Granada pudesse representar uma ameaça por acaso),. mais existe aquele detalhe, como diz um bom e velho ditado já se vc citou sobre coisas velhas eficientes, tem um ditado velho bem verdadeiro, por onde passa um boi passa uma boiada, se deixarem um país sair do controle, outros poderão sair, dai até o Haiti vira alvo. Agora sua amada ONU, é um bando de mercenários de terceira, se vc não entende isso, meus pêsames. Fale da bondade da ONU para os parentes das centenas de milhares de pessoas que morreram no embargo da ONU ao Iraque entre 1991-2003, fale dessa bondade para a família dos 50.000 líbios mortos recentemente na guerra aprovada pela sua amada ONU entre tantos e tantos outros atos de caridade de sua amada ONU.
      P.S: vc sabe falar francês mais não sabe que caridade lida com lavagem de dinheiro? É porque isso não tem no tradutor do Google não é mesmo.

      Excluir
    3. O AK47 não é a melhor arma para guerrilha, é a mais acessível, tanto em preço quanto de encontrar com contrabandistas. a máfia russa vende essa arma em boa parte do mundo. Usar um fuzil é fácil seja qual for ele, quem serviu o exército sabe disso, se qualquer guerrilha do mundo troca-se seus velhos AK-47 pelas M4 ou AK-103, ou Famas enfim qualquer fuzil mais leve com acessórios como mira óptica, lançador de granadas automático, essa guerrilha ficaria com poder de fogo bem maior. O maior desafio para qualquer guerrilha que lidasse com fuzis fora do padrão kalashinikov de 7,62mm, seria encontrar munição de 5,56mm, vivemos em uma mundo extremamente hipócrita, guerrilhas são financiadas na cara dura por segundos e terceiros, mais ninguém admite, resultado ás guerrilhas podem ter apoio de quem tiver, pode rolar á grana que rolar, que vão precisar possuir apenas o que encontrar com contrabandistas, dai os AK-47 vão se perpetuando.

      Excluir
    4. O meu pequeno aprendiz de Satre que perdeu a fé.a clarevidência e porque você tem o dom de saber tudo,me admira você já ter perdido a fé no homem embora ainda tão mancebo, você já pode morrer ! Só assim para você se livrar dessa paixão inútil chamada humanidade que você tanto odeia !
      Você foi longe , lembrou do episódio de Granada, daqui a pouco,fala do Panamá,Irã contras, Nicarágua e o episódio que eu mais gosto SOMALIAAAAAAAAA !!!!
      Você desdenhou o meu francês Google tradutor, mas vou dizer a você o certo é obvio e não ''obio''. quando você fala do Iraque e da Líbia você diz que Sadam e Kadafi eram bonzinhos ?
      Que isso homem sem nome, eu só diferente de você eu não sou desses que acham que um erro justifica o outro,a ONU já fez muita coisa errada sim !
      Mas quem poderá fazer algo nem que pouco por esse povo ? Você já perdeu a fé,só resta as pessoas que ainda tem fé no homem !
      Eu ia me despedir em japonês,mas você se assusta fácil !
      Manda mais pergunta que terei prazer em tirar suas dúvidas,o Michel deixara a gente debater se for dentro do tema !
      Grato meu novo amigo sem nome ! CUCA

      Excluir
    5. Parabéns CUCA!!!"Essa guerra de informações confunde aliados todos os dias!"

      Excluir
    6. O Cuca vai procurar outro besteirol para aparecer, corrigir a falta de UMA LETRA? HEHEHEHEHE, então eu escrevo um texto inteiro sem um erro de português, e vem apresentar uma palavra que faltou UMA LETRA que dava para entender. Vc é um exibicionista querendo aparecer, que capacidade vc tem de se colocar em dar respostas, vc não entende o básico, vc disse que a AK-47 é a melhor arma para uma guerrilha hahahaha, fala sério.O Gabriel que parabéns dá a ele, vim postar falso argumentos baseado na emoção de ver um brasileiro comandando uma forçazinha de 3.000 homens, isso para vcs é feito? Depois não reclamem dos políticos que gente como vcs elegem.

      Excluir
    7. Para todos ai de cima a resposta, cada dia que passa dou mais razão para uma ex minha que é formada em psiquiatria, ela diz com razão que patriotismo é uma neurose, realmente um debate desse exaltado mostra isso, um cara ganha uma missão para trabalhar para interesse de outros, mais o cara só porque é nascido no mesmo país que nós,vira orgulho do país em que nascemos? Sendo que o mesmo país em, que nascemos está entregue ás baratas a própria segurança público, mais como nasceu aqui vira orgulho? Isso é doentio na boa.Por isso nacionalistas são vistos como fanáticos, realmente não pensam,qualquer coisa por mais banal vira orgulho.


      Excluir
    8. Eu não falei que se encaixe a todos, mais pelo menos a maioria de longe encaixa, eu me expressei mal, foi mal a generalização.

      Excluir
    9. Os muçulmanos não acreditam no homem e idolatram um deus! CUCA se não crê no homem está morto meu cara! CUCA

      Excluir
    10. Quem está morto e vc no raciocínio, vive de ilusões, e use menos exclamações, quem usa excesso de exclamações parece que está gritando, esperniando, isso aqui é uma conversa não algo pessoal, deixe de fanatismo.

      Excluir
  7. Bom, mais uma vez venho responder ao meu intelocutor que se esconde pelo nome de Anonimus,bem todos sabem que o anonimato é uma caracteristica típica dos covarde e me parece que esse não foge a regra,e vai além,chega a usar meu nome para denegrir alguém que ao contrário dele põe a cara para bater !
    Quero dizer que comentários que aqui estão postados e levam meu nome ,não são meus mas precisamentes os que foram postados em 04 DE JUNHO NAS SEGUINTES HORAS 00:27,00:29,00:31,00:25.
    Bem quero responder, eu não tenho nada contra gays,nem contra mulçumanos a pessoa tendo carater para mim esta bom,eu tenho coisa é contra covardes, patifes oque parece ser o caso de ‘’Anonimus’’ e esse que se intitula ‘’Empalador’’ creio até que sejam a mesma pessoa ou seja deve se tratar de um único patife covarde,dado ao pouco espaço que há entre as menssagens onde se fazem passar por mim !
    Obrigado CUCA

    ResponderExcluir
  8. Agora vou responder a quem tem nome ,meu caro Jones, não há nenhum fanatismo em minhas palavras e nos demais que desenham sorte a um compatriota nosso, que é o caso do Gen. Santos Cruz !
    Desenhamos sorte porque ao contrário de muitos,nós acreditamos que brasileiros são capazes de fazer bons trabalhos,como qualquer outros,por isso ficamos felizes por um compatriota pode demonstrar isso onde quer que seja !
    Se isso é nacionalismo ou fanatismo então é uma coisa boa !
    Quando você diz:
    ‘’Uma resposta a esse general e seus defensores, manda ele ir ajudar a segurança nas favelas do Rio e São Paulo em vez de fazer showzinho na terra dos outros. Amanha ou depois algum muçulmano vem fica com puto com o Brasil, e faz que nem em Boston,ai quero ver.’’
    Eu passo a perceber porque a sua ex formada em psiquiatria te abandonou,ela diagnósticou em você uma insegurança e um complexo de inferioridade ,também conhecido por complexo de vira latas e resolveu sair fora !
    Grato a todos CUCA

    ResponderExcluir
  9. Pelo que entendi na reportagem aqui postada, e informações de outras fontes, o General de Brigada Santos Cruz será o único Cidadão Brasileiro a compor tal Força, na posição de Comandante! Helena Pugliesi

    ResponderExcluir