Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

General do Exército recebe a medalha de Aluísio de Almeida


Adhemar da Costa Machado Filho é comandante militar do Sudeste

General Adhemar da Costa Machado Filho (em primeiro plano)
O General do Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste, recebeu ontem de manhã das mãos do presidente do Instituto Histórico Geográfico Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Adilson Cezar, a medalha cultural "Aluísio de Almeida", a mais importante condecoração concedida pelo instituto histórico sorocabano às pessoas detentoras de valores cristãos e grande desenvolvimento cultural. O general tem 42 anos de serviço militar e é responsável por coordenar a divisão do Exército no Estado de São Paulo. Treinou militares que participam de missão humanitária encabeçada pelo governo brasileiro no Haiti e também oficiais que reforçaram a ação militar de pacificação dos morros do Pavão e Pavãozinho, no Rio de Janeiro.

A cerimônia de entrega da medalha aconteceu na Catedral Metropolitana de Sorocaba, no Centro, local que segundo o historiador Adilson Cezar foi escolhido para a condecoração pela sua importância dentro da história sorocabana e na propagação dos valores cristãos. Pelo templo passaram figuras ilustres do País, entre eles, padre Diogo Antonio Feijó - O Regente Feijó - e o patrono e fundador da Polícia Militar Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

"Percebemos no general a cultura e o valor cristão que é a tradução da nossa gente, por isso, tem a qualidade para ser um dos guardiões da medalha", disse Adilson Cezar em discurso, no qual também fez um breve resumo sobre a vida e trabalho do monsenhor Luiz Castanho de Almeida (historiador Aluísio de Almeida) que dá nome à medalha cultural.

A diplomação do general dentro da solenidade foi feita pelo coronel Guilherme Vieira da 14ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) de Sorocaba e pelo tenente-coronel Fernando Bartholomeu Fernandes, comandante do 2º Grupamento de Artilharia (Regimento Deodoro de Itu).

À tarde, acompanhado por sua comitiva militar, o general Adhemar da Costa Machado Filho visitou as dependências do jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), onde foi recebido pelo presidente da fundação Laelso Rodrigues.

Sobre a homenagem, o general disse ficar honradamente feliz e orgulhoso. "Recebi a medalha como uma homenagem ao Exército Brasileiro. É bom ver as Forças Armadas serem valorizadas pelos cidadãos", frisou o general. Ele ressaltou ainda que a partir de agora dentre as atribuições e incumbências de zelar pela soberania nacional, acrescentará o dever de proteger a honraria simbolizada pela medalha. "Sem valorizar o passado, não se consegue entender e contribuir em nada no presente, muito menos projetar o futuro", finalizou.

Um comentário: