Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rússia desenvolverá o ‘Ratnik’ com a ajuda do Ocidente

Soldados russos testam o "Ratnik"
A Rússia desenvolverá o seu “soldado do futuro”, o qual é conhecido como Ratnik, com a ajuda de modelos ocidentais, por consentimento via negociações entre o Ministério da Defesa da Rússia e as entidades análogas da Europa.

“Existe a perspectiva de comprar alguns modelos ocidentais de “soldado do futuro” para testá-los na Rússia, desse na semana passada o ex-ministro da Defesa da Federação Russa, Anatoly Serdyukov.

Serdyukov se referia, sobretudo, ao modelo francês FÉLIN (Fantassin à Équipement et Liaisons Intégrés, Integrated Infantryman Equipment and Communications). Alguns dos equipamentos do FÈLIN poderiam ser utilizados no equipamento que está sendo desenvolvido na Rússia para o seu exército.

Além da França e da Rússia, os EUA também estão a desenvolver o programa de soldado do futuro, o Land Warrior e Mounted Warrior para que as suas tropas de infantaria sejam equipados com equipados modernos. Do mesmo modo, outros países da OTAN conduzem projetos similares, caso da Alemanha com o IdZ, o Reino Unido com o FIST, a Espanha com o COMFUT e a Suécia com o IMESS.

O termo “soldado do futuro” designa os projetos que lançaram os EUA e outros países da OTAN no final dos anos 90 com objetivo de aumentar a eficácia e eficiência dos combatentes aproveitados os avanços tecnológicos do século XXI.

De forma muito sucinta, equipamentos de soldado do futuro propiciam a utilização de sistema de posicionamento global (exemplo do GPS americano), detecção exata de alvos, OVNs (óculos de visão noturna), equipamentos para identificação de objetivos, assim como nanomateriais para blindagem e próteses assistidas hibridas ou exoesqueletos.

Segundo planos dos fabricantes, os exoesqueletos serão estruturas metálicas externas que ajudarão o portador mover-se com mais velocidade, saltar obstáculos, assim como levantar ou arrastar cargas com peso superior a sua capacidade.

É evidente que estes sofisticados avanços serão destinados em um primeiro momento às unidades de forças especiais.

O equipamento russo, o Ratnik (Guerreiro em russo) foi exibido pela primeira vez no Salão Aeroespacial MAKS-2011, que aconteceu nos arredores de Moscou. Recentemente o mesmo começou a ser testado pelo Exército Russo.

Esse sistema inclui cerca de 40 elementos de armamento, dispositivos de comunicação e sistema de proteção individual contra armas de destruição em massa ou armamento não letal.

O uniforme é fabricado com fibra de aramida, chamada de Alutex, fabricada na Rússia, a qual é capaz de resistir impactos diretos de estilhaços de granadas, minas ou projéteis.

O capacete do combatente e o colete balístico podem resistir a disparos do fuzil Kalashnikov AK-74, que está disponível em calibre 5.45x39mm M74. A proteção balística pode suportar também disparos de rifle de precisão SVD (Dragunov), que está disponível em calibre
7.62×54mmR.

Em sua versão básica, o uniforme e colete balístico de quinto nível de proteção pesará 10 kg. Na versão “mais protegida”, o coleto balístico de sexto nível de proteção e elementos protetores para os ombros e pernas, pesará 20 kg.

O Ratnik bloqueia a radiação e os espectros ultravioletas e infravermelho, fazendo com que o soldado russo seja invisível para os visores térmicos do inimigo.

O sistema de controle do Ratnik inclui dispositivos de comunicação, identificação, processamento de informação, navegação e posicionamento.

Os ferramentas do Ratnik incorpora um comunicador que determina as coordenadas do soldado mediante aos sistemas de navegação GPS e GLONASS. A informação sobre o deslocamento do soldado é transmitida automaticamente para o posto de comando.

O sistema de suporte a vida inclui filtros para depuração de agua, fontes de calor, um sistema de auto-abastecimento de energia, dispositivos de controle de estado psico-físiológico e outros.

Tratando-se de armamento, o equipamento será dotado da última versão do fuzil Kalashnikov, o qual terá um lança-granada, mira telescópica com visão noturna e um termovisor infravermelho. Ademais, uma câmara acoplada ao fuzil permitirá o soldado atirar de cantos sem se expor ao inimigo.
A

27 comentários:

  1. Gostei, só espero q o n MD esteja fa\zendo o dever de casa e preparando um Ratnik o os n Guerreiros...como disse o subsecretário da ONU , estamos c n ekipa/ militares trinta(30) anos atrasados e nem caças temos...p ontem.Sds.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil tem o COBRA (Programa Combatente Brasileiro do Futuro).
    A situação do programa: Exército Brasileiro (Oficial) - Este projeto faz parte de Projeto de Transformação do Exército, que segue a Estratégia Nacional de Defesa. O projeto já está em desenvolvimento, e alguns armamentos estão sendo entregues.

    ResponderExcluir
  3. Mais o COBRA será só para a brigada de operações especiais, o resto do exército continuara na mesma, se muito terá coletes a prova de balas para todos e olhe lá, acho que nem isso em.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O COBRA não será destinado apenas a Brigada de Operações Especiais. Não sei de onde você tirou isso.

      Excluir
  4. Vcs do blog em geral, acham que esses sistemas de soldados do futuro com seus equipamentos de proteção, irão aposentar o fuzil de assalto, por criarem soldados imunes a esses fuzis? E se aposentarem os fuzis, que arma teria como substituir o fuzil de assalto como arma padrão de combate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem disse que todo soldado terá um kit de proteção que protegerá contra disparos de fuzis? Até aonde eu sei, somente o soldado do futuro russo tem tamanha proteção.

      Excluir
  5. Anonymous eu acho meio inevitável isso, por um lado, vai chegar um momento que a proteção de soldados não terá como aumentar, pqe precisaram de roupas leves e confortáveis para não atrapalhar o desempenho, então acho que nunca os soldados terão como terem proteção contra snipers anti-materiais por de 12,7mm o mesmo para armas desse porte em diante, o que abate helicópteros vai continuar abatendo soldados daqui séculos. Mais até a espingarda calibre 12 talvez consigam proteção pros soldados, apesar q ai já tenho dúvidas, o calibre 12 da espingarda é um baita de um impacto. Mais de fuzis e snipers funções antipessoais de 7mm, certamente essas armas vão se tornar obsoletas contra esses soldados, já existem até capacetes que resistem a fuzis, é questão de tempo o colete também aguentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o exoesqueleto o peso do equipamento será apenas um detalhe. Quem disse que o calibre .12 é tão excepcional assim? O calibre .12 é eficaz apenas a alguns metros, no meio militar é tida como arma de matar pompos.

      Excluir
    2. Mais em batalha urbana se luta em curta distância, um bom atirador com espingarda pode até se sair melhor que muitos soldados com fuzis,depende também das habilidades de quem porta armas, equipamentos não vencem batalhas sozinhos, depende de quem os manejam também.

      Excluir
    3. A batalha urbana acontece entre 100-300 metros, um bom atirador não fará nada a essa distância. Quem conhece o calibre .12 e os seus mais diversos balotes sabe que essa distância uma arma nesse calibre não tem stopping power. Falar que uma escopeta é melhor que um fuzil só pode ser brincadeira.

      Excluir
  6. Para curto prazo talvez a Espingarda automática de calibre 12, fosse a arma mais eficaz contra esses soldados, mais é complicado confrontar essas armas, porque o fuzil dispara muito mais longe, bem mais rápido e em quantidades bem maiores que espingardas automáticas como á AA12 americana que eu saiba a melhor espingarda automática e o exército americano se quer a utiliza para ver o nível do fuzil de combate.Olha encarar esses chamados soldados do futuro em troca de tiros será besteira, a tendência e se ver o aumento de uso de snipers anti-materiais sendo usados de forma anti-pessoal, a tendência e se ver mais o uso de granadas de forma anti-pessoal através de lançadores de granadas como o M32 e o XM25, se vê também mais o uso de IEDS, explosivos e minas em geral, até mesmo RPGS sendo usadas de forma indiscriminada contra infantaria, enfim não vai ser na bala na troca de tiros q vão segurar esses caras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já viu uma Binelli de repetição atirar? Se você nunca vi, tente procurar no YOUTUBE, pois elas atiram muito rápido. Mas escopetas em calibre .12 nunca serão utilizadas em combate, apenas em ambiente CBQ. IEDs são usados apenas por guerrilhas, não por exército regulares.

      Excluir
    2. Eu conheço sobre a Benelli, mais ela é da espingarda semi-automática, eu me refiro ás automáticas, que disparam grandes quantidades como a AA-12 americana, a USAS 12 sul coreana... um bom atirador com calibre 12 em batalha urbana pode causar estragos, isso é vastamente conhecido entre militares, eu sei bem porque fui sargento, muito se foi conversado sobre isso, como á espingarda é subestimada, ironicamente toda arma no meio militar de custo baixo é subestimado que coincidência rsrs. Ás IEDS eu sei são de uso de guerrilhas apenas, mais citei porque causam bastante baixas, tem relatórios que afirmam que IEDS foram ás maiores responsáveis pelas mortes de soldados americanos no Afeganistão, mais do que qualquer outro equipamento militar.

      Excluir
    3. Eu costumo levar comparações de guerras mais para ambiente urbano, porque o futuro das guerras é serem cada vez mais urbanas, a sociedade hoje é muito mais urbana do que era á décadas atras onde ocorreram a maior parte das guerras q se analisam, e onde tanto militares quanto paramilitares vivem, integração social geralmente é acompanhada de urbanização,então cada vez deve ser maior o índice de populações urbanas, duvido que pelo menos 90% ou mais das batalhas futuramente saíram do ambiente urbano e seus arredores como montanhas em regiões serranas, bosques em torno das cidades etc... (exceção em sociedades bem paradas no tempo como Afeganistão, Somália, Miammar entre alguns outros),até porque além de ser onde a população em sua maioria vive e por consequência os estragos da guerra batem mais á porta, e onde se tem como recrutarem novos membros sejam para exército ou guerrilha, é muito mais fácil alguém querer guerrear nas cidades do que ir se enfiar em matas distantes ou montanhas remotas, além de que para logística, batalha urbana é mais simples, abastecer tropas etc...

      Excluir
    4. As Benelli atiram super rápido. Não interessa se são escopetas semi-automáticas. Qual exímio atirador atira com seu fuzil em modo automático? Não conheço nenhum! Um bom atirador em uma batalha urbana com uma calibre irá morrer! Essa arma não é ideal para combate, somente para o ambiente CQB. Nenhum exército usa escotas como arma principal. E daí que você já foi sargento? Você combateu aonde com escopetas calibre .12? Eu sei que americanos, ingleses, canadenses, alemães e outros tantos soldados dos países que combateram na guerra moderna jamais utilizaram a calibre .12 sem ser no ambiente CBQ. Só o fato de você querer justiçar um calibre ineficaz em guerras, como o calibre .12, já mostra o quão sabeis de armas e calibres.

      Ninguém está subestimando uma carabina .12 e quem disse pra você que ela é de baixo custo? Você sabe quanto sairia fabricar lotes limitados de munição .12 em guerra? Sairia mais caro do que fabricar o calibre 5.56mm e 7.62, logo, ela não é de baixo custo. Se armas de baixo custo são ignoradas, porque os guerreiros da selva no Brasil atualizado até hoje a carabina Rossi Puma?

      Não precisa ser nenhuma adivinho para saber que as batalhas do futuro serão urbanas, aliás, essa é uma tendência desde a Segunda Guerra. Mas guerra urbana não significa necessariamente combate corpo a corpo. Da Segunda Guerra Mundial pra cá, tivemos um monte de conflitos urbanos, será que os militares do mundo inteiro não aderiram a .12 por burrice ou só você viu que esse calibre daria algum caldo no front?

      Excluir
    5. poxa, calibre 12 em uma guerra moderna? ta de brincadeira...

      Excluir
    6. Ak-47 na guerra modernoa seria brincadeira também não? E o que vê no Afeganistão? Só brincadeiras em ação na guerra moderna, AK-47, RPG-7, IEDS, DSHK, só brincadeiras, a mais moderna delas é da década de 60, só tem 60 anos, realmente a guerra moderna está imbátivel.

      Excluir
  7. Micjhel desde quando batalha urbana se tem mais de 100 metros de distância toda hora? Batalha urbana inimigo sai de todos os lugares, vc está na rua, e do nada e atacado de dentro de umas casa há 10 metros de distância, 100-300 metros de distância seria o sonho dos militares... batalha urbana lida com todo tipo de distância, em becos então nem se fala... eu não falei que a espingarda fosse melhor que o fuzil porque não é, tudo favorece ao fuzil, quantidade de disparos, velocidade,alcance, etc...mais em batalhas urbanas espingardas são sim extremamente eficientes e nunca vi um militar se quer negar isso. Eu pelo menos aprendi treinando e não lendo em internet como muitos por ai fazem e se acham experts, na era da internet todo mundo se acha expert não é mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando eu leio referências sobre a Guerra Moderna. Quando eu falo de Guerra Moderna, eu falo da guerra regular e não guerra irregular/assimétrica. Na Sérvia os combates entre infantaria, por exemplo, eram travados entre 100 e 300 metros, você sabia disso?

      Tudo bem, você acha que escopetas calibre .12 são excelentes para guerra moderna, mande os meus amigos do BOPE adentrar os morros cariocas com escopetas, okay?

      Você foi adestrado que a calibre .12 tem seu valor na guerra moderna que não em ambiente confinado? Com certeza você não foi adestrado pelas Forças Armas Brasileiras.

      Excluir
    2. Guerra irregular e assimétrica fazem parte de análise de armas, existem muito mais guerras entre exércitos X guerrilhas, do que exércitos X exércitos e a tendência natural é ser cada vez mais assim, então não tem como deixar de lado esse tipo de análise, eu fui muito bem adestrado sobre os limites da espingarda, por tanto que me refiro unicamente a ela sendo usada em guerra urbana e a curta distância,eu sei que na guerra regular infantaria luta á distância, mais á questão que exércitos que não estejam treinados em contra-guerrilha estão completamente fora da realidade da guerra, porque o uso de guerrilhas vem sendo cada vez mais constantes, e com ás facilidades de recrutamento atual como internet, celulares, dificultam muito mais serviços de inteligência nos combates á elas... vc pode ver como luta o CNS na Síria, e vai ver combates á poucos metros de distância o exemplo que citei é literal, na rua e o cara dentro de casa atirando a poucos metros.

      Excluir
    3. Sempre em um primeiro momento eu irei falar de guerras convencionais. Já que você falou de análise de armas, eu li, não faz muito tempo, um texto do Exército Americano, onde dizia que desde a Batalha de Stalingrado, a distância média dos combates urbanos era de 100 a 300 metros.

      A maioria dos vídeos que eu vejo da Síria os combates são travados em distâncias relativamente consideráveis, salvo assaltos por parte das tropas do governo, ou assaltos por tropas especiais do ELS.

      Excluir
  8. Por acaso eu te conheço o suposto empalador para vc vim aqui me insultar porque debati com alguém? Primeiro que não vim debater com ninguém, eu apenas vi uma pergunta de alguém do forum, e respondi o que acho baseado em conhecimento de armas prático, se vc não gosta do Michel eu não tenho culpa não vim debater com ele nem com ninguém, apenas apresentar uma opinião, vc devia aprender educação para debater com alguém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não responda os trolls. Eu estou atento a qualquer tipo de ofensa e irei apagá-las.

      Excluir
  9. Eu não entendo porque alguém entra em um fórum para insultar quem fornece informações ao criar o blog, é cada maluquice por ai.
    S- A Shotgun (ou Espingarda)automática é muita pesada, essa AA-12 fabricada nos EUA pesa 7,3 kg, não é uma arma ideal para combate,a semi-automática pelo menos pesa em torno de 3 kg, 3 kg e pouco, pode disparar bem manos mais é bem mais aplicável ao combate, a shotgun automática não é das melhores opções pelo peso dela, mesmo munições de calibre 12 tendo uma força.
    Michel Medeiros - eu não entendi sua comparação de batalha urbana, batalha urbana de fato não tem distância cara, não dá para dizer se o adversário A estará em tal distância, por isso é a batalha em dificuldades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está errado o P.A., a espingarda automática calibre 12 americana pesava mais de 7 kg na versão original dela, ela teve uma modernização em 2006 e passou a pesar 4,6 kg, praticamente 4 kg e meio, um peso normal para uma arma de combate, sendo que fuzis de assalto com lança granadas ás vezes pesam até mais do que isso.

      Excluir
    2. Que energia uma calibre .12 tem? A energia da .12 tem distância para existir, não é como um fuzil. Eu já vi gente sobreviver de tiro de .12 a queimar roupa, mas dificilmente vejo alguém sobreviver de um 7.62mm, ainda mais quando pega algum osso pela frente.

      Excluir
  10. Falando em Espingardas, á OTAN vai adiquriir espingardas russas, a VEPR12, apesar de uns inteligentes no site voz da Rússia ter chamado de fuzil de assalto, o VEPR 12 é Espingarda calibre 12 como mostra nesse site falando em armas russas.
    http://www.rusmilitary.com/html/firearms_vepr12.htm

    ResponderExcluir