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quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Comando da Força Aérea Russa quer retomar o projeto do cargueiro leve Ilyushin Il-112


O Comando da Força Aérea Russa fez em dezembro de 2012 um pedido para o ministro da Defesa do país, Sergei Shoigu, para que o projeto da aeronave de transporte militar leve Ilyushin Il-112 fosse retomado.  O projeto da aeronave foi abandonado em julho de 2011.

Segundo o jornal russo Izvestia, Shoigu terá que decidir se vai ou não reviver o projeto do Ilyushin Il-112 com o vice-premiê russo, Dmitry Rogozin. Nunca é demais lembrar que Rogozin é o responsável pelo complexo militar-industrial da Rússia.

O Ilyushin Il-112 começou a ser projetado na metade da década de 90 do século passado. O novo cargueiro iria substituir as atuais e obsoletadas aeronaves de transporte An-24, An-24T e An-26.

Era esperado que o Ilyushin Il-112 voasse pela primeira no final de 2011, mas em agosto de 2010 o Ministério da Defesa russo suspendeu o financiamento do projeto.

Em julho de 2011, a companhia aeronáutica Voronezh, anunciou a suspensão do projeto. A razão para o cancelamento foi devido a descoberta de uma seria de falhas em seu projeto. Nos testes com os motores, ficou provado que os motores tinha uma potência inferior ao que fora idealizado. Ao invés de apresentar uma potência de 3, 500 kW, o motor apresentou potência de 2,800 kW.

Em meados de maio 2011, o Presidente do Conselho de Administração da empresa ucraniana "Motor Sich", Vyacheslav Boguslayev, disse que o Ministério da Defesa russo decidiu abandonar a compra da aeronave de transporte militar leve Ilyushin Il-112V em face da conversão das aeronaves de passageiros An-140 para o transporte de carga. O motor para o Ilyushin Il-112 seria fabricado pela empresa ucraniana "Motor Sich" e seria o motor TV3-117VMA-SB-M1.

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