Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Veículo blindado italiano “Lince” terá que provar em testes que é melhor que o russo “Tigr-M”

Um contrato polêmico para a entrega do veículo italiano leve multifuncional para a Rússia parece ter sobrevivo à troca de comando do Ministério da Defesa da Rússia, mesmo depois da demissão do ex-titular da pasta, Anatoly Serdyukov, e de seu vice, Alexander Sukhorukov, quem era chefe de aquisição de armas.

Mas futuras entregas do LMV M65 Lince pode depender de novos estudos a serem realizados dentro de meses. O atual ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e sia equipe querem eliminar todas as controversas em torno desse contrato.

Serdyukov e Sukhorukov fizeram um lobby poderoso em favor do LMV M65 Lince em detrimento do veículo blindado russo GAZ-2330 Tigr, em uma decisão rara de comprar armas estrangeiras pela Rússia.

O Tigr é um veículo de alta mobilidade multifuncional fabricado pela Military-Industrial Corporation (MIC), uma divisão dA GAZ (Gorkovsky Avtomobilny Zavod), na Arzamas Machine-Building Plant.

Apesar do LMV M65 Lince ter chamada a atenção de alguns países, sobretudo por sua excelente blindagem, a decisão do Ministério da Defesa da Rússia comprar esse veículo foi malvista na Rússia. Segundo os protecionistas e nacionalistas, o Tigr é 70% mais barato e seu desempenho off-road (fora de estrada) em testes de 2010 foram superiores ao LMV M65 Lince (há um vídeo no blog que compra isso). Sendo assim, o Tigr é mais adequado ao Exército Russo do que seu análogo italiano.

Os criticos russos também argumentam que o acordo inicial de 2011, acordo para a venda de 60 unidades do LMV M65 Lince, não estipula o pós-venda, manutenção, o fornecimento de peças sobressalentes, tampouco o treinamento do pessoal russo por especialistas italianos. A Rússia espera resolver essas questões através de negociações em um futuro próximo, assim disse recentemente o vice-ministro da Defesa, Yury Borisov, quem agora substitui Sukhorukov.

A Rússia tem um contrato irrevogável para o fornecimento de 358 Iveco LMV. O Rys é a versão russa LMV M65 Lince e o Ministério da Defesa não tem a intenção de congelar esse contrato, assim afirmou Borisov em dezembro de 2012.

Os primeiros 57 Rys foram montados no ano passado com 10% de peças locais em uma fábrica em Voronezh. Os veículos restantes serão montados em 2013 em uma fábrica da Kamaz, no Tartaristão. Essa fábrica tem capacidade de fabricar 500 LMV M65 Lince por ano, com 50-80% de peças locais.

O Ministério da Defesa incluiu a aquisição de 1.775 veículos blindados multifuncionais em seu programa de aquisição de armas de 2011 a 2020. Os 1.775 veículos custarão US$ 1 bilhão e não serão necessariamente modelos da Iveco.

Em dezembro de 2012, Shoigu ordenou novos testes comparativos entre o Rys e o Tigr-M. O Tigr-M apresenta um novo motor diesel YaMZ-534, blindagem melhorada e proteção contra armas nucleares, químicas e biológicas.

Os testes acontecerão no primeiro trimestre de 2012 e vai ser voltado no teste de blindagem, disse o porta-voz da Military-Industrial Corporation, Sergei Suvorov.

Segundo Suvorov, apesar do Lince chamar a atenção pela sua blindagem, a blindagem do veículo italiano nunca foi testada na Rússia. Ele também disse que o Tigr-M fornece uma blindagem adequada e que essa cobre uma área interior muito maior que o veículo italiano.

A GAZ e a Iveco têm uma filosofia diferente no modo de garantir a blindagem de seus veículos. Enquanto o Tigr-M trata-se de um invólucro, a grosso modo falando, o Lince utiliza uma blindagem modular, ou seja, placas de blindagem composta são adicionadas ao veículo conforme a necessidade.

O interior dos veículos também diferem significativamente. Enquanto no Lince a tripulação fica divida, por exemplo, comandante e o piloto ficam em um compartimento separado, no Tigr isso não acontece. Aumentando a mobilidade interna, isso favorece a segurança da tripulação na hora de abandonar o veículo. Isso é uma caraterística excelente para a batalha.

O Lince é menor que o Tigr. Enquanto o Tigr pode transportar 9 pessoas, o Lince só 5.


4 comentários:

  1. Ei Michel qual e sua opiniao a arespeito desse video?
    http://www.youtube.com/watch?v=ywPf0Z6vkR0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pesquisei muito sobre as armas climáticas. Isso já é uma realidade para países como EUA e Rússia. Mas não gosto de debater acerca disso.

      Excluir
    2. Por que não? Falta de provas sobre as quais discutir?

      Excluir
    3. Apesar de ter lido bastante acerca desse assunto, eu não me interesso muito por eles.

      Sim, falta provas. Veja que o documentário é embasado quase que todo em suposições.

      Excluir