As Forças Especiais Russas receberão em 2013 uma nova versão do helicóptero Mi-8AMTSh, essa será dotada de um moderníssimo sistema de navegação e ataque, informou ontem uma fonte do setor de defesa da Rússia, citada pelo jornal russo Izvestia.
O novo sistema incorporará uma estação de vigilância com canais TV e térmico, um radar de rastreamento do solo e outra estação com canais similares e telêmetro a laser para a efetividade dos tiros.
Tanto o piloto como o co-piloto poderão visualizar em suas respectivas telas as imagens térmicas, de radar e de TV. Outras duas telas proverão imagens panorâmicas do helicóptero desde cima.
Também haverá um sistema de navegação GLONASS e um projetor de luz TSL-1800 capaz de funcionar tanto em espectro de infravermelho, com iluminação para dispositivos de visão noturna, como no espectro visível de potencia especial.
O armamento do helicóptero incluirá projéteis não-guiados e metralhadoras, no entanto, o helicóptero também pode ser equipado com mísseis anti-tanque guiados.
No novo helicóptero será produzido na planta aeronáutica de Ulan-Ude, no leste da Sibéria. Segundo o jornal Izvestia, serão fabricados 20 unidades desse helicóptero.
O helicóptero será usado para lançar ou evacuar tropas de assalto aeromóvel na retaguarda inimiga, assim como apoio de fogo em caso de necessidade.
O analista militar Anton Lavrov, co-autor do livro “Novo Exército da Rússia”, opina que os futuros modelos terão amplo uso no Cáucaso Norte, onde seus radares ajudaram a detectar bases secretas da guerrilha islâmica nas zonas montanhosas e de mata em condições de mal tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário