Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Guerra Civil na Síria


Forças do governo invadiram bairros turbulentos de uma cidade central da Síria nesta quarta-feira, disparando morteiros e atirando com snipers, em um assalto que matou pelo menos uma pessoa, disseram ativistas. O assalto começou na noite de terça-feira, de acordo com o Comitê de Coordenação Local, um grupo de ativistas e membros da oposição. Houve confrontos em vários distritos ao redor da área de Hama Qebli Bab, disse o LCC.

Uma pessoa foi morta por franco-atiradores, de acordo com o LCC, confirmando ainda por outro grupo de oposição, o Observatório Sírio-Britânico para Direitos Humanos. Outros Estados árabes têm vindo a aumentar a pressão sobre a Síria para acabar com 10 meses de derramamento de sangue, que a ONU diz que deixou mais de 5.400 pessoas mortas. O Ministro das Relações Exteriores sírio, Walid al-Moallem, sinalizou na terça-feira que a repressão vai continuar, acrescentando que a Síria vai resolver seus próprios problemas.

A Conferência de Al-Moallem, seguida de notícias na televisão, aconteceu em meio a sinais de que a atual estratégia árabe para resolver a crise estava em colapso. Países do Golfo Árabe, na terça-feira, disseram que eles estavam retirando seus observadores de uma missão da Liga Árabe na Síria, e pediram ao Conselho de Segurança que tomasse todas as "medidas necessárias" para forçar o país a implementar um plano de paz. Anunciou a Liga no domingo a criação de um governo de unidade nacional, em dois meses.

Damasco rejeitou o plano, considerado como uma violação da soberania nacional. Al-Moallem rejeitou a ameaça de remeter a questão ao Conselho de Segurança - um movimento que poderia levar a sanções mais duras - ao invés de tentar resolvê-lo regionalmente. A perspectiva de envolvimento da ONU tem levantado temores na Síria de que uma intervenção internacional pode ser o próximo passo.

A Rússia reiterou na quarta-feira que continuará a resistir a qualquer sanções das Nações Unidas sobre a Síria, dizendo que tal medida seria "injusta e contraproducente".

Os EUA, a União Europeia, a Liga Árabe e a Turquia introduziram sanções contra Damasco, em resposta à repressão de Assad. O levante, que começou com protestos pacíficos em grande parte, tem crescido cada vez mais e militarizou-se nos últimos meses, com opositores do regime unidos a desertores das forças armadas sírias lutando contra as forças governamentais.

Desertores entraram em confronto com soldados do governo nesta quarta-feira na província de Idlib, norte da Síria, disseram ativistas. Soldados que se aliaram com um grupo de desertores do exército contra o regime, conhecido como o Exército Livre da Síria, também são conhecidos por serem ativos em Hama, e alguns na cidade disseram que eles eram o alvo do ataque atual governo.

Moradores relataram ter ouvido, perto de Hama, explosões ao longo da noite de quarta-feira, e disseram que as linhas telefônicas das áreas dos confrontos foram cortadas. "Eles estão tentando invadir o Qebli Bab, Hamidiyeh, e outros distritos como Malaab, porque desertores estão lá", disse Ahmad al-Jimjmi, um ativista que falou por telefone de uma cidade a vários quilômetros de distância. Ele disse que as áreas recentemente testemunharam grandes manifestações anti-governo e liberdade na Internet, em que desertores protegeram os manifestantes.

Fonte: Foxnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário