O soldado afegão que matou a tiro quatro soldados franceses justificou o seu ato com o recente vídeo que mostrava soldados norte-americanos urinando sobre cadáveres de afegãos, segundo fontes citadas pela AFP.
"Era um soldado mesmo, registado. Nos primeiros interrogatórios feitos por militares franceses, ele disse-lhes que fez aquilo [disparar contra os soldados] por causa do vídeo em que soldados norte-americanos urinavam sobre cadáveres", segundo um oficial do exército afegão que pediu anonimato.
"Nas primeiras confissões, disse que ficou muito motivado para matar soldados quando viu o vídeo dos soldados norte-americanos", confirmou outra fonte, dos serviços de informações e com acesso à informação do Ministério da Defesa afegão.
Esta fonte acrescentou que o soldado afegão disse "não ter qualquer contacto direto com os talibãs mas que também não os odiava".
O porta-voz do exército francês no Afeganistão, o tenente-coronel Michel Sabatier, disse à France Presse não ter conhecimento destas informações.
O ministro da Defesa francês, Gerard Longuet, afirmou no sábado durante uma visita a Cabul ter tido informações segundo as quais o soldado afegão era um talibã infiltrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário