sexta-feira, 8 de março de 2013
Relembremos a histórica entrevista de Hugo Chávez ao "Roda Viva"
Após tentativa frustrada de golpe, em 1992, o coronel Hugo Chávez foi eleito, pelo voto popular, presidente da Venezuela, em 1998, com um discurso inspirado em Simón Bolívar, de combate à pobreza e à corrupção. A entrevista foi concedida em 03/10/2005.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E a pobreza continua e a corrupção aumentou. Talvez agora a Venezuela tenha chance de novo de se reerguer. Que bom que não virou uma Cuba, na qual um doido a governa há quase 60 anos.
ResponderExcluirMeu irmão sobrevoou Caracas dois meses atrás quando tirou férias em Aruba. Disse que é decadente o estado da Capital Venezuelana.
Só defende ditador quem é aliado político e quem não mora lá.
Não vou entrar no aspecto da corrupção porque há muita mentira em torno da Venezuela. Agora, dizer dizer que a pobreza continuou na Venezuela só mostra sua desinformação sobre esse país. A Venezuela nos últimos anos avançou socialmente consideravelmente.
Excluir4. A universalização do acesso à educação, implementada em 1998, teve resultados excepcionais. Cerca de 1,5 milhão de venezuelanos aprenderam a ler e a escrever graças à campanha de alfabetização denominada Missão Robinson I.
Excluir5. Em dezembro de 2005, a Unesco decretou que o analfabetismo na Venezuela havia sido erradicado.
10. O número de médicos passou de 20 por 100 mil habitantes, em 1999, para 80 em 2010, ou seja, um aumento de 400%.
15. De 1999 a 2011, a taxa de pobreza passou de 42,8% para 26,5%, e a taxa de extrema pobreza passou de 16,6% em 1999 para 7% em 2011.
16. Na classificação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Venezuela passou do posto 83 no ano 2000 (0,656) ao 73° lugar em 2011 (0,735), e entrou na categoria das nações com o IDH elevado.
17. O coeficiente Gini, que permite calcular a desigualdade em um país, passou de 0,46 em 1999 para 0,39 em 2011.
18. Segundo o PNUD, a Venezuela ostenta o coeficiente Gini mais baixo da América Latina, e é o país da região onde há menos desigualdade.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/27642/50+verdades+sobre+hugo+chavez+e+a+revolucao+bolivariana.shtml
O que dizer de um cara que usava argumentos anti-imperialistas e que dependia 100% dos imperialistas para sobreviver.Todo petroleo Venezuelano era refinado e beneficiado nos EUA que o comprava quase todo.Que importava tudo o que podia dos EUA.
ResponderExcluirNão passava de um fanfarrão agente duplo a trazer a instabilidade a região.
Ja foi tarde Hugo Chavez e agora querem eterniza-lo como o defensor da integração latino-americana e libertador dos oprimidos e coitadinhos.O mesmo que tentam fazerem com os bandidos terroristas de outrora que combatiam a ditadura militar no Brasil para 9implantarem a ditadura do proletariado e agora estão na vida publica nos roubando,nos enganando e ainda querendo serem reconhecidos como defensores e herois da democracia.
Se tivessem vencido hoje estariamos privados de nossas liberdades e eu não poderia estar postando estas minhas palavras.
Quer dizer que uma nação anti-imperialista não pode fazer negócios com nações imperialistas? Que mundo você vive?
ExcluirE daí que o petróleo venezuelano era exportado para os EUA? Chávez, na entrevista deixa claro que nunca foi anti-EUA, mas sim contra a política externa americana, sobretudo a política de violência.
Chávez nunca trouxe instabilidade para região como Uribe e cia fizeram.
O povo usa a internet para reclamar em vão, mas não tem coragem de tirar o rabo do computador e ir às ruas, em turbas, como os árabes fizeram recentemente.
Quando se fala de uma política já passada, não devemos dar lugar para o "se".
Por gentileza brinda-nos com algumas fontes que pelo menos sejam um começo para o nosso entendimento da sua observação.
ExcluirA primeira parte eu discordo. Uma economia baseada em commodities dificilmente consegue fugir disto. E vivemos em um mundo globalizado.
ExcluirA segunda eu concordo em parte. As forças armadas viram o país sem controle algum. E a democracia que temos hoje, foi graças a militares que como em uma rampa de lançamento, empurraram políticos amedrontados em seus para-quedas na época de tumulto para lançarem ícones da estabilidade. O depois! Somente as privatizações e corrupção estatal podem dizer.
Meu caro Raphael Santos você esta equivocado quando diz que Chaves tinha planos de anexar o ''SURINAME'' você deve estar se referindo à Guiana, antiga GUIANA INGLESA !
ExcluirOutra coisa que me causa espanto são esses ''bombardeios com NAPAL'' que você afirma terem sido feitos pelo Brasil à acampamentos das FARCS na Colômbia .
Você poderia nos dar maiores informações sobre estes fatos, como podemos ter mais informações sobre tais operações,etc ?
Tudo bem. Pode por razões mil não fornecer fontes. Mas que pelo menos dê símbolos a procurar. Não os ví! Meu caro, pode-se usar de símbolos para os mais incautos teimosos irem atrás!
ExcluirO Brasil nunca atacou posições das FARC, muito menos com o uso de Napalm. E a última vez que o Brasil fez uso de Napalm foi na década de 70.
ExcluirEle fez o pior possível que um líder jamais deve fazer, dividir o país no meio, colocar classes contra classes, pobres contra pobres, explorar nos impostos abusivos um populismo ideológico e paliativo que não resolve em nada a longo prazo os problemas do pais, não comemoro a morte de ninguém mas comemoro o enfraquecimento da sua ideologia com sua morte.
ResponderExcluirÉ né o Brasil nunca atacou posições das FARCs em territorio Colombiano com Napal como tambem nunca foram usados napal e armas quimicas Brasileiras contra Iranianos e Curdos.
ResponderExcluirVoces tem razão o Brasil sempre foi um paraiso tropical subjugado e omisso.
Sr.Michel,o Brasil é reconhecido e respeitado internacionalmente nos meios de informação e contra informação,espionagem e contra espionagem e aqui sempre foi filosofia militar trabalhar em segredo e inclusive se buscar aonde fosse e aonde for nossos interesses.Foi assim que evoluimos mas hoje pensam que podem se meterem em tudo e pensam que sabem de tudo.
Aqui quando beira soberania,assuntos de Estado e segurança nacional o buraco é muito e bem mais embaixo.
O Iraque jamais precisou de armas químicas brasileiras e outra: As armas NBC são armas estratégicas e ninguém as vendem.
ExcluirNunca atacamos posições das FARC em território colombiano, mesmo sem ou com consentimento da Colômbia. Isso que você está a dizer é uma suposição chinfrim.
Eu sei que o Brasil é uma potência em inteligência, não precisa me lembrar.
Os anti Chaves não viram TV nem leram os jornais nos últimos dias, não viram os milhares talvez milhões que saíram as ruas para chorar a morte de Chaves.
ResponderExcluirSe o anti cristo morreu cadê a festa e o jubilo?, ou será que todos foram forçados a agir assim como na Coréia do norte?.
cada dia que passa eu me convenço que nem com a verdade esfregada na cara o homem não desiste de sua soberba, não se convence que não é dono da verdade.