Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 22 de março de 2013

Líder curdo anuncia um cessar-fogo com Turquia


A partir da prisão, Ocalan pede que seus seguidores abandonem armas

Movimento representa o maior estímulo ao processo de paz em 30 anos; combatentes vão se refugiar no Iraque

Abdullah Ocalan
O líder da guerrilha curda, Abdullah Ocalan, que está preso, aproveitou as celebrações do ano novo curdo para pedir aos seguidores que abandonem as armas. O apelo por um cessar-fogo representa o maior estímulo ao processo de paz em 30 anos.

"As armas devem silenciar, e a política deve falar", disse Ocalan, em comunicado lido por um integrante do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e transmitido pela TV turca, enquanto milhares de curdos lotavam as ruas de Diyarbakir, para celebrar a data festiva.

A declaração de Ocalan, em confinamento há 14 anos numa ilha ao sul de Istambul, acrescenta que os combatentes do PKK no interior da Turquia, estimados em 3.500 homens, deixariam o país e se refugiariam nas montanhas Qandil, no norte do Iraque.

A declaração divulgada por Ocalan representa o sinal mais forte até agora de que as negociações de paz iniciadas no ano passado com o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, estão ganhando considerável ímpeto.

Caso o cessar-fogo seja respeitado, pode reforçar ainda mais o diálogo e prenunciar o fim de um conflito devastador que custou mais de 40 mil vidas desde que irrompeu, em 1984.

Em um importante gesto simbólico na semana passada, o PKK libertou oito reféns turcos que mantinha no norte do Iraque.

Mas, em um sinal das possíveis reações adversas que a decisão pode causar, um grupo guerrilheiro esquerdista que rejeita as negociações com o governo turco lançou um ataque com bombas e mísseis contra edifícios públicos anteontem. Uma pessoa saiu ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário