INS Chakra - K-152 Nerpa |
Esse segundo submarino, que dizem as fontes russas ainda está por ser finalizado, muito provavelmente deve se tratar do submarino "Iribis", que deve sua construção iniciada em 1994 e sua construção interrompida em 60%.
"A Índia está interessada em que seja terminado o segundo submarino. O casco resistente já está pronto e se encontra nos estaleiros de Amur", disse uma fonte do complexo militar-industrial da Rússia.
A fonte disse que ao invés de comprar o segundo submarino, a Índia também pode alugá-lo. Em 2012, a Armada da Índia alugou o submarino K-152 "Nerpa" (INS Chakra na classificação indiana) por um prazo de 10 anos por um custo de US$ 930 milhões.
Para o término da construção do submarino, se faz necessário um acordo intergovernamental.
"As partes já está negociando", disse a fonte.
As autoridades da Índia não se pronunciaram sobre esse assunto até o presente momento.
Obs.: Já aviso de antemão que qualquer comentário sobre o Brasil nesse post será apagado sem prévio aviso.
Eu gostaria de saber até que ponto é valido alugar dois submarinos nucleares. Até que ponto vale a pena??
ResponderExcluirManter a paridade estratégica ou hegemonia frente a outros atores.
ExcluirÉ evidente que sim, mas porque não investirem em Tot invés de alugarem o segundo submarino nuclear? A questão é tão urgente assim? Seria por causa da China?
ExcluirTOT? Que sigla é essa?
ExcluirA China tem urgência sim, pois o poderio naval chinês cresce a cada ano.
Tot = transferencia de tecnologia. No caso para a construção nacional de submarinos nucleares. Já que são parceiros estratégicos dos russos porque não? Invés de alugarem dois submarinos nucleares.
ExcluirEu duvido que os russos iriam transferir a tecnologia da classe de submarinos nucleares de ataque.
ExcluirVocês especulam umas coisas sem nexo. Um submarino nuclear de ataque é uma arma estratégica, que ninguém vende, salvo o caso do Nerpa, tampouco repassa a tecnologia.
Também devo lembrar que a Índia alugou o Nerpa que estava em processo de construção avançado, do mesmo modo que se encontra o "Iribis". Como a Índia tem presa, eu duvido que os indianos conseguiriam dobrar os russos para conseguirem a licença da classe Akula, a mais poderosa classe de submarinos de ataque do mundo até pouco tempo.
ExcluirTem que se verificar se os indianos tem a capacidade de absorver a tecnologia dos Akula ou até mesmo infraestrutura para construir um submarino desse tipo ao mesmo tempo que constrói seus próprios submarinos.
Em tempo, pra que a Índia iria gastar horrores na aquisição de uma classe de submarinos descontinuada, sendo que pode converter facilmente um Arihant em submarino de ataque, como os americanos fazem com os Boomers?