Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 27 de março de 2013

No berço do Taliban no Afeganistão, moradores locais dizem ''basta''

Talibãs capturados são apresentados à imprensa 

Um levante contra o Taliban que começou no mês passado nesta aldeia no sul do Afeganistão já se espalhou por dezenas de cidades, de acordo com moradores e autoridades afegãs e dos EUA, na mais importante reação popular contra os insurgentes islâmicos nos últimos anos.

Desde o início de fevereiro, quando os moradores se juntaram às forças policiais para começar a expulsar combatentes do Taliban desta região de vinhedos e pomares abundantes a sudoeste da cidade de Kandahar, centenas de moradores se juntaram para apoiar o governo. Cerca de 100 anciãos da aldeia prometeram, numa reunião pública na segunda-feira (18), manter o Taliban fora dali enquanto a temporada de novos combates se inicia, e as bandeiras afegãs estão tremulando nos telhados das aldeias, dizem moradores.

Levantes isolados contra o Taliban têm sido relatados em várias partes do Afeganistão durante os últimos 18 meses. Mas a revolta no distrito de Panjwai é considerada significativa porque é a primeira no sul do Afeganistão, bem no coração espiritual do movimento Taliban, onde a influência do grupo havia persistido apesar de várias operações por parte das forças dos EUA e da Otan.

Embora ninguém esteja dizendo que o Taliban esteja para sempre fora da luta mesmo neste distrito – os rebeldes prometeram um retorno vingativo e na semana passada mataram dois homens na área – o levante Panjwai deu um exemplo do que pode ser realizado quando o ressentimento local em relação à intimidação por parte de militantes é acompanhado por um apoio confiável do governo.

Foi uma boa notícia numa temporada muitas vezes pessimista, uma vez que o Taliban apareceu para fazer incursões em alguns outros lugares do país, onde as tropas dos EUA estão se retirando.

Em entrevistas, moradores e autoridades locais disseram que, embora a revolta tenha nascido da raiva contra a brutalidade do Taliban, ela tomou forma por causa do poder crescente das forças de segurança afegãs e de uma força policial particularmente ativa na região.

O novo chefe de polícia de Panjwai, Sultan Mohammad, é de Zangabad, o nome da área circundante, e sua nomeação em janeiro galvanizou o apoio local para o governo.

"Tem sido uma longa jornada. Mas, em suma, o povo disse um basta, e está farto do Taliban", disse o major-general Robert B. Abrams, comandante dos EUA no sul, numa coletiva de imprensa no Pentágono na semana passada. Ele disse que o Taliban havia sido expulso de todas exceto de quatro aldeias do distrito até aquele ponto.

As forças norte-americanas e afegãs têm travado uma campanha extenuante nos distritos de Kandahar desde o aumento das forças norte-americanas em 2010, quando milhares de soldados dos EUA foram enviados para o sul do Afeganistão.

Embora os talibãs tenham sido derrotados em áreas cruciais naquele ano, eles mantiveram seu poder na parte sul de Panjwai, nos agrupamentos de vilarejos de Zangabad e Sperwan, e encheram a área de dispositivos explosivos improvisados e emboscadas.

Embora o aumento de soldados ocidentais, e o aumento das forças de segurança afegãs que se seguiu, tenham trazido maior segurança para grande parte da província de Kandahar, em algumas áreas, também causaram um aumento das tensões com os habitantes locais e uma violência ainda maior em alguns bolsos.

De fato, uma das piores atrocidades da guerra ocorreu a apenas algumas centenas de metros desta aldeia, quando 16 civis afegãos foram mortos em suas casas no ano passado. Um soldado dos EUA, o sargento Robert Bales, foi acusado de matar os civis num ataque noturno, desencadeando a revolta da população local contra o governo e as forças norte-americanas na região.

No entanto, foi a insensibilidade do Taliban que fez com que a população se revoltasse, disseram autoridades afegãs e os moradores locais. Entre 300-400 civis foram mortos ou feridos por bombas ou emboscadas pelos talibans nos últimos seis meses em Panjwai, de acordo com o governador, Hajji Mohammad Fazel.

"As pessoas estão com raiva porque o Taliban estava colocando minas em seus pomares e vinhedos", disse ele numa entrevista em seu escritório. Um membro do Taliban colocava minas e depois era assassinado e ninguém sabia onde as minas estavam, disse ele. "As pessoas estão cansadas do Taliban e estão se juntando a nós."

A faísca aconteceu no início de fevereiro, quando o comandante talibã da área, o mulá Noor Mahmad, 35, chegou a prender homens na aldeia. Ele chamou na casa de Hajji Abdul Wudood e exigiu a entrega de dois filhos que ele acusou de serem espiões do governo.

"Eles queriam matar meus filhos", disse Wudood numa entrevista no mês passado em sua casa. "Eles queriam levá-los para o deserto, onde tinham um tribunal e uma base."

Wudood, um ex-mujahedin de 60 anos, que lutou contra os soviéticos na década de 80, já estava farto. Ele e seus oito filhos adultos decidiram tomar uma posição.

Vários moradores que perderam parentes para o Taliban se juntaram a eles. O vilarejo já estava começando a ferver: três dias antes, o comandante do Taliban havia espancado agricultores que estavam capinando próximo ao canal de irrigação da vila.

Wudood decidiu ajudar o chefe de polícia do distrito, Sultan Mohammad, um velho associado mujahedeen e parente de sua mulher. Juntos, eles traçaram um plano para emboscar o Taliban.

Em 6 de fevereiro, eles atacaram uma base do Taliban em um vilarejo próximo. Setenta moradores desarmados acompanharam a polícia, orientando o caminho pelos campos minados e agindo como vigias. Depois de uma curta troca de tiros, a polícia fez o Taliban recuar, matando três homens e perseguindo os restantes para o sul em direção ao deserto.

Unidades do exército e da polícia perseguiram o Taliban até sua base à margem do deserto nos dias subsequentes. À medida que a notícia se espalhou, dezenas de vilarejos mostraram seu apoio ao governo e ofereceram homens para as forças policiais afegãs locais protegerem suas aldeias.

Abrams disse que o apoio local e a expansão das forças do governo – ele ainda comanda 17 mil soldados na região, e as forças afegãs agora somam 52 mil homens entre diversas agências – coincidiram com um período de fraqueza para o Taliban no país, principalmente financeira.
"Eles não têm dinheiro, faltam armas e munições, e estão tendo dificuldades em reunir as suas forças", disse ele, por telefone, de seu escritório no campo aéreo de Kandahar na terça-feira.

O chefe da Direção Nacional de Segurança do Afeganistão, Asadullah Khalid, um inimigo ferrenho do Taliban, que ainda está se recuperando nos EUA de um ataque suicida contra ele em Cabul no ano passado, disse que vinha tentando nutrir revoltas populares como forma de vencer o Taliban.

"Uma coisa certa é que as pessoas estão cansadas do Taliban e eles não querem o Taliban", disse numa entrevista. "E quando as pessoas não querem o Taliban, o Taliban não pode entrar. Sinto que este é o começo do fim do Taliban, mas a questão é como podemos usar isso."

Líderes provinciais e locais em Kandahar expressam orgulho em relação ao sucesso da revolta até agora, mas eles alertam que, se o governo não continuar dando maior apoio à polícia, o Taliban pode minar tudo.

"Tudo depende do que o governo faz com essas pessoas", diz Haji Agha Lalai, membro do conselho provincial de Kandahar. "Se eles as apoiarem e equiparem, será uma revolução."

Líderes talibãs ficaram furiosos com a perda de Panjwai e começaram a planejar seu regresso ao distrito em reuniões na cidade paquistanesa de Quetta nesta semana, informaram policiais e funcionários de inteligência.

Um comandante do Taliban, que falou sob a condição de anonimato numa entrevista por telefone, reconheceu a perda de Panjwai, mas disse que o movimento está começando a infiltrar mais combatentes no sul do Afeganistão, juntamente com os trabalhadores que entram para a colheita de papoula.

No fim de semana passado, dois trabalhadores de uma firma de construção foram sequestrados e mortos em Panjwai. Seus corpos foram encontrados pendurados em diferentes aldeias perto do deserto, onde combatentes do Taliban ainda têm uma presença, disseram policiais.
Wudood disse que recebeu alertas de que o Taliban havia ordenado seu assassinato. Mesmo assim ele continua desafiante.

"Desta vez não sou só eu", disse ele. "Há milhares de nós em Zangabad e Sperwan. Eles não podem eliminar todos nós. Nós somos os verdadeiros donos desta terra e os homens que estão nos atacando estão vindo de fora, e nós não estamos com medo. Vamos defender nossa terra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário