Acima os dois submarinos do Project 865 Piranha |
A Malakhit Design Bureau, estaleiro com sede em São Petersburgo, trabalha no projeto de desenvolvimento de submarinos de pequenas dimensões, informou hoje (29) Igor Zakharov, vice-presidente da United Shipbuilding Corporation (OSK por sua sigla em russo).
Segundo Zakharov, os submarinos dessa classe terão uma grande procura nos mercados da região Ásia sul-oriental devido a sua capacidade de operar nos mares de pouco profundidade.
Por sua parte, o assessor da Malakhit Design Bureau, Alexander Terenov, manifestou que a Armada Russa deve incorporar submarinos de pequenas dimensões para que cumpram missões de diversas tipos no Mar Negro e Mar Báltico, incluindo a proteção de bases navais.
Terenov também recordou que na década de 1980, a URSS desenvolveu submarinos de pequenas dimensões, o maior exemplo foram os submarinos do Project 865 Piranha que a Armada teve em seus arsenais de 1991 até 1999. Na opinião de Terenov, esses submarinos são multifuncionais capazes de utilizar mísseis e torpedos com muita eficiência.
Foram construídos 2 submarinos do Project 865 Piranha, o MS-520 e o MS-521, que deslocavam 319 toneladas. Eles tinham 28,3 metros de cumprimento, 4,7 de largura e uma altura de 5,1 metros, desenvolviam uma velocidade máxima de até 7 nós e seu "mergulho" máximo era de 200 metros.
A mt tempo venho falando p o BRASIL entrar nessa de pequenos submarinos p a n MB, e em grande numero p policiar e p atake mesmo. Um exemplo de eficiência dos mesmos e o atake de m deste subs a um navio de guerra Sul Coreanos , onde mostrou o qto são eficazes e letais...assim como dirigiveis p ajuda a vigiar n mares , florestas ,às comunicações e tranporstes de tudo e em tempo bem reduzido...Sds.
ResponderExcluirO problema é que eles não devem ter muito alcance. Para defender um país do tamanho do Brasil, com uma costa enorme e em mar aberto, não tem muita utilidade, pois tem pouco alcance e pouca velocidade...
ExcluirSubmarinos nucleares são para águas rasas, prover a segurança de bases militares e afins, é uma arma para a defesa. O Brasil precisa ser defendido em águas internacionais e não na sua costa.
ExcluirE comparar a situação do litigio da Coréia do Norte com o Sul, com o Brasil é errônea demais.
ExcluirE outra, ninguém pode afirmar que foi um submarino que atacou a fragata sul-coreana.
Acho que poderia ser mais avaliado o uso de sistemas submersos de defesa nas áreas fluviais estratégicas brasileiras. Impedindo grandes incursões inimigas nestas regiões.
ResponderExcluirSeja com drones ou mini-submarinos.
E quem faz isso em dia? Ninguém!
ExcluirGostaria de saber se o projeto do submarino nuclear tem a ver apenas com a salvaguarda dos interesses do setor energético internacional (pré-sal). Pois o Brasil detentor de uma região privilegiada em clima e recursos não dar atenção à periculosidade vinda de fora via norte é de se estranhar.
ExcluirLeia: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-da-construcao-do.html
Excluir