Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 28 de março de 2013

Rússia desmantelará o primeiro submarino nuclear soviético

K-3 "Leninsky Komsomol"

O primeiro submarino nuclear soviético, o K-3 "Leninsky Komsomol", será desmantelado até o final de 2013.

Segundo o jornal russo Izvestia, que cita uma fonte da indústria bélica russa, os trabalhos de desmantelamento do submarino serão realizados do estaleiro Nerpa, na região Murmansk.

A United Shipbuilding Corporation não tem orçamento para restaurar o submarino, que está totalmente oxidado e desativado desde a década de 1990. O reator nuclear do submarino já foi retirado e a empresa irá utilizar algumas das peças do submarino em novos projetos.

O K-3 "Leninsky Komsomol" foi o terceiro maior submarino nuclear do mundo. Construído em 1957, entrou para a Marinha Soviética em julho de 1958.

Devido a fato do submarino ter sido construído as pressas, bem como a utilização de novas tecnologias no mesmo, o submarino passou por muitos reparos ao longo do seu serviço. Por diversas vezes, houvera vazamento de material radioativo do K-3 "Leninsky Komsomol".

Em 1967, durante uma missão de combate no Mar da Noruega, dois compartimentos pegaram fogo, o que ocasionou à morte de 39 tripulantes. O submarino conseguiu retornar para sua própria base.

Em 1991, o K-3 "Leninsky Komsomol" foi retirado de serviço da Marinha Russa e entregue à Agência Federal de Gerenciamento de Propriedade. O submarino foi repassado para Rosatom, agência estatal de energia atômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário