Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mergulhadores de combate ucranianos voltam a treinar golfinhos para finalidades militares

Os mergulhadores de combate das Forças Navais Ucranianas (Viys’kovo-Mors’ki Syly Ukrayiny –VMSU) retomaram o programa de treinamento com golfinhos para finalidade militar, declarou hoje uma fonte ucraniana.

“Atualmente dez golfinhos Afalina estão sendo submetidos a treinamento no aquário de Sevastopol. Os militares ensinam estes animais a localizar objetos no fundo do mar”, comentou a fonte.

Na União Soviética existiu um programa de treinamento de golfinhos para defesa. Em Sevastopol, estes golfinhos localizavam minas no solo marinho e podia “despir” os soldados inimigos, bem com atacar embarcações com explosivos que carregavam em suas cabeças.

Depois que a URSS ruiu e a Frota do Mar Negro foi “repartida”, a unidade militar onde se realizava o adestramento dos golfinhos passou para a parte ucraniana, junto com os especialistas. Durante um tempo, os golfinhos foram utilizados para fins pacíficos e no tratamento de crianças com necessidades especiais.

“Hoje estudamos adestrar os golfinhos para contra os mergulhadores inimigos e progeter os navios atracados na baia e na enseada”, disse a fonte ucraniana.

Atualmente só existem dois centros de adestramento de golfinhos militares no mundo: um na base naval de San Diego, Califórnia, EUA; o outro em Sevastopol.

Segundo uma reportagem da BBC de 8 de março de 2000, a Rússia vendeu ao Irã vários golfinhos adestrados para práticas militares. Pode ser que o Irã tenha desenvolvido um centro similar ao americano e ao russo.

Tratando-se de programas de treinamento militar de animais na Rússia, esse país não faz qualquer menção.

O analista militar russo, Igor Korotchenko, membro do Conselho Publico subordinado ao Ministério da Defesa da Rússia e diretor da Revista Defesa Nacional, disse que os golfinhos podem ajudar a salvaguardar a segurança dos navios da Frota russa do Mar Negro e das Forças Navais da Ucrânia nas baias de Sevastopol.

“A experiência ucraniana merece atenção: A utilização de golfinhos militares nas baias de Sevastopol, onde está situados os navios militares e ucranianos, respondem os interesses de ambos os países e é importante fator na contra operações diversivas do inimigo”, disse Korotchenko.

6 comentários:

  1. Utilizar animais para uso militar é o fim para mim, é imoral e ignorante! Os "Homens" criam as guerras, inocentes "humanos" sofrem pela mesma, e pobres animais que nem sequer sabem o motivo da conturbação, são envolvidos para destruir e "salvar" alguns humanos, que também são cobaias que atendem a um chamado de um chefe que fica numa sala fechada apenas observando e fazendo da situação um jogo de xadrex!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou contra também o uso de animais em certas práticas, entre elas á guerra, se á questão é despistar adversários usando animais do mar, pq não criar AUVS em formato desses animais? Já existem AUVS (veículos subaquáticos não tripulados) em diversas formas, poderiam criar em formato de golfinho também, em Israel já fabricam UGVS (terrestres não tripulados) em formato de Cobras e nos EUA em formato de cobras e vermes também, poderiam criar em formato de golfinhos também seria uma boa, mais colocar os animais em risco eu pessoalmente sou contra, principalmente um animal que não faz mal ao ser humano como é o caso do golfinho.

    ResponderExcluir
  3. Falando nesses drones, agora eu lembrei os EUA já está desenvolvendo em formato de atum não tripulado, eu li sobre isso no voz da Rússia tem pouco tempo até, agora que lembrei, então desenvolverem em formato de golfinhos os drones será bem fácil até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother não queria comparar á capacidade de uma Ucrânia da vida com os poderosos yankees e poderosos judeus sem comparação.

      Excluir
    2. Eu não estou comparando A com B, estou falando da tecnologia que existe, e não subestime a Ucrânia, eles tem o poder militar razoável, é a segunda maior força da ex URSS, os ucranianos tem capacidade de entrar na tecnologia de uso de drones, até pq não tem mistério, a partir do momento que a Armênia produz UAVS, pq a Ucrânia não pode produzir AUVS?

      Excluir
    3. Até a Geórgia e a Jordânia já fabricam aviões não tripulados, realmente á tecnologia de drones está bem vasta mesmo.

      Excluir