Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Coréia do Sul abre precedente para que países ‘ignorem’ o MTCR


Os EUA permitiu que a Coréia do Sul aumente o alcance de seus mísseis atuais de 300 km para 800 km, declarou o conselheiro de Segurança Nacional da Coréia do Sul, Chun Yung-woo.

Como consequência, os mísseis sul-coreanos já poderia alcançar todos os pontos da Coréia do Norte, assim como uma parte do território chinês e japonês.

A carga explosiva das ogivas permaneceria o mesmo, cerca de 500 kg. No entanto, o jornal sul-coreano Chosun Ilbo, citando fontes do gabinete da Presidência da Coréia do Sul, informou que Washington permitiu que Seul aumentasse também o poderio das ogivas para 2,5 toneladas.

O alcance dos mísseis sul-coreanos estava restrito a 300 km de distância, uma vez que a Coréia do Sul é signatária do MTCR (Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis), um acordo informal, diga-se de passagem. A Coréia do Sul aderiu ao MTCR em 2001, junto com 33 países, incluindo EUA, Japão, França, Alemanha e Inglaterra.

Essa atitude da Coréia do Sul abre um precedente da região e no mundo, o Brasil que também desenvolver de vários tipos de mísseis poderia “rasgar” literalmente o acordo e produzir mísseis com maior alcance.

Leia também: Restringir o alcance dos mísseis da Coréia do Sul não impede corrida armamentista

14 comentários:

  1. Como é que é? O acordo está claramente rasgado e jogado no lixo. Será que os bundas-moles no Brasil, os políticos civis responsáveis por assuntos de defesa, vão se mexer agora ou vão continuar na vegetação de amebas deles?

    ResponderExcluir
  2. Pros amigos tudo,pros que se acham amigos,Brasil e muitos outros ,nada.

    Grulla.

    ResponderExcluir
  3. -
    -
    não surtem ...
    -
    Coreia do Sul esta anos luz a nossa frente (tecno-militar).
    -
    não temos investimento nem para municiar nossas FA ...
    -
    e se tivessemos tecnologia para fabricar os mesmos (misseis)...falta os satélites militares imprescindíveis para localizar os alvos p.ex. no mar...(lembrando que o raio de ação de um NAe é de 800KM)
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
  4. O que adiantaria o Brasil produzir mísseis além de 300km, e depois não comprar eles para ás F.A. ou comprar meia dúzia? O Brasil tem capacidade tecnologica, o que falta é seriedade para á defesa só isso que falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicho é verdade! A prova que somos uma não forte, mas covarde, está na ANGESA,cuja políticos a mataram! Precisamos arrancar os vermes do planalto e por verdadeiros patriotas, não no sentido de sair matando para dizer que é forte, mas para provar que há bala na agulha caso precise!

      Excluir
  5. Houve um erro no último parágrafo, eles deveriam dizer Coréia do Sul e não Coréia do Norte!
    Quanto ao MTCR,esse não foi o 1º precedente,esse tratado já nasceu como uma forma de
    apartheid para com as nações do 3º mundo !
    Infelizmente o Estado Brasileiro resolveu abrir mão de sua soberania,mas o mais trágico disso tudo é que o povo já desistiu há muito tempo desse país também,há uma grande alienação na população que os impedem de ver a realidade,infelizmente o Brasil caminha para mais um século perdido !
    A mídia criou uma realidade virtual onde o povo,assiste a ''beleza da favela''nas novelas,repetem slogans bobo como ''_ Sou brasileiro e não desisto nunca !'' tem prazer de dizer que não gostam de política e tratam a mesma como algo sem importância,como se isso em nada influenciasse em suas vidas !
    GUTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digitou a verdade cara!

      Excluir
    2. Sr. Anonymous11 de outubro de 2012 08:49

      Isto se chama Síndrome de Vira-Latas, ou seja, Nacionalismo NUNCA! Mas lá eles podem ser nacionalistas, pois aqui como bem falaste É PROIBIDO. Povinho q possui uma rede globo/estadão/folha pelos calcanhares ñ consegue nem pular amarelinha, qto mais se tornar um país soberano. Ñ se enganem q a IV Frota se estalará em Recife e a marujada dos EUA vão aprontar muito mais q já aprontam no Japão e Alemanha (ainda continuam OCUPADOS).

      Excluir
  6. Espero q o BRASIL aproeite e faça misseis + poderosos e de > alcance, como o projeto S=1000 e p ontem. Onde uma passa um boi passa td uma boiada;Sds.

    ResponderExcluir
  7. Não é tão simples assim, os países quando assinaram esse acordo assinaram porque quiseram, ninguém obrigou a assinar se quiseram puxar o saco dos EUA, problema é de quem assinou. A Coreia do Sul desenvolveu maior alcance para ter como atacar um adversário em potencial que e inimigo declarado que é a Coreia do Norte. Na America Latina não existe nada q se assemelhe nem em poder militar nem em adversidade declarada como é o caso da Coreia do Norte.Então não será tão simples cada um sair rasgando o acordo que assinou, quem fizer isso com certeza irá receber sanções nem que seja na área militar.Porque se não nenhum acordo mais seria respeitado, é obvio que os EUA não vai deixar isso.

    ResponderExcluir
  8. E outra questão, não é tão simples sair desenvolvendo mísseis de alcance superior á 300km, muito se falam dos mísseis norte-coreanos e iranianos, por acaso já foram usados em combate para provar que são capazes de atingir seus alvos com alguma precisão? Os governos norte-coreano e iraniano estão entre os maiores marketeiros do planeta, o que eles falam não dá para levar muito a ´serio, afinal quem de fora verifica qualquer afirmação deles na prática? Uma vez os Emirados Árabes comprou uns mísseis da Coreia do Norte e aposentaram de uso, pela falta de qualidade, tudo bem, que já tem muito tempo isso acho q foi década de 90, mais a Coreia do Norte é um país meio parado no tempo, e os mísseis iranianos sabem que tiveram envolvimento com tecnologia norte-coreana.Fato é que mísseis não é tão simples assim, vejam que até a Rússia é muito econômica no uso de seus mísseis em guerra como se viu frente á Geórgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cocordo que não é simples assim,mas, contestar os mísseis dos dois países,que atualmente são os patinhos feios?Sei não viu!? Se a vantagem militar é garantida na tecnologia, então porque Corea do norte não foi dizimada por completo? (e não considero parada no tempo, pois pais nenhum é pais sofrendo sanções),pose-se até falar nos aliados forte, mas mesmo assim! E no caso do Irã então...

      Excluir
  9. Se para desenvolver um simples ATGM com alcance entre 2 e 4 km, e um simples MANPAD com alcance entre 5 e 7 km, poucos países possuem capacide para isso, imaginem desenvolver mísseis com alcance de mais de 300km para bombardeio? O Brasil mesmo nem o MANPAD q está desenvolvendo está pronto, cade o MSA3.1 que é o MANPAD nacional em ação no exército? Tecnologia de mísseis é bem complexa.

    ResponderExcluir