Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Der Spiegel: Ativista chinês afirma que teme ser preso a qualquer momento por criticar o governo da China


O artista chinês Ai Weiwei, de 55 anos, fala sobre sua luta contra o governo da China. Ele também menciona o silêncio a respeito de seu caso na mídia nacional e sobre o Xi Jinping, nomeado líder do partido e que logo deve se tornar o próximo dirigente da China. "Eles podem aparecer no portão para me prender a qualquer momento", afirma Ai Weiwei.

O artista chinês Ai Weiwei, em entrevista a jornalistas
Spiegel: Um tribunal de Pequim acaba de rejeitar um recurso apresentado por seus advogados. Você se recusa a pagar supostas dívidas tributárias. É possível que você seja mandado para a prisão em breve? 
Ai Weiwei: Eles podem aparecer no portão para me prender a qualquer momento. Mas também é possível que, de repente, eles me deixem sair do país, simplesmente para se livrarem de mim e se certificarem de que eu vou parar de causar problemas para eles.

Spiegel: Você está envolvido em uma grande exposição nos EUA  e em  Berlim assume o cargo de professor que a Academia de Artes lhe ofereceu. Mas não há qualquer menção na mídia estatal chinesa sobre você, sobre seu caso nem sobre o fato de que você foi impedido de deixar o país.  
Ai Weiwei: Estranho, não é? Nem uma palavra sobre mim nas colunas sociais e nem uma palavra nas páginas políticas. E, ainda assim, em uma única noite, havia mais de 500 artigos sobre mim no restante do mundo.

Spiegel: Mas, com o seu processo, será que você não está praticamente desafiando as autoridades a prenderem você? 
Ai Weiwei: Eu não quero me sentir prisioneiro dessa lógica. É claro que eles vão ganhar de mim no curto prazo, mas não no final, pois eles são fracos. Na verdade, eles são tão tímidos que nem sequer se atrevem a discutir o meu caso em público. Eu já vi meninas tímidas, e também já vi menininhos tímidos – mas você já viu um governo tão tímido?

Spiegel: Ainda assim, o governo que está deixando o poder irá levar a julgamento em breve o carismático ex-líder do partido, Bo Xilai. O que você acha sobre o caso dele? 
Ai Weiwei:  É uma situação verdadeiramente dramática, pois expõe um racha no partido. O caso dele é importante porque todos compreendem que não é um caso isolado. O fato de Bo Xilai estar sendo levado a julgamento representa uma tentativa de controle de danos, que não tem nada a ver com justiça. De qualquer modo, a era do neo-maoísmo certamente chegou ao fim.    

Spiegel: Um novo grupo de homens vai assumir a liderança da China dentro de poucas semanas, a quinta geração desde Mao, a geração dos príncipes. É também a sua geração. Xi Jinping, nomeado líder do partido, é apenas quatro anos mais velho do que você. 
Ai Weiwei:  E me dei conta disso recentemente. Eu me deparei com uma foto que mostra meu pai, o poeta Ai Qing, ao lado do pai de Xi Jinping, o político Xi Zhongxun. Por algum tempo, ambos seguiram caminhos semelhantes na vida, ambos foram perseguidos durante a Revolução Cultural. Talvez nós, seus filhos, pudéssemos compartilhar algumas experiências um com o outro. Eu acredito que os novos líderes sabem que têm de  fazer grandes mudanças neste país. É impossível que as coisas permaneçam do jeito que estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário