Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Der Spiegel: Ponha-se no lugar de Israel, afirma líder judeu a respeito do conflito com o Irã


Ronald Lauder, presidente do Congresso Mundial Judaico, fala à revista Der Spiegel sobre o conflito entre o Ocidente e o Irã e a ameaça de Israel realizar um ataque preventivo contra Teerã.

Ronald Lauder
Spiegel: Sr. Lauder, os Estados Unidos e Israel vêm discutindo há semanas sobre a melhor forma de lidar com o Irã. Falando na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o primeiro-ministro Netanyahu utilizou o desenho de uma bomba para demonstrar o perigo crescente. Onde o senhor se situa nessa disputa?
Lauder: Eu sou norte-americano e judeu e, por isso, eu represento os dois lados. E tenho certeza de que os Estados Unidos e Israel estão totalmente unidos em seu objetivo: impedir o Irã de desenvolver uma bomba nuclear. A questão é como chegar lá. A discussão atual gira em torno das sanções, que têm um efeito importante, mas eu pertenço ao lado que acredita que nem todas as sanções de todo o mundo vão parar o programa nuclear iraniano.

Spiegel: Nem mesmo as forças militares dos EUA acreditam que o Irã poderá produzir uma bomba nuclear em breve. Ainda assim, Israel está falando em ataques preventivos.
Lauder: Talvez o ritmo do programa nuclear do Irã esteja sendo subestimado. Talvez a bomba surja mais cedo do que se espera.

Spiegel: Netanyahu quer que o presidente Barack Obama defina um limite claro. Mas esse limite já existe há muito tempo: o Irã não deve ter acesso a armas nucleares.
Lauder: É verdade, mas a situação não é tão simples assim. Será que as garantias norte-americanas farão efeito cinco minutos antes da primeira explosão? Ou cinco minutos depois? Essa é uma pergunta difícil...

Spiegel: ...em relação à qual Israel parece ter abandonado a diplomacia em seu assédio aos Estados Unidos. Será que o governo de Jerusalém não deveria deixar a política externa norte-americana para os norte-americanos?
Lauder: Ponha-se no lugar de Israel. Se (o presidente iraniano, Mahmoud) Ahmadinejad dissesse: 'Eu não gosto da Alemanha, eu vou destruir o país com minha bomba nuclear' – será que a política externa alemã não ficaria mais agressiva? Será que a Alemanha diria: 'Está tudo bem, nossos amigos norte-americanos vão nos ajudar com certeza?'.

Spiegel: O comportamento de Netanyahu agravou a situação difícil na qual Israel se encontra. Os EUA não vão se deixar intimidar nem receber ordens, e sempre deixaram claro quais eram suas posições. O que mais Israel quer?
Lauder: Declarações claras são boas, mas as ações falam mais alto do que as palavras. Na posição de observador, você pode ver claramente que os países ocidentais estão cansados de travar guerras e não querem ser empurrados para novos conflitos. Eles sempre proclamam sua vontade de lutar por Israel em caso de emergência – e a Alemanha faz isso também afirma isso. Isso é bom – mas o que vai acontecer se esse discurso não for de todo verdadeiro quando chegar a hora?

Spiegel: Você duvida da confiabilidade de França, Alemanha, Grã-Bretanha ou de toda a Europa? Você duvida da confiabilidade da América?
Lauder: Não, eu não penso assim de forma nenhuma. Eu só estou dizendo que ninguém pode pedir a Israel para colocar o seu próprio destino nas mãos de outros.

Spiegel: Isso significa que você apoia um ataque militar israelense ao Irã, mesmo que unilateral?
Lauder: Se Israel agir sem o apoio dos Estados Unidos será desastroso. Um ataque militar neste momento atrasaria o desenvolvimento de uma bomba iraniana por apenas dois anos – e alienaria Israel de seus aliados. Mas o equilíbrio nessa situação continua sendo extremamente delicado.

Spiegel: Um ataque militar por parte de Israel é iminente?
Lauder: As informações que eu tenho são as mesmas que você tem. Eu não tenho conhecimento sobre todos os fatos. Será que já agora em novembro o Irã conseguirá colocar suas centrífugas de enriquecimento (de matéria-prima nuclear) em um ponto tão profundo abaixo do solo que o país se tornará invencível? Eu não sei. E as estimativas das agências de inteligência sobre quanto tempo os iranianos precisariam para construir uma bomba – será que elas estão corretas? Nós já erramos antes.

Spiegel: Como no caso do Iraque, quando as armas fictícias de destruição em massa serviram como justificativa para ir à guerra.
Lauder: É isso mesmo. Naquela época, todos os envolvidos estavam absolutamente certos de que o Iraque possuía armas de destruição em massa, mas essas armas não existiam. Então, se todo mundo estava errado naquela época – será que todo mundo está errado hoje em dia? Isso é perfeitamente possível.

Spiegel: Agora você está soando cético em relação a uma ação unilateral israelense.
Lauder: A questão é: que provas devemos considerar? Ogivas nucleares posicionadas apontando para o céu seriam uma evidência inegável. Mas não podemos esperar por isso.

Spiegel: Será que um ataque preventivo por parte de Israel faria toda a região, ou o mundo inteiro, entrar em guerra?
Lauder: A Primeira Guerra Mundial começou porque um homem foi baleado. A Segunda Guerra Mundial começou por causa de um ditador alemão louco. Quem sabe como uma terceira guerra poderia começar. Também há pessoas que pensam que a guerra vem acontecendo há muito tempo.

33 comentários:

  1. -
    -
    será que no cenário mais desesperador .. para Israel... eles não resolvam mandar umas N para os locais aonde estão as centrifugas... nem precisa destruir por completo...área radioativa é área morta.
    -
    obviamente as implicações serão dantescas .. mais Israel já provou que se lixa para o que pensam.
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são loucos a este ponto.

      Excluir
    2. tomara que ataquem mesmo o irã..
      quero só ver se o resto do ocidente vai continuar apoiando essa judiaria porca..
      eles devem pagar muito bem para os líderes europeus deixarem os judeus destruírem o ocidente com imigração,multiculturalismo,apoio aos gays e etc
      coisas que não tem espaço em israel, onde alguns rabinos chegaram a afirmar que lugar de mulher é em casa! hahahahaha

      Excluir
    3. -
      -
      que tem haver .. miscigenação e anti homofobia...com judeu ???
      -
      alias quem é contra geralmente esta no armário...seja por ser racista...homossexual enrustido e ou ambos.."Sieg Heil"...kk
      -
      a questão é mais ampla.. Irã com armas atómicas força todos os países da região a adquirir armas atómicas .. e isso EUA + OTAN + quem pensa ..obviamente não querem
      -
      XTREME

      Excluir
  2. Isto é o q eu chamo de conversa de bebados, cheguei a pensar q parnóico em iSSrael fosse só o Bestanyahu. Mas pelo visto o Avigdor, o porteiro de boites q virou CHANCELER fez escola, o Himmler está saboreando iSSrael como nunca! Onde já se viu falar em destruir uma nação de mais de 60 milhões de habitantes, IRÃ, com história/tradição/execrada pela CIA no anos 50. Agora aparece um paiseco de PROVETA criado pela tal de ONU e querendo arrastar o mundo para uma destruição sem limites por capricho de 1/2 dúzia de nazistas criados pelos EUA, q se arvoram país pacifista q ñ sai das manchetes todas as semanas por mortes/assassinatos/destruições de populações q se encontram até atrás da lua. Esse judeu ñ precisa de cadeia e sim um tratamento em psiquiátrico, pq fala em mortes como se fosse tão fácil dobrar uma esquina. Pergunto qdo essa paranóia da OTAN/EUA/iSSrael vai acabar, pq já encheu saco!

    ResponderExcluir
  3. -
    -
    enquanto existir religião ... não acaba
    -
    ou seja ... tenta a sorte no próximo milénio..rs
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
  4. Existe uma grande diferença entre ás atitudes de Israel e dos EUA em relação ao Irã, Israel está pensando na sua segurança e isso não tem preço, o governo iraniano é declaradamente hostil a Israel á começar pelo aiatolá Khamenei q será líder do Irã enquanto viver, então de nada adiantará mudar o presidente na próxima eleição. Já os EUA está de olho no petróleo, essa propaganda anti-israel na internet é muito irracional, os EUA e seus lacaios europeus atacam os outros e os judeus ganham á culpa.Imagine o Irã com bomba atômica, vai o aiatolá acha q a missão divina dele é exterminar os judeus e dá algumas bombas para alguns dos muiutos grupos islâmicos existentes, tipo o Jihad islâmica por ex:, o que impedira de um ataque nuclear contra Israel? Um líder político tem obrigação de especular, existe uma diferença entre paranoia e racionalidade, um líder sempre deve apostar, mais se acontecer isso? Se acontecer aquilo? O se hoje não existe, mais amanha pode existir, se os judeus tivessem ficado mais atento ao Hitler, não teria acontecido tudo o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que muita gente não gosta de Israel pela questão palestina, mais vamos ser racionais: Os judeus teriam onde para criarem um estado para eles? Os palestinos como muçulmanos tem só 57 países de maioria islâmica no mundo, a Arábia Saudita sozinha tem mais de 2 milhões de km², se cedesse um misero porcento desse território, criaria um estado do tamanho de Israel para os palestinos, já se a Arábia é mais de 100 x maior que Israel.Se os judeus também não puderem ter um pedaço de terra miserável de 20 mil km² como os que eles possuem, pq eles terão que ter qualquer consideração com o Irã que nega esse direito a eles? Eu até sou á favor que o certo seria dividirem Israel e Palestina, mais por acaso os grupos palestinos aceitam isso? Israel tem todo o direito de atacar preventivamente o Irã, qualquer um q pense racionalmente sem raiva gratuita de um lado ou outro entende isso.

    ResponderExcluir
  6. Eu estava lendo agora uma reportagem onde cita que a Coreia do Sul teve AUTORIZAÇÃO dos EUA(parece piada mais é verdade), para aumentar o alcance de seus mísseis de 300 para 800 km de alcance com isso a Coreia do Sul poderia atacar qualquer parte da Coreia do Norte. Eu tenho uma curiosidade quanta grana esses governantes levam hehehe, pqe esses tratados internacionais só rindo, 34 países (entre eles o Brasil), só podem desenvolver mísseis até 300 km de distância, bom isso quer dizer o seguinte se um estado do Brasil declarar independência do país esquece de usar mísseis hehehe, só do Rio pra SP estados vizinhos tem uns 500 km de distância, chega a ser cômico o que fazem com defesa nacional pelo mundo á fora, e os militares não reclamam, quem não quer um emprego bom diga-se de passagem vitalicio em? Depois reclamam dos governantes, para lidar com o poder só fazendo vista grossa,o sistema todo incluindo forças armadas está corrompido pela maior parte disparada do mundo, então não adianta questionar certos atos de governantes por ai não, não se tem muito o que fazer.

    ResponderExcluir
  7. Isso que do Irã que estão falando acima,uma coisa que me chamou atenção, o Irã não falava tanto do acordo de defesa mutua com a Síria, que ser alguém atacasse a Síria o Irã entraria na guerra que ia fazer e acontecer/ Pois bem, essa semana a Turquia bombardeou duas vezes a Síria, em retaliação a morteiros que caíram na Turquia provavelmente casualmente até, pq o Assad não seria maluco de mandar atacar a Turquia e qual reação do Irã? Ficou quieto, engraçado né? E falar é fácil, uma coisa aprendi na vida com experiencia, quem fala muito faz pouco.O Irã tem um poder militar forte, bem mais forte do q muita gente acha por ai, mais eles realmente falam demais.

    ResponderExcluir
  8. ^^^^ curiosidade cara porque tu usa a letra S no nome??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por dois motivos: S de Sargento que eu fui no exército, deixei de ser para abrir meu próprio negócio, eu quis sair também de lá, e S também do sobrenome de família, s de Soares.

      Excluir
    2. hauhaha essa parada do sistema corrompido é mesmo,alguém aqui acredita que o Brasil possa ter desenvolvido bomba atômica secretamente????

      Excluir
  9. Anonymous eu duvido muito que o Brasil tenha desenvolvido bomba atômica secretamente, eu duvido muito mesmo, por mais que hajam boatos, por mais que alguns militares até possam ter espalhado boatos eu duvido, a pressão para que países não tenham suas bombas atômicas é muito grande, ai pergunto quem no Brasil teria peito para levar isso á frente? Não estou falando de sanções apenas, rola assassinatos no meio (quantos cientistas iranianos já foram assassinados?)Á coisa é séria,ocorreram governantes que se livraram de seus arsenais nucleares até, o caso do Lukashenko na Bielorrússia, o presidente do Cazaquistão também, e na Ucrânia também eles herdaram grandes arsenais nucleares da extinta URSS, e os 3 países se livraram por pressão da Rússia, ai depois vem com essa de ajuda apenas financeira? Verdade é a seguinte para que vc vai arriscar sua vida e de seus familiares, por uma nação que o próprio povo está nem ai? É normal não querer se envolver em certas coisas,não é ser medroso não é ser realista. Por isso eu digo duvido muito que no Brasil tenham levado a´serio, os poucos q desenvolveram secretamente são países que tem uma mentalidade muito militarizada, então não era um outro metido a macho, é muito diferente a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu servi na força aérea, e os meus amigos que continuam lá dizem que realmente é lenda qualquer ideia de bomba nuclear brasileira, eu também não acredito que tenham tido coragem de chegar tão longe não.

      Excluir
    2. Já apresentei argumentos irrefutáveis de que o Brasil desenvolveu alguns artefatos nucleares e não tenho notícia que esses artefatos foram desmantelados.

      Excluir
    3. Nunca vi nenhuma dessas evidências, em qual página vc citou?

      Excluir
  10. Falando em força aérea, conversando com um amigo meu oficial, ele deu uma explicação bem interessante porque Israel não atacou o Irã ainda, segundo ele o problema não estaria na superestimada retaliação iraniana, e sim no problema logístico para Israel, longa distância para o território iraniano,falta de um país que abra seu espaço aéreo para Israel sem que Israel tenha que invadir na marra o espaço aéreo, problemas de reabastecimento para á força aérea israelense fora de seu território, seriam os verdadeiros motivos de Israel estar pedindo ajuda aos EUA, ele também disse que a defesa antiaérea de Israel conseguiria repelir sem dificuldades os mísseis iranianos, ele até me apresentou dados sobre a capacidade de cobertura dos Patriots e Arrow2, e do Iron Dome e Machbet esses para os foguetes do Hezbollah, achei bem realista a análise dele. Realmente se antes do Iron Dome a média do Hezbollah era quase 100 foguetes lançados para cada israelense morto, agora e média vai diminuir bem foi algo interessante que ele analisou.E os caças iranianos não tem como encarar os de Israel, o problema é bem mais logístico do que militar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. P.A. ñ acredito nesse papo de logística, o q falta é HOMEM c/CORAGEM em iSSrael p/PUXAR o GATILHO. Desde qdo Arábia Maldita, Iraq, Omã, Qatar, Bahrein, EAU, Kwait, Yêmen, Turquia iriam impedir iSSrael de alguma coisa? E iSSrael respeita alguém ou alguma coisa? O Bigode baixou lá 30.abr.1945 e ñ mais saiu de lá, de vez em qdo vai a Washington e Bruxelas=sede da OTAN. Todos comem no mesmo PRATO, EUA/OTAN, pois então a Betina, rainha dos ingleses outro dia foi almoçar c/essas DEMOCRACIAS em Londres. Qual é a dúvida? Logística! Ou será o recado do gen. Makarov da reação da Rússia qto ao bombardeamento do IRÃ. O Ocidente Maravilha continua criando desculpa pra tudo, veja vc, a última é até Intervenção Humanitária, na ex-Líbia, destruiram alvos militares=Estação de tratamento de água e de esgôtos. Eu acredito em mula-sem-cabeça, saci-pererê, coelhinho da Páscoa ....

      Excluir
  11. Ai se o Irã fizesse fronteira com Israel o Irã ia tá ferrado tá ligado, iam ver o que é poder militar de verdade, deem uma olhada em todo vasto poder de Israel, isso sim é poder militar.Top 5 mundial ás forças armadas de Israel, e olha que ai nem entra em detalhe das centenas de caças americanos de alta qualidade que Israel possui.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Military_equipment_of_Israel

    ResponderExcluir
  12. Top 5 mundial Israel?

    Como vc falou se Irã e Israel fizesse fronteira o Irã estaria ferrado.
    Então vamos supor outras fronteiras e outros conflitos.
    Vamos fazer um exercício mental e imaginar esses conflitos vários países aleatório e o top 5 mundial, claro q a probabilidade que isso aconteça é mínimo, mas como o anônimo acima imaginou fronteiras eu tomo a liberdade para imaginar conflitos entre os países abaixo, vou citar algumas regras conflito aberto sem poder usar armas nucleares, pois se algum usar tais armas como fazem fronteira a radiação irá se propagar destruindo ambas nações, podemos então analisar esse conflito com base nas economias na industrialização das nações poder militar efetivo militar e tecnologia disponíveis e dado que um conflito desses não se da de um dia para outro cada nação teria 1 ano para se equipar para o combate.
    PS; esse conflito teria que ser longo.
    Dado essas regras na opinião de vcs quem ganharia?
    Inglaterra x Israel?
    Alemanha x Israel?
    EUA x Israel?
    França x Israel?
    Rússia x Israel?
    China x Israel?
    Índia x Israel?
    Paquistão x Israel?
    Coréia do sul x Israel?
    Japão x Israel?
    Turquia x Israel?
    Brasil x Israel?

    Israel estará no top 5 na opinião de qts aqui? Depois desse exercício mental proposto...
    Minha opinião pode ser q Israel esteja sim no top 5 mais é algo que eu duvido, pois como Israel é minúsculo um pais com grande população e armamento disponível Israel seria alvo “fácil” em uma guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos esses que tu colocou, eu diria que Israel perde pra todos.

      Excluir
    2. Israel perder do Brasil vc está de brincadeira, a diferença de poder entre eles é grande, sendo que boa parte do arsenal brasileiro que já é pequeno nem em condições de uso está como foram relatadas recentemente pelo próprios militares brasileiros em reportagens do g1.

      Excluir
    3. David como qualquer um país desses invadiria Israel com toda presença militar que Israel possui? Ninguém invadiria, Israel não tem apenas quase 150.000 militares, são mais de 400.000 reservistas para entrarem em combate em menos de 48 horas, quanto menor o país for mais é fácil pé recrutar sua reserva rapidamente, além de ser bem mais fácil de ter controle de onde está a reserva, para vc derrotar Israel, vc teria que enfrentar mais de 600.000 militares espalhados por 20.700 km, km² claro,ninguém consegue derrotar uma força dessas, sendo que a industria local para exército de Israel tem como manter guerra de desgaste, produzem tudo que guerra de desgaste precisa: fuzis, atgms, metralhadoras, morteiros e por ai vai.

      Excluir
    4. Eu não vou dizer que o Irã estaria ferrado se Israel fizesse fronteira com ele como vc disse anônimo, porque Israel não invadiria o Irã por terra, mais para alcançar o que tanto falam em bombardear facilitaria demais, porque Israel tem uma força aérea superior tanto qualitativamente quanto quantitativamente e muito experiente em guerra, até por frequentemente usa-la, acho q foi ontem mesmo q atacaram de novo Gaza,então é uma fora aérea em ação, Israel tem uma defesa antiaérea subestimada, pq é uma defesa pronta que corresponde ás necessidades de defesa do tamanho territorial de Israel e não apenas de seus pontos estratégicos, então á vantagem em uma guerra desse tipo seria grande para Israel, mais eu duvido que Israel fosse promover qualquer invasão terrestre até pelo que aconteceu no sul do Líbano e faixa de Gaza.Israel para se envolver em guerra longa teria q saber racionar mais seus gastos e não gastar os absurdos que gasta em um simples mês de guerra apenhas.

      Excluir
    5. Israel só é superior ao Brasil, militarmente falando, no ar. Nosso exército e marinha são bem melhores que o isralense.

      Israel aguentaria uma guerra de desgaste? Só podes estar brincando. Se a ajuda que ele recebe do Tio Sam deixasse de existir, Israel já teria ido pro saco há tempos.

      Excluir
    6. O exército israelense é muito superior ao brasileiro, qualquer general brasileiro diria isso, tanto em quantidade quanto qualidade, olha a quantidade e qualidade de blindados de um e de outro (só de tanques Israel tem mais do que somando tanques, APCS e IFVS do Brasil juntos), a artilharia de um e de outro Israelk tem imensamente superior, o que adiantas o Brasil produzir Astros e não compra-los para o EB? Os obuses do Brasil em sua maioria são 105mm rebocados e obsoletos, só de M109 obus autopropulsado, Israel possui 600, o Brasil possui 36 olha a diferença, se for olhar cada arma individualmente pô, o Brasil só tem uma coisa á mais fuzis e olhe lá. A marinha do Brasil de fato é bem superior a de Israel, mais para que Israel precisa de marinha forte se tem uma micro costa? A costa do estado do RJ é muito maior que a costa de Israel toda.E que capacidade o Brasil tem de guerra de desgaste comprovada? Contra quem o Brasil guerreou nos últimos 70 anos para afirmar que encararia uma guerra de verdade? Israer está sempre guerreando essa é a diferença.

      Excluir
    7. Outra questão o soldado de Israel mentalmente é muito mais preparado, é um país militarizado por natureza, não tem baboseira de idolatrar futebol, lá eles respiram defesa militar, são extremamente patriotas, quem serviu ás forças armadas no Brasil como eu servi no exército e creio eu que outros aqui serviram ou servem ainda afinal é um blog militar, sabe muito bem o quanto o interesse em servir á pátria aqui é algo no minimo no minimo bem light.

      Excluir
    8. As Forças Armadas Israelenses em um todo não são mais fortes que as Forças Armadas Brasileiras. Eles tem uma boa Força Aérea, mas sua marinha é pífia e muito menor que a nossa. Seu Exército, apesar de ter boas armas, tem um treinamento deficitário. A infantaria israelenses teve um desempenho pífio nas últimas guerras que se envolveu, isso não sou eu quem diz, mas os próprios especialistas e militares israelenses.

      Israel não tem condições de enfrentar uma guerra de desgaste por diversos motivos e irei enumerar alguns: Israel não tem petróleo para sustentar sua máquina de guerra; A indústria bélica israelenses não autossuficiente (eles precisam comprar armas de estrangeiros para manter suas guerras); a economia israelenses é muito frágil; Israel depende de um outro país para manter suas Forças Armadas; Israel é muito pequeno; A morte de um soldado para Israel é uma tragédia dada a sua pequena população. Procure no GOOGLE pelas TAGs “Attrition warfare” e você verá que Israel é incapaz de levar uma guerra desse tipo.

      Soldado israelense bem mais preparado psicologicamente? Não sei aonde você viu isso. Já viu o tanto de estresse pós-traumático nas Forças Armadas Israelenses? Já viu o tanto de gente que tem medo de servir as IDFs?

      Excluir
    9. É normal eles terem medo de servirem, exercito lá pode entrar em guerra á qualquer momento, Israel em exército desenvolve praticamente tudo, tanques, morteiros, obuses,atgms, canhão sem recuo, fuzis, metralhadoras, o Brasil como ex não desenvolve mais tanques.Tamanho populacional não pesa tanto em guerra, ás massas fogem da guerra, o que adianta um país ter uma população enorme se só uma minoria encara mesmo á guerra?

      Excluir
    10. Na guerra moderna entre estados, um lado não vencerá uma guerra apenas com tanques, canhões, fuzis, metralhadoras... Israel para atacar Gaza em 2009 precisou compra mísseis e bombas no exterior para sua campanha, uma vez que não tem uma indústria bélica capaz de fabricar equipamentos rapidamente e muitos dos equipamentos militares de Israel só servem para abastecer países pobres na África e Ásia.

      Contingente militar não faz a diferença? Que Hitler nos tempos difíceis não ouvisse isso, ele ficaria louco você. Do mesmo jeito que as massas fogem da guerra, outras massas entram nas Forças Armadas, não?

      Excluir
    11. Contingente militar faz diferença claro e muita, mais tamanho populacional nem sempre, se ás massas além de não lutarem representam peso financeiro para os governos, principalmente em tempo de guerra.

      Excluir
  13. Quem fala que Israel não tem capacidade para guerra de desgaste, não leve á mal mais não entende de táticas de guerra, se Israel quiser, Israel tem meios fáceis de baratear e muito uma guerra, o que faz Israel gastar muito em uma guerra? Uso intensivo da Força Aérea, a força área poderia ser usada como auxiliar apenas e ser racionada, Israel produz tanto em diversidade tanto UAVS quanto UGVS para preparar qualquer operação militar terrestre,Israel desenvolve UGVS tanto para batalha urbana quanto de mata e de montanha. Israel tem brigadas de tanques e veículos blindados de combate e blindados de transporte em quantidades tão grandes q pode se dar ao luxo de perder centenas deles em uma guerra e ainda manter uma vasta quantidade, basta guerrear sem frescura aaa nossos solldados estão morrendo,dane-se é mera estatística de guerra, por isso a Rússia não tem problemas com esse lado nunca. Israel poderia baratear á guerra usando bem mais da artilharia principalmente obuses e morteiros para promover bombardeios, Israel produz um modelo de obus de preço bem acessível, o atmos 2000, que eu saiba estranhamente a IDF não comprou, isso baratearia bem os gastos da IDF em uma guerra. O vídeo dele, o Irã fez um modelo parecido o HM-41 o de Israel é esse
    http://www.youtube.com/watch?v=189HBIXW804
    Mais o problema é, existe interesse real em baratear guerra? Será que ás industrias bélicas privadas por trás de governos deixam? Porque se Israel quiser existem vários meios de baratear uma guerra e sim aguentar uma guerra de desgaste a IDF.

    ResponderExcluir