A fabricante de aviões russa Irkut entregou os primeiros seis jatos de treinamento avançados Yakovlev Yak-130 Mitten de um contrato de 2011 para a Força Aérea Russa (VVS), afirmou ontem o porta-voz do Distrito Militar Ocidental.
“Em 4 de outubro o primeiro lote de jatos de treinamento de combate Yak-130 voou a partir da Irkut para o aeródromo de Borisoglebsk (região de Voronezh) depois de um extenso programa de testes de voo”, disse o coronel Andrei Bobrun.
O Ministério da Defesa da Federação Russa assinou juntamente com a Irkut em dezembro de 2011 um contrato para o fornecimento de 55 jatos Yak-130 para serem entregues até 2015.
Desenvolvido pelo Escritório de Projetos da Yakolev, o Yak-130 é um avião de treinamento avançado para os pilotos da Força Aérea Russa. A plataforma permite preparar os pilotos para o mesmos possam pilotar posteriormente os caças de 4,5 e 5ª geração.
O Yak-130 (Mitten na classificação OTAN) é uma aeronave de treinamento com a capacidade de ataque leve. Trata-se de uma aeronave subsônica, de dois motores e tripulada por dois pilotos. A aeronave foi projetada pelo Departamento de Design da empresa russa Yakovlev. Os primeiros dois aviões foram colocados em serviço na Força Aérea Russa em 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário