Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Irã disparou contra aeronaves próprias em 2008, afirma relatório do Pentágono

TOR-M1

Um relatório secreto do Pentágono, exposto recentemente pelo jornal americano New York Times sugere que os militares iranianos eram tão cautelosos acerca de um ataque aéreo israelenses em 2008, que eles dispararam por engano contra aeronaves civis e militares do próprio país.

Enquanto os líderes iranianos estão descartando publicamente as ameaças israelenses de atacar as instalações nucleares do Irã, um relatório classificado da inteligência do Pentágono revela o estado de pânico que prevaleceu em Teerã dada a possibilidade de um ataque israelense em 2008.

O New York Times reportou nessa quarta-feira que os militares iranianos eram tão apreensíveis com a ameaça de um ataque aéreo israelense contra suas instalações nucleares em 2007 e 2008, que erroneamente disparam contra aeronaves civis e em um momento disparou contra uma de suas aeronaves.

“Unidades de defesa antiaéreas iranianas tomaram dezenas de vezes ações inapropriadas, incluindo disparos de artilharia antiaérea e se deparou com alvos não-identificadas e identificadas erroneamente”, afirma o relatório do Pentágono.

Além disso, foi observado que as comunicações militares iranianas eram tão inadequadas que as deficiências de capacitação tão significativas que os erros de identificação de aeronaves vai continuar.

O relatório cita alguns exemplos de equívocos iranianos. Em junho de 2007, uma unidade de defesa antiaérea do Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC), efetuou disparos com uma bateria de mísseis antiaéreos TOR-M1 em um avião civil. Em maio de 2008, uma unidade de bateria antiaérea disparou em um avião de reconhecimento iraniano e um avião civil. No mesmo mês, uma bateria de defesa antiaérea disparou contra um F-14 iraniano.

Em junho de 2008, unidade de defesa antiaéreas iranianas dispara contra duas aeronaves civis. Em um exemplo, um caça F-4 iraniano interceptou um voo da Iraqi Airways flight, que tinha saído de Bagdá com destino à Teerã. O F-4 fez contato visual com o aeronave civil e não tomou nenhuma atitude hostil precipitada contra a mesma.

5 comentários:

  1. Será? Lembrado que os EUA derrobou avião civil Iraniano em 1988 em que morream 290 pessoas.Será que iso não deficiência e desespero dos EUA?

    Esse texto tem objetivo claro de menosprezar os militares iranianos, cujo objetivos é taxa-los de loucos , burros e incapazes.
    isso é mais uma propaganda da CIA. Um arquvivo de 2007-2008 que só foi libeado justamente agora...

    ResponderExcluir
  2. 2007-2008 falta 2009-2010-2011-2012,se não tem quer dizer tudo já foi resolvido agora eles estão mais preparados.
    Ou não?

    ResponderExcluir
  3. Não acredito só em relatórios do Pentágono.

    ResponderExcluir
  4. -
    -
    se estão ou não preparados.......saberemos em breve
    -
    do ponto de vista ... cientifico-militar... quando o ataque ocorrer...será um espetacular laboratório para testes de quase todo tipo de artefato militar.
    -
    XTREME

    ResponderExcluir