Operador de Metralhadora egípcio na Guerra de Yom Kuppur |
O Conselho Supremo das Forças Armadas egípcias, convidou a população a celebrar a vitória sobre Israel em 6 de outubro de 1973, na Praça Tahrir, no centro da cidade do Cairo.
“Convidamos a nossa grande nação a participar junto com as Forças Armadas em celebração do 6 de outubro, na Praça Tahrir, próximo ao monumento do soldado desconhecido, assim como em todas as praças importantes”, disse o Conselho Militar em sua página oficial no Facebook.
A operação militar levada a cabo pelas tropas egípcias há 38 anos atrás, passou para a história como a vitória mais esperada pelo Egito, depois de uma amarga derrota na guerra árabe-israelense em 1967.
No dia 6 de outubro de 1973, o Exército Egípcio conseguiu cruzar o Canal de Suez e logro romper a forte “Linha Bar Lev” e causaram danos significativos às forças israelenses que haviam ocupado a península do Sinai.
Pela primeira vez em muitos anos, o Egito celebra este dia sob a direção do Conselho Supremo das Forças Armadas e não por um presidente. O ex-presidente egípcio, Hosni Mubarak, durante a guerra esteve no comando da Força Aérea Egípcia, força essa que tivera desempenho chave no êxito da operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário