Acima a imagem do santo Alexander Nevskiy no "sail" do submarino K-550 Alexander Nevskiy |
A Rússia eliminará o escudo e o número de matrícula dos seus submarinos operacionais ou que estão testando armas, informou ontem (09) um alto militar da Marinha Russa ao jornal russo Izvestia.
“O objetivo chave de um submarino em serviço operacional é permanecer oculto para o adversário. As matrículas e os escudos, visíveis a toda hora, são elementos identificadores”, explicou a fonte.
A omissão desses elementos – algo que se praticou na época da URSS e segue sendo praticado pelos EUA - foi aprovado em março passado.
A Rússia dispõe atualmente de 70 submarinos e todos e todos tem o escudo nacional pintado sobre um plano de fundo vermelho, assim como o número correspondente de matrícula: três dígitos em branco devem variar a cada dois anos. Cada submarino deve adotar o número tático, por exemplo K-18 ou K-114, que é gravado em uma placa de cobre colocado no posto de comando principal.
Além dos elementos visíveis, são as peculiaridades acústicas como o funcionamento das turbinas ou os campos magnéticos que permitem identificar um submarino, no entanto isso demanda tempo.
meio inútil isso... mesmo os russos questionam tal medida...
ResponderExcluiralegam que o formato e a assinatura sonora dos mesmos é mais que suficiente para saber "quem é" ..
Você não entendeu a notícia.
Excluir