A Rússia negocia a venda de aeronaves de treinamento avançando Yakovlev Yak-130 "Mitten" ao Brasil e estaria disposta a conceder a licença dessas aeronaves em território brasileiro para toda América Latina, comentaram hoje vários executivos da indústria de defesa da Rússia.
"Mantivemos consultados detalhas com o Brasil e gostaríamos de debater os aspectos da tecnologia e produção dessas aeronaves para toda região", declarou o vice-presidente de Marketing e Relações Exteriores da Irkut, Vladimir Sautov.
O Yak-130 é um dos projetos chave para a Irkut.
Sautov destacou que a "América Latina é um mercado muito interessante' para a sua empresa e que o "Brasil, como dos países líderes em matéria de construção aeronáuticas, poderia ser um sócio".
Ele mencionou como exemplo a cooperação estratégica com a indiana HAL, que fabrica caças Su-30 sob licença.
Sergei Ladigin, executivo da estatal russa Rosoboronexport, disse que a Rússia sugere ao Brasil começar com a aquisição de um lote de Yak-130. "Logo, poderia ser montado no Brasil uma linha de montagem de alguns componentes com a opção adicional para co-produção deste avião", disse ele.
O Yak-130 (Mitten na classificação OTAN) é uma aeronave de treinamento com a capacidade de ataque leve. Trata-se de uma aeronave subsônica, de dois motores e tripulada por dois pilotos. A aeronave foi projetada pelo Departamento de Design da empresa russa Yakovlev.
A companhia aeronáutica russa Irkut começou a exportar o Yak-130 em 2011. A empresa espera vender a médio prazo cerca de 250 unidades deste modelo. O Ministério da Defesa da Rússia estuda comprar 65 unidades do Yak-130.
“Upgrade”
Irkut está planejando criar um pacote de atualizações para o Yak-130. A companhia russa planeja dotar o Yak-130 com um novo radar e novos sistemas ópticos-eletrônicos.
“Pretendemos “incrementar” as capacidades dessa aeronave, instalado um novo radar e sistemas ópticos-eletrônicos, térmicos e a laser”, disse Alexei Fedorov, chefe da companhia aeronáutica russa.
Segundo Fedorov, o pacote de atualizações irá permitir que os pilotos conduzam testes com uma vasta gama de armas avançadas, bem como melhorar a função de combate de aeronave.
“Aumentar o potencial do Yak-130 é permitir também que ele seja utilizado em situações de conflitos locais”, disse Fedorov.
This is one Great Deal For Brasil
ResponderExcluirJá passamos desse estágio quando fabricamos os AMX em 1989 junto com a Italia, se é para fabricar treinadores subsônicos que se reabra a linha dos AMX com algumas atualizações para melhorar sua performance. O que queremos é expertise em caça supersonico e outras tecnologias como radar AESA, o PAK FA seria excelente neste contexto com a Russia e ainda é stealth.
ResponderExcluirFala pra mim um treinador supersônico? Quem disse que um treinador tem que ser supersônico?
ExcluirUm antigo o T38 talon,
ExcluirUm moderno o TA 50 golden Eagle
É vero! Ademais, um treinador não precisa ser necessariamente supersônico e o fato de um treinador romper a barreira do som pouco influência o adestramento do piloto. Veja a IAF, vai trocar o treinamento dos seus pilotos pelo M-346 Master, que é transônico. Os melhores pilotos da atualidade, os holandeses, são adestrados no Pilatus PC-7 Turbo Trainer, os franceses em Alpha Jet, os alemães, os britânicos no BAE BAE... Logo, concluo que seu pensando é errôneo, uma vez que afirma, ainda nas entrelinhas, que treinadores subsônicos ou transônicos não são um bom negócio.
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