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quinta-feira, 11 de abril de 2013

Russos oferecem a produção sob licença do treinador avançado Yak-130 ao Brasil


A Rússia negocia a venda de aeronaves de treinamento avançando Yakovlev Yak-130 "Mitten" ao Brasil e estaria disposta a conceder a licença dessas aeronaves em território brasileiro para toda América Latina, comentaram hoje vários executivos da indústria de defesa da Rússia.

"Mantivemos consultados detalhas com o Brasil e gostaríamos de debater os aspectos da tecnologia e produção dessas aeronaves para toda região", declarou o vice-presidente de Marketing e Relações Exteriores da Irkut, Vladimir Sautov.

O Yak-130 é um dos projetos chave para a Irkut.

Sautov destacou que a "América Latina é um mercado muito interessante' para a sua empresa e que o "Brasil, como dos países líderes em matéria de construção aeronáuticas, poderia ser um sócio".

Ele mencionou como exemplo a cooperação estratégica com a indiana HAL, que fabrica caças Su-30 sob licença.

Sergei Ladigin, executivo da estatal russa Rosoboronexport, disse que a Rússia sugere ao Brasil começar com a aquisição de um lote de Yak-130. "Logo, poderia ser montado no Brasil uma linha de montagem de alguns componentes com a opção adicional para co-produção deste avião", disse ele.


O Yak-130 (Mitten na classificação OTAN) é uma aeronave de treinamento com a capacidade de ataque leve. Trata-se de uma aeronave subsônica, de dois motores e tripulada por dois pilotos. A aeronave foi projetada pelo Departamento de Design da empresa russa Yakovlev.

A companhia aeronáutica russa Irkut começou a exportar o Yak-130 em 2011. A empresa espera vender a médio prazo cerca de 250 unidades deste modelo. O Ministério da Defesa da Rússia estuda comprar 65 unidades do Yak-130.

“Upgrade”
Irkut está planejando criar um pacote de atualizações para o Yak-130. A companhia russa planeja dotar o Yak-130 com um novo radar e novos sistemas ópticos-eletrônicos.

“Pretendemos “incrementar” as capacidades dessa aeronave, instalado um novo radar e sistemas ópticos-eletrônicos, térmicos e a laser”, disse Alexei Fedorov, chefe da companhia aeronáutica russa.

Segundo Fedorov, o pacote de atualizações irá permitir que os pilotos conduzam testes com uma vasta gama de armas avançadas, bem como melhorar a função de combate de aeronave.

“Aumentar o potencial do Yak-130 é permitir também que ele seja utilizado em situações de conflitos locais”, disse Fedorov.



5 comentários:

  1. This is one Great Deal For Brasil

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  2. Já passamos desse estágio quando fabricamos os AMX em 1989 junto com a Italia, se é para fabricar treinadores subsônicos que se reabra a linha dos AMX com algumas atualizações para melhorar sua performance. O que queremos é expertise em caça supersonico e outras tecnologias como radar AESA, o PAK FA seria excelente neste contexto com a Russia e ainda é stealth.

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    Respostas
    1. Fala pra mim um treinador supersônico? Quem disse que um treinador tem que ser supersônico?

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    2. Um antigo o T38 talon,
      Um moderno o TA 50 golden Eagle

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    3. É vero! Ademais, um treinador não precisa ser necessariamente supersônico e o fato de um treinador romper a barreira do som pouco influência o adestramento do piloto. Veja a IAF, vai trocar o treinamento dos seus pilotos pelo M-346 Master, que é transônico. Os melhores pilotos da atualidade, os holandeses, são adestrados no Pilatus PC-7 Turbo Trainer, os franceses em Alpha Jet, os alemães, os britânicos no BAE BAE... Logo, concluo que seu pensando é errôneo, uma vez que afirma, ainda nas entrelinhas, que treinadores subsônicos ou transônicos não são um bom negócio.

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