A companhia aeroespacial russa Lavochkin venceu uma concorrência de US$ 2.2 bilhões do Ministério da Defesa da Rússia para o desenvolvimento de uma série de 5 satélites ópticos-eletrônicos de alta resolução, noticiou ontem o jornal russo Izvestia.
O diretor geral da companhia, Viktor Khartov, disse em entrevista ao jornal citado, que a Lavochkin irá projetar e produzir os satélites, enquanto a carga eletrônica será inicialmente adquirida no exterior.
“A participação da produção da carga eletrônica vai aumentar gradualmente, de modo que até o final do projeto seriamos capazes de construir estes satélites integralmente”, disse Khartov.
O consórcio europeu EADS, a empresa francesa Thales Alenia Space e a israelense Israel Aerospace Industries consideram a possibilidade de serem fornecedores para equipamentos eletrônicos para os satélites.
Khartov disse que os trabalhos de concepção do novo satélite serão concluídos no final de 2013. O agrupamento orbital será inicialmente composto de 2 satélites, com a posterior adição de 3 outros satélites afim de formar um sistema completo.
De acordo com os requerimentos do Ministério da Defesa da Rússia, o sistema deverá ser capaz de produzir imagens com resolução sub-metral, que permite, por exemplo, identificar placas de carros ou detalhes da aparência de um ser humano.
A Rússia não desenvolve equipamentos desse tipo desde a era soviética.
ajuda de fornecedores estrangeiros para satélites espiões. nao me parece boa ideia, mesmo sendo só inicialmente.
ResponderExcluirUma má ideia é tentar enganar os russos.
Excluirajuda será no quesito ... equipamentos mais avançados ... obvio que o "controle" será totalmente russo.
Excluir