Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Escola do Exército terá curso para civis

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro

O Instituto General Carlos de Meira Mattos, inaugurado pela Escola de Comando e Estado Maior do Exercito (Eceme) no ultimo dia 2 de outubro, vai oferecer a partir do próximo ano cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Ciências Militares e Defesa. Embora a instituição seja subordinada ao Exercito, os cursos serão abertos a alunos civis.

As regras do processo seletivo, assim como data das provas e numero de vagas disponíveis, serão definidas ate o final deste ano e anunciadas por meio do site da Eceme.

Reformulação. O instituto foi criado a partir do Centro de Estudos Estratégicos, que era mantido pela Eceme desde 2000, com o objetivo de estudar problemas de segurança nacionais e internacionais e estimular discussões sobre defesa e segurança.

Agora o centro foi reformulado e recebeu novo nome em homenagem ao general Meira Mattos (1913-2007). Segundo a direção do instituto, a reformulação e fruto da aproximação dos militares com a rotina e as necessidades dos civis.

Atualmente a unidade esta selecionando os professores civis – o corpo docente militar já esta definido – e tratando de oficializar o novo instituto perante a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão federal que concede bolsas de estudo, avalia os cursos de pós-graduação e divulga a produção cientifica brasileira.

A direção do instituto tem 90 dias, contados a partir de sua criação, para inscrever seu regulamento na Capes.

Veterano de guerra. Carlos de Meira Mattos participou da 2.ª Guerra Mundial como capitão da Forca Expedicionária Brasileira ( FEB). Ao passar a reserva, dedicou- se a atividades acadêmicas e ao jornalismo.

Ele foi comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), interventor federal no Estado de Goiás, vice-chefe do Gabinete Militar durante o governo do presidente Humberto Castello Branco, entre 1964 e 67, adido militar na Bolívia e vice- diretor do Colégio Interamericano de Defesa, em Washington, nos Estados Unidos.

O general morreu no dia 26 de janeiro de 2007, aos 93 anos, depois de ficar internado mais de um mês apos se submeter a uma cirurgia no abdômen, da qual não se recuperou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário