Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

18 Super Tucanos e 12 Cheetah da Força Aérea Equatoriana sofrem com a falta de peças

Dezoito aviões de ataque ao solo Super Tucano e doze Cheetah, adquiridos pela Força Aérea Equatoriana em 2009 e 2011, respectivamente, se encontram em desuso porque não estão equipados com armamento e acessórios devidos, segundo denunciou o assembleísta  equatoriano Fausto Cobo em um informe remetido ao Ministério da Defesa do Equador.

No dito informe, escrito pelo ministro Javier Ponce, o comandante da Força Aérea Colombiana, o brigadeiro-general Leonardo Barreiro Muñoz, diz que nos inventário de material bélico da Força Aérea estão disponíveis bombas e munições e que se materializa a aquisição de material e acessórios que permitam explorar o máximo das capacidades do Super Tucano, revela o jornal La Hora.

Por outra parte, o documento indica que em fevereiro de 2012 foram comprados foguetes de 70mm. Em agosto se efetuou a primeira recepção de “cartuchos chaff” para o sistema de proteção e auto-defesa em cenários hostis e em novembro chegaram os kits de guiamento a laser.

O informe indica que a aquisição de mísseis ar-ar para os Cheetahs está em etapa pro-contratual e que a assinatura é prevista para 2012. Em novembro desde ano, a Força Aérea Equatoriana receberá kits de guiamento a laser.

“Este não é um material de 2011, os Cheetahs foram concebidos na década de 80 e na África do Sul já foram aposentados. São aviões de excelentes, mas não conta com a capacidade subsônica”, denuncia Cobo, depois de declarar que “estrutura os insumos necessários para sustentar um processo político contra Ponce”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário