A bruxa romena Bratara Buzea, 63, foi presa durante o regime do ditador comunista Ceausescu |
Foi uma incursão um tanto peculiar que a brigada antiterrorista romena efetuou no dia 13 de dezembro de 2011, em Bucareste. A elite das forças de ordem visava bruxas acusadas de terem roubado alguns milhões de euros de várias estrelas romenas. Os policiais encapuzados e armados até os dentes prenderam três mulheres e quatro homens que fizeram fortuna vendendo “milagres” aos (muitos) que quiseram acreditar em seus talentos.
A prática da bruxaria não vem de hoje na Romênia. O ditador Nicolae Ceausescu e sua esposa Elena eram íntimos de Mama Omida [Mãe Lagarta], a bruxa mais famosa do país, que teria previsto uma morte violenta para eles. Após a queda da ditadura comunista na Romênia, em dezembro de 1989, a bruxaria teve um sucesso extraordinário num país em transição onde os marginalizados eram cada vez mais numerosos. Milhares de bruxas, a maioria de origem cigana, começaram a prosperar.
Várias delas se tornaram estrelas graças às novas redes de televisão privadas, nas quais elas exaltavam seus dons.
“Eu, Desdêmona...”
“Eu, Desdêmona, herdeira dos poderes de minha mãe e de minha avó, com um quê a mais pessoal e uma reputação internacional, curo as nove doenças conhecidas pela humanidade!”: esse tipo de manifestação ao vivo diante das câmeras era muito apreciado pelos romenos.Mas essa era de ouro acabou em 2002, quando o Conselho Nacional do Audiovisual proibiu a publicidade das bruxas na televisão. Apesar dos protestos das bruxas, que acusavam as autoridades de “uma volta às práticas da Idade Média”, a batalha foi ganha pelo governo. No entanto, após essa derrota, em janeiro de 2011 as bruxas conseguiram impedir a votação de uma lei que visava tributar suas rendas.
Mas um novo texto destinado a proibir as práticas ocultistas foi submetido aos deputados em dezembro. Essa iniciativa provocou a ira das bruxas, que foram protestar diante do Parlamento. “Vamos lançar um feitiço sobre esses políticos”, ameaçou a jovem Mihaela. “Isso vai fazê-los pensarem.”
Apesar de seus problemas com as autoridades, as bruxas romenas acreditam em sua estrela e agora visam o mercado internacional. Melissa usou o Facebook para oferecer seus serviços às cantoras Mariah Carey e Shakira. Já sua concorrente Vanessa procurou a rival delas, Beyoncé. Vai saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário