Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Rússia projetará um UAV de reconhecimento e outro de ataque para o Exército Russo

UAV Dozor-600 é exibido na MAKS-2009
O Ministério da Defesa da Rússia abriu uma licitação para o desenvolvimento de dois tipos de aeronaves não-tripuladas para o Exército Russo, informam os meios noticiosos locais.

Uma aeronave de reconhecimento com peso de decolagem de uma tonelada será desenvolvido pela empresa Tranzas de São Petersburgo, conhecida por seus sistemas de navegação aéreos e marítimos; O UCAV (aeronave não-tripulada com capacidade de ataque) terá 5 toneladas e será desenvolvido pela empresa Sokol, de Kazan, a capital tártara, especializada em aeronaves e alvos não-tripuladas. O custo estimado dos dois projetos será de US$ 63 e 31 milhões, respectivamente.

Segundo o vice-presidente do holding Tranzas, Victor Gudonov, sua empresa coordenará com a empresa Kazan, centrando-se no desenvolvimento da aviônica e dos sistemas de bordo de futuros aparatos, enquanto a empresa tártara desenhará a estrutura de ambos aparatos.

Cabe destacar que a Tranzas já dispõe de experiência no desenvolvimento desse tipo de aeronave. Em particular, esta empresa já desenvolveu um UAV para missões de reconhecimento e ataque, o Dozor-600, análogo do MQ-1 Predator americano.

Ambas as aeronaves deverão realizar seu primeiro voo antes de 2015, informou Nicolai Dolzenkov, diretor de projetos futuros e conhecido como o projetista do caça de treinamento avançado Yak-130 e Pechela (Abelha), um dos primeiros UAV russos.

No que tange a UAV leves (de até 500 kg), o Ministério da Defesa da Rússia não precisará comprar aeronaves, uma vez que a Rússia desenvolve em conjunto com Israel, UAVs dessa categoria em solo russo.

2 comentários:

  1. Brasil poderia participar desse projeto russo. Sairia bem mais barato do que ficar coprando.

    ResponderExcluir
  2. Se fosse tão fácil... A Rússia tem uma necessidade, o Brasil tem outra. Tem projetos que os países não querem parceria. E outra, com o Brasil participando do projeto, a Rússia teria um concorrente.

    ResponderExcluir