Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Armada Espanhola incorporar o simulador que permitirá treinar as tripulações dos submarinos S-80

Concepção artística da classe S-80

O Arsenal de Cartagena incorporou o simulador que permitirá o treinamento das tripulações dos submarinos S-80 em todas as situações e condições de navegação, podendo simular avarias e falhas de diferentes equipamentos e sistemas do submarino, assim como permitir a simulação de situações de emergência que requerem intervenções imediatas das tripulações.

A nova série de submarinos S-80, que a Navantia está construindo para a Armada Espanhola, contará com um Sistema de Controle de Plataforma e um Sistema de Comando que incorporará os últimos avanços tecnológicos e permitirá operar o submarino uma tripulação reduzida, segundo informam fontes da Navantia em um comunicado.

Para conseguir as condições idôneas de manejo do submarino, é necessário submeter a tripulação do mesmo a um treinamento excepcional. Esse treinamento só é possível consegui-lo mediante a exercícios no simulador, onde será reproduzido de forma mais real o funcionamento do submarino e os incidentes que podem acontecer durante a navegação do submarino.

O Simulador de Plataforma, que a Navantia (Sistemas FABA-Sistemas de Controle) está desenvolvendo para a Armada Espanhola, contando com a participação das empresas AVIO e Indra, pretende cumprir amplamente com os objetivos de treinamento especifico por cliente.

O fato do primeiro submarino S-80 encontrar-se ainda em construção, confere ao simulador de plataforma uma especial relevância, uma vez que ele terá a difícil missão de treinar a primeira tripulação para os submarinos da classe S-80, e com ele será revisado os procedimentos normais e de emergência da Armada Espanhola antes que o submarino saia para realizar testes em mar.

O Simulador de Plataforma chegou nesta segunda-feira (03) as instalações do Arsenal de Cartagena e, dadas as suas dimensões, será instalado no edifício de simuladores da Escola de Submarinos (ESUBMAR), onde estão realizando as obras necessárias para a adequação do espaço disponível. Uma vez terminado, o edifício avançará à fase final que será os testes do simulador.

O Simulador Plataforma (SP) é um sistema avançado que reproduz, em uma cabina em escala 1:1, o lado bombordo e o aperto da Câmara de Comando e Controle do submarino com todos os consoles, painéis e elementos que compõe o Sistema de Comando, e também inclui, no lado estibordo, os Painéis de Controle Local (virtuais) mais relevante para o manejo do submarino.

O simulador conta com uma cabine de treinamento dotada de sistemas de movimento para a geração de ângulos e inclinação do submarino, assim como um posto para o planejamento, controle, monitoramento, avaliação, gravação e reprodução dos exercícios no simulador.

Da mesma forma, com a simulação de gravação, execução e reprodução controlada, modelar o comportamento do submarino e do ambiente marítimo, área para exposição e análise dos exercícios, e outros como a geração de sons subaquáticos e comunicações, entre outros.

O software de simulação, desenvolvido especificamente para este simulador implementa modelos matemáticos para a emulação de sistemas submarinos e equipamentos diversos, bem como o comportamento dinâmico do mesmo com diferentes condições de contorno.

Estes modelos matemáticos simulando o comportamento de cada um dos sistemas de controle que afetam a plataforma, como propulsão, Power Plant, imersão de segurança, dando um verdadeiro reflexo de sua reação e resposta às ordens dadas pelos operadores das várias posições controle do sistema e plataforma de comando, bem como avarias ou incidentes que são introduzidos a partir do posto de instrutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário