Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Advanced Gun System (AGS): O novo canhão naval americano

A Marinha Americana (US Navy) andou testando o moderníssimo canhão AGS (Advanced Gun System) de 155mm, que está a desenvolver desde 2005 para os destroier da classe Zumwalt.


Durante os testes foram disparados dois projéteis guiados por GPS e esses alcançaram com sucesso um alvo que se encontrava a uma distância de 81 km.

Os canhões foram desenvolvidos para disparar munições tanto convencionais, como guiadas por GPS com alcance efetivo de até 190 km. Canhões desse tipo serão instalados a princípio nos destroiers de última geração DDG 1000 da classe “Zumwalt”, atualmente em construção.

O lançamento de projéteis guiados por GPS, com cerca de 11 kg de carga explosiva, se efetua com um canhão em posição vertical. O sistema de guiamento por satélite GPS permite atingir um alvo de 50 metros de diâmetro. Uma vez instalado no navio, cada sistema AGS levará 335 munições. O tubo do canhão é resfriado com água e tem uma cadência de tiro de 10 disparos por minuto. A recarga do sistema é totalmente automática.

Uma das peculiaridades desse sistema é a sua instalação dentro de uma torre, por sua vez coberta e feita com uma tecnologia que engana os radares inimigos. O tubo do canhão é projeto para fora de uma ‘caixa’ para disparar.

A adoção desse novo sistema por parte da Marinha Americana está prevista para três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário