A Marinha Americana (US Navy) andou testando o moderníssimo canhão AGS (Advanced Gun System) de 155mm, que está a desenvolver desde 2005 para os destroier da classe Zumwalt.
Durante os testes foram disparados dois projéteis guiados por GPS e esses alcançaram com sucesso um alvo que se encontrava a uma distância de 81 km.
Os canhões foram desenvolvidos para disparar munições tanto convencionais, como guiadas por GPS com alcance efetivo de até 190 km. Canhões desse tipo serão instalados a princípio nos destroiers de última geração DDG 1000 da classe “Zumwalt”, atualmente em construção.
O lançamento de projéteis guiados por GPS, com cerca de 11 kg de carga explosiva, se efetua com um canhão em posição vertical. O sistema de guiamento por satélite GPS permite atingir um alvo de 50 metros de diâmetro. Uma vez instalado no navio, cada sistema AGS levará 335 munições. O tubo do canhão é resfriado com água e tem uma cadência de tiro de 10 disparos por minuto. A recarga do sistema é totalmente automática.
Uma das peculiaridades desse sistema é a sua instalação dentro de uma torre, por sua vez coberta e feita com uma tecnologia que engana os radares inimigos. O tubo do canhão é projeto para fora de uma ‘caixa’ para disparar.
A adoção desse novo sistema por parte da Marinha Americana está prevista para três anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário