RS-12M Topol |
“O R-12M TOPOL foi lançado do Cosmódromo de Plesetsk (há 800 km de distância ao norte de Moscou) as 13:46h de Moscou (09:46h GMT) e a ogiva do míssil destruiu com devida precisão um alvo convencional no polígono de Kamchatka”, disse o oficial.
O oficial agregou que o objetivo do lançamento era comprovar a estabilidade das principais características do míssil, cuja vida operacional foi prolongada, assim como testar diversos instrumentos de medição.
Incorporados ao arsenal nuclear desde 1988, os RS-12M TOPOL (SS-25 Sickle segundo a classificação OTAN) tem um alcance de 10.500 km e duas versões: a versão de silo e móvel, esses transportados por caminhões.
O ICBM em questão é um foguete de três estágios, mede 22,3 de altura, 2 metros de diâmetro, pesa 45 toneladas. Os mísseis desse tipo são os primeiros mísseis balísticos intercontinentais móveis desenvolvidos pela extinta URSS. Sua ogiva nuclear tem uma massa de 1, 2 toneladas e 550 kilotons de potência. As bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Negasaki em 1945, por exemplo, tinha potência equivalente a 20 kilotons.
Brasil tinha que ter armas desse tipo.
ResponderExcluir