Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

“S-300 iraniano” é melhor que S-300 russo, garante comandante iraniano

S-300 
O sistema de defesa aérea projeto pelo Irã como uma alternativa ao sofisticado sistema S-300 goza de maior capacidade em comparação ao sistema russo, destacou hoje um comandante iraniano, acrescentando que o sistema foi concebido com base nas necessidades operacionais do país.

“É agora, depois de vários anos de pesquisas, os nossos especialistas conceberam um sistema cujas capacidades estão muito além do sistema S-300”, disse nesta quarta-feira (21) o comandante do Centro de Pesquisa e Autossuficiência da Jihad, da base aérea de Khatam ol-Anbia, o coronel Mohammad Hossein Shamkhali.

“O sistema foi concebido em nossas próprias necessidades operacionais”, disse Shamkhali, acrescentando que o Irã pode revelar partes do sistema iraniano em março do ano que vem.

Ontem, o brigadeiro-general Farzad Esmayeeli, comandante da base Khatam ol-Anbia revelou que o Irã está desenvolvendo sua própria versão do sofisticado sistema de defesa aérea S-300. Esmayeeli foi mais além ao dizer que os engenheiros iranianos estão removendo supostas falhas da versão russa.

Esmayeeli também disse que o desenvolvimento do sistema, apelidado de Bavar 373, foi iniciado depois de ordens expressas do comandante-em-chefe das Forças Armadas Iranianas, o Aiatolá Seyed Ali Khamenei.

Questionado acerca das características e especificações do Bavar 373, Esmayeeli declarou: “As falhas e os defeitos do sistema S-300 russo foram removida na versão iraniana e seu projeto conceitual já está terminado."

7 comentários:

  1. essa noticia vai deixar israel ainda mais preocupado, pelo que entendi o prejeto foi terminado mas a produção dos misseis ainda nao aconteceu, logo o Irã ainda se encontra vulneravel a atackes preventivo vindo de israel?

    Li a um tempo atraz que o irã possui 11 mil misseis...msm que tais misseis nao sao os mais modernos , é possivel derrubar aeronaves moderna usando esses misseis?

    ResponderExcluir
  2. Eu sei é que durante a guerra Rússia x Geórgia em 2008, Israel vendeu aeronaves não-tripuladas à Georgia. Por tanto, nada mais justo que a Rússia cumpra sua parte (pois existe um contrato de venda e o Irã já pagou) e entregue os S-300 ao Irã. Ainda mais agora, que os EUA estão irredutíveis em relação ao escudo anti-míssil no leste europeu.

    ResponderExcluir
  3. Mas a Geórgia não estava embarcada pela ONU, ao contrário do Irã. Se bem que as resoluções da ONU contra o Irã diz que o Irã não pode comprar armamento ofensivos, o S-300 é um sistema integralmente defensivo.

    ResponderExcluir
  4. Segundo a notícia, o Irã terminou o protótipo do novo sistema e agora esse passará por testes até que sua fiabilidade agradem os militares iranianos. Não! O Irã não está vulnerável contra eventuais ataques de Israel. O Irã tem vários sistemas anti-aéreos e alguns desses são nacionais o que fará o Irã disseminar milhares de mísseis em seu território e isso se converte em uma forte ameaça aos caças de Israel. Se contar que do ponto de vista operacional, Israel é incapaz de atacar o Irã.

    Por fim, Anônimo, esses mísseis que você mencionou são mísseis balísticos, ou seja, são mísseis a serem usados contra alvos em TERRA, não podendo ser usado contra aeronaves.

    ResponderExcluir
  5. considerando os avanços Iraniano, eles estariam na frente do Brasil quando comparado a industria nacional belica em mabos os paises?
    claro que muitos fatores devem influenciar como o Irã sofrer embargo, o Brasil é mais rico, entretanto uma comparação rapida o Brasil teria uma desesa tao "boa" quanto o Irã tem?

    ResponderExcluir
  6. Davi, eu não tenho dúvidas que, mitarmente, o Irã está muito à frente do brasil. Também não é à toa, pois vive sob ameaça de ataque. E ao longo de tantos anos de embargo desenvolveu um belo programa militar, boa parte com tecnologia própria.
    Já o Brasil... vem protelando a modernização de sua força militar há anos. O exercito chileno é mais moderno que o nosso; o venezuelano, depois da associação com os russos, é de longe o mais poderoso da américa do sul - claro, vale lembrar que a Colômbia (vendida aos EUA) tabém tem bons equipamentos e creio estar à altura da Venezuela.

    ResponderExcluir
  7. O Brasil tem dinheiro, conhecimento e obra-prima para produzir as mais poderosas armas do mundo. Mas falta vontade política. Mas hoje a indústria bélica iraniana é mais evoluída em certos aspectos.

    ResponderExcluir