Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EUA estuda criar “linha direta” com Irã para evitar incidentes

Guarda Revolucionária realiza salvas de tiro em exercício militar naval no Estreito de Hormuz em 22 de abril de 2010
O governo dos Estados Unidos está considerando estabelecer uma linha militar direta com o Irã depois de uma série de incidente dentre forças de ambos os países no Golfo Pérsico, informou domingo o jornal Wall Street Journal.

Citando funcionários americanos que não revelaram seus novos, o jornal escreveu que Washington está especialmente preocupado com uma flotilha de navios provavelmente controlada pela Guarda Revolucionária, uma força de elite e fiel ao atual regime iraniano.

Essas embarcações, de alta performance  e que podem ser equipadas com mísseis, desafiam regularmente os navios americanos e de seus aliados que transitam pelo Golfo Pérsico.

Nos últimos meses, um destroier britânico realizou disparos de advertência contra uma dessas lanchas iranianas, disse o jornal.

Aviões iranianos desafiam regularmente as naves americanas, disse o documento.

Temendo um mal-entendido que possa resultar em um conflito mais amplo, funcionários americanos estão considerando levar ao Irã uma proposta formal para estabelecer uma linha direta entre ambas as partes, indica o informe. Ao menos inicialmente, funcionários de defesa dos EUA se inclinam por fazer contato direto entre ambas armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário