Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alemanha se interpõe ao projeto espanhol de venda de tanques de batalha Leopard à Arábia Saudita

Os alemães enviaram seu próprio tanque de batalha para ser testado no deserto

Leopard 2A7

Espanha e Alemanha continuam sua contenda particular para vender seus próprios carros de combate Leopard à Arábia Saudita. Ambos os países enviaram ao deserto arábio seus dois protótipos adaptados. O tanque espanhol teve um bom desempenho, mas teve problemas com a velocidade.

Segundo fontes do Ministério da Defesa da Espanhol, nos meses de verão a Espanha enviou a Arábia Saudita um protótipo melhorado do Leopard 2 espanhol, com especificações técnicas adaptadas as duras condições do deserto. Sobretudo no sistema de refrigeração do blindado.

No entanto, o negócio poderia fracassar devido a Alemanha tentar de todas as formas melar o negócio. Segundo eu apurei, a Alemanha também enviou à Arábia Saudita uma versão do Leopard 2. Para se mais preciso, a Alemanha enviou para o deserto saudita a versão “2A7+” do Leopard 2, a mais moderna de todas. Mas os espanhóis não levam desvantagem apenas na preferência saudita pelos blindados fabricados na Alemanha e na qualidade dos tanques em si. Afinal todos nós sabemos que a Espanha fabrica sob licença o Leopard 2, tanque esse que é de propriedade intelectual das empresas alemãs Rheinmetall e Krauss Maffei Wegmann. Ou seja, a Alemanha poderia acabar com as pretensões espanholas a qualquer instantes.

Essa viagem foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Alemanha e despertou certa preocupação na empresa espanhola Santa Bárbara Sistemas. As negociações com os sauditas não estão sendo fáceis.

“Os negociadores são extremamente complicados e sensíveis”, disse uma fonte ligada as negociações, agregando que as negociações caminham bem.

O atravessamento alemão nas negociações lançam mais dúvidas em um momento complicado para a empresa espanhola, que está imersa em incertezas sobre se haverá carga de trabalho para janeiro de 2012.

Mas de algo os espanhóis poderão ser orgulhar. O protótipo espanhol foi bem nos testes e o sistema de refrigeração se comportou bem. O único ponto negativo fora que o tanque espanhol foi ligeiramente mais lendo do que o esperado no terreno arenoso, disse uma fonte da General Dynamics Santa Barbara Sistemas.

2 comentários:

  1. Primeiro foram os sub que a Espanha produzia sob licença, agora os tanques, Os alemães arranjaram concorrentes onde não havia. Quem manda fazer parcerias com governos falidos, parceria longa aliás antes do Franco.

    ResponderExcluir
  2. Quem disse que a Espanha concorre com a Alemanha no âmbito da exportações de armas? A Espanha é incapaz de competir com a Alemanha. Pra mim a Alemanha está sendo muito boazinha com a Espanha. Se eu fosse os governantes alemães, eu prestaria uma queixa contra a Espanha junto a WIPO (World Intellectual Property Organization).

    ResponderExcluir