Caça F-16A/B Block 20 da ROCAF |
O Pentágono irá entregar o estudo encomendado pelo Congresso no Poder Aéreo de Taiwan em Capitol Hill nesta semana, disse o jornal.
Citando especializas em aviação militar, o relatório conclui que em caso de ataque chinês com mísseis, os aeródromos de Taiwan seriam os principais alvos e com os aeródromos parcialmente destruídos, quiçá completamente destruídos, isso iria limitar o desempenho dos caças F-16 da Força Aérea de Taiwan.
“Uma autoridade da defesa (dos EUA) disse que essa conclusão aparece enviesada para apoiar decisão da administração Obama em não vender novos caças F-16 para Taiwan, destacando as vulnerabilidades das pistas do pouso”, diz o relatório.
No governo de Bush, o Ministério da Defesa de Taiwan encaminhou uma proposta para aquisição de caças AV-8B Harrier II.
A administração do presidente Barack Obama deve anunciar hoje a venda de um pacote de equipamentos e armas no valor de US$ 5,8 bilhões para atualizar a frota de F-16 A/B de Taiwan. Ao aceitar modernizar os caças de Taiwan, Obama, no entanto, vai rejeitar a proposta de Taiwan para comprar 66 novos e mais avançados F-16C/D Block50/52.
O maior medo dos States não é que ocorra um conflito nuclear por causa de Taiwan e sim que a China ataque Taiwan,vença e fique com todo o know-how militar que os EUA passaram para Taiwan.
ResponderExcluir