Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rússia necessita de um órgão similar a agência americana DARPA

A Rússia necessita de um organismo similar a Agência de Projetos e Investigação Avançada do Departamento de Defesa americano (DARPA sigla em inglês), para desenvolver novos tipos de armamentos, declarou hoje a assessora do Chefe da Gerência do Kremlin, Ekaterina Popova.

“Subordinado ao Ministério da Defesa, esse organismo se encarregaria de criar condições necessárias para melhorar radicalmente a situação da segurança nacional mediante a execução de programas de desenvolvimento de interesse das Forças Armadas.”

O presidente russo, Dmitri Medvedev, comentou em 22 de setembro passado, que a Rússia efetivamente necessita de uma agência similar.

Na opinião de Papova, para cada programa ou projeto se deveria formar “comunidades de pesquisadores prestigiados” como os respectivos. Cada projeto, entretanto, teria um objetivo bem claro e se executaria dentro de um prazo estabelecido.

“A DARPA russa desempenharia um papel chave na criação de novos tipos de matéria bélico, financiaria todo o processo, desde a idéia até a criação do protótipo e ajudaria a superar a brecha entre os avanços da ciência e a criação de armas concretas”, explicou Papova.

A agência americana DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) foi criada em 1958 em resposta ao lançamento de um satélite pela URSS. Com a partição direta dessa agência, nos EUA foram criados, um particular, a tecnologia de baixa detecção de radares (stealth), o fuzil de assalto M16, os caças F-117 e o F-35 e o avião de ataque não-tripulado Predator, entre outras armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário