Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Irã diz ter aumentado estoque de urânio enriquecido

Apesar das tentativas das potências ocidentais de atraírem o Irã para a mesa de negociações, o governo Mahmoud Ahmadinejad anunciou nesta quarta-feira que aumentou para 30 quilos seu estoque de urânio enriquecido a 20% de pureza, quase o dobro em relação a junho.

Urânio enriquecido a 20% é suficiente, por exemplo, para movimentar um submarino nuclear. Para uma bomba atômica, o enriquecimento precisa ser superior a 90% - o Irã já disse ter capacidade de passar de 80%.

A União Europeia sugeriu na semana passada que as negociações envolvendo o Irã e seis grandes potências, abandonadas há um ano, fossem retomadas numa sessão de três dias em meados de novembro, em Viena.

O Irã recebeu bem a proposta, mas disse que gostaria de saber a natureza exata das discussões antes de aderir.

Os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que o Irã use o processo de enriquecimento de urânio para desenvolver secretamente armas nucleares. Teerã alega que seu uso está voltado para fins científicos e de geração de energia civil.

O diretor da Organização da Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, disse à agência estudantil de notícias Isna que não foi informado oficialmente da proposta da UE, e que o processo de enriquecimento continua.
- Até agora, quase 30 quilos de combustível a 20% já foram produzidos. (UE) não nos informou uma data oficial (para as reuniões). Foi só um anúncio à imprensa - afirmou.

No mês passado, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) disse que o Irã havia produzido 22 quilos de urânio a 20%.

O Irã enriquece urânio a 20% desde fevereiro - antes obtinha apenas 3,5% de pureza. O governo diz que incrementou o processo para usar o material num reator de pesquisas médicas. Para a produção de armas nucleares, é necessário enriquecer urânio a mais de 90%.

A reunião de Viena deve retomar a proposta, feita originalmente há um ano, de trocar urânio baixamente enriquecido por combustível para o reator de pesquisas, evitando assim que o Irã se aproxime de níveis perigosos no processo de enriquecimento.

O subsecretário do Conselho Nacional Supremo de Segurança, Abolfazl Zohrevan, disse na segunda-feira que as negociações poderiam começar "já amanhã", desde que a pauta fique clara.

O Irã se diz disposto a aceitar o intercâmbio de material nuclear, mas insiste no seu direito a ter um programa nuclear pacífico, inclusive com enriquecimento de material físsil.

Os Estados Unidos lideram uma campanha global contra o programa nuclear iraniano, inclusive obtendo na Organização das Nações Unidas (ONU), em junho, a aprovação de uma quarta rodada de sanções contra Teerã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário