Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nova versão do caça HAL Teja terá elementos de caça de 5ª geração

HAL Tejas na Aero-India-09
A Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA) da Índia, finalizou a projeção prévia de uma nova modificação do caça HAL Tejas Mk2.

Se supõe que a nova versão desse caça de combate utilize elementos do caça de quinta geração FGFA, caça que a Índia desenvolve em conjunto com a empresa russa Sukhoi.  Esses mesmo sistemas serão instalados provavelmente no caça Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA), caça de quinta geração que a Índia espera introduzir sozinha no serviço ativo de sua Força Aérea em 2020.

Como um novo radar com agrupação de antenas ativas, o Tejas Mk2 terá uma cabine modernizada, provida de novos sistemas de computação e displays multi-funcionais de tecnlogia multi-touch. Esse mesmo instrumento será instalado no caça AMCA. A maioria desses elementos estará pronta em dois ou três anos.

O Tejas Mk2 terá asas mais largas. Isso permitirá ao novo caça portar mais armas e mais combustível. Além disso, o caça disponibilizará de maiores entradas de ar.

O Ministério da Defesa da Índia anunciou no começo desse mês de outubro o ganhador da concorrência para o fornecimento de motores do Tejas Mk1 e Tejas Mk2. O motor F414, da empresa americana GE saiu-se como vencedor.

Logo que a IAF (Força Aérea da Índia) receber o Tejas Mk2, A ADA começará o desenvolvimento da nova versão do Tejas, no caso a versão ‘Mk3’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário