Brigadeiro Juniti Saito, da Aeronáutica, estima que a primeira aeronave do programa FX-2 só será entregue em 2016
Dassault Rafale, o preferido pelo governo atual |
É a segunda vez que um presidente em exercício evita tomar a decisão sobre a compra dos aviões e a deixa para o sucessor. A decisão sobre o programa FX original, que poderia ter sido do então presidente Fernando Henrique Cardoso, também foi deixada para o sucessor. Que agora também adia a decisão.
"Essa chorumela ainda não resolvida", nas palavras de Jobim, poderá ter uma decisão em novembro. Jobim comentou que o "lobby" para venda dos caças está intenso. Os caças concorrentes são o sueco Gripen NG, o francês Rafale e o americano F/A-18 Super Hornet.
"Não vamos comprar um avião", diz o ministro, e sim criar uma "capacitação nacional". Segundo Jobim, desde 2008 o critério mais importante para a aquisição dos caças não é meramente técnico -qual avião a FAB consideraria mais adequado a suas necessidades operacionais-, mas envolve outras questões complexas -além da transferência de tecnologia, há os "offsets", compensações e investimentos pela empresa vencedora em outros setores da economia.
Ele disse também que o Brasil quer garantias não só da empresa fabricante mas também do governo do seu país de que essa transferência será devidamente feita.
O brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, estima que a primeira aeronave do programa chegue à FAB em 2016.
Jobim afirmou que a estratégia de defesa brasileira tem três prioridades: em primeiro lugar, o monitoramento e controle do território do país e do seu mar territorial; em segundo lugar, a mobilidade das forças para atingirem rapidamente áreas com problemas de segurança; e, em terceiro lugar, a presença física de unidades das três forças nas diversas regiões do país, com destaque para a hoje pouco defendida Amazônia.
Entre os programas de reaparelhamento que facilitariam esse "desdobramento" de forças, ele citou o avião de transporte KC-390, projeto da Embraer; a compra de novos helicópteros de transporte; e o desenvolvimento um novo veículo 6x6, chamado VBTP-MR Guarani (Viatura Blindada Transporte de Pessoal Média sobre Rodas), para substituir dois veículos produzidos pela antiga Engesa, os hoje obsoletos EE-11 Urutu e o EE-9 Cascavel.
Questionado pela Folha se ele cogitaria ficar no ministério em um novo governo, do PT ou do PSDB (já que foi ministro da Justiça de FHC), Jobim brincou: "Telefone pra minha mulher". "Quem deve teme", arrematou, em meio a risadas da plateia de empresários e militares.
o governo tem que escoller o caca sueco gripen os cacas produz menos gasto de manutencao com certesa geraria mais empregos e o brasil teria boas transferencia de tequinologia avancada eo brasil pode fabrica os cacas e esporta pra toda muito paises vamos compra os cacas suecos os cara sao bom de negocio e seria uma boa po brasil nada de caca rafale ou outros vamos ganha e o brasil vai gera mais empregos cacas suecos e muito bom po entrece do brasil
ResponderExcluirCidadão, não tem proposta melhor que a dos franceses. Isso que você disse sobre os custos do Gripen NG é uma falácia. E mais uma coisa: Só a França permite a exportação de seu caça. Os suecos nunca disseram que deixaram o Brasil exportar os caças para a América Latina.
ResponderExcluirEu acho que a melhor proposta é a dos franceses concerceteza Rafale é o melhor caça dos 3 + perde em algumas coisas + a proposta da dessault é o melhor e ainda vem com os códigos-fonte lol mesmo sendo caro vale a pena
ResponderExcluirO Rafale é superior em quase tudo se comparado com os concorrentes.
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