Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MI6: espionagem é crucial para deter arma nuclear do irã

O diretor do serviço britânico de espionagem, o MI6, John Sawers, destacou nesta quinta-feira em Londres a necessidade de operações conjuntas das agências de inteligência para reforçar os esforços diplomáticos e impedir que o Irã produza armamento nuclear.

Em um discurso público sem precedentes, o diretor do MI6 destacou que graças às atividades de espionagem o Irã admitiu no ano passado a existência de uma segunda usina de enriquecimento de urânio, que por sua vez levou a uma maior pressão diplomática.

"Deter a proliferação nuclear não pode ser abordado apenas por meio da diplomacia convencional. Precisamos de operações conjuntas dos serviços de inteligência que tornem mais difícil que países como o Irã desenvolvam armas nucleares", completou em um discurso transmitido pela BBC. "Quanto mais retardada pelos esforços internacionais a aquisição de tecnologia de armas nucleares por parte do Irã, mais tempo existirá para encontrar uma solução política", disse.

Os comentários de Sawers foram feitos no momento em que as grandes potências (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) que suspeitam do Irã buscam retomar as negociações com Teerã. O Conselho de Segurança da ONU adotou em junho novas sanções contra o país.

"As revelações sobre a usina de enriquecimento iraniano de Qom foram um êxito de inteligência. Levaram a uma intensificação da pressão diplomática sobre o Irã, com sanções mais duras da ONU e da União Europeia (UE), que estão começando a provocar dano", disse Sawers. "O regime iraniano deve pensar bem no que o interessa mais."

O Irã notificou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em setembro de 2009 sobre a construção de uma segunda usina de enriquecimento na cidade de Qom, depois que Washington acusou o país de não cumprir o Tratado de Não Proliferação (TNP) nuclear. O discurso de Sawers, que marca seu primeiro aniversário no cargo, foi o primeiro em público de um diretor do Serviço Secreto de Inteligência (SIS, na sigla em inglês, nome oficial do MI6) em mais de 100 anos de existência.

Um comentário:

  1. Qualquer analista amador, pode vislumbrar que o Irã usarão armas semi nucleares, ou seja lixo atomico em seus 11.000 misseis; isto fica claro nos videos postados de ameaças do presidente do Irã. E isto é indefensavel.

    ResponderExcluir