A base naval da Frota Russa do Pacífico, localizada na área de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na Baía de Avacha, na Península de Kamchatka, está totalmente preparada para abrigar os novos submarinos nucleares do Projeto 955 Borey, informou hoje Igor Korotchenko, membro do Conselho Público do Ministério da Defesa.
"Com chegada do submarino lançador de mísseis 'Yuriy Dolgorukiy', navio insígnia do Projeto 955 com doze mísseis Bulava, o Ministério de viu obrigado a reconstruir às docas e as instalações da base, foram instalados meios de comunicação modernos e o centro de estudos fora modernizado", revelou Korotchenko.
Segundo Korotchenko, que também dirige a revista Natsionalnaya Oboron (Defesa Nacional), a base alojará outros submarino da mesma classe, caso do Aleksandr Nevskiy, Vladimir Monomakh e Svyatitel Nikolay, atualmente em processo de construção nos estaleiros de Severodvinsk, no noroeste da Rússia.
Está previsto que os submarinos nucleares do Projeto 955 serão o grosso das Forças Navais Estratégicas da Rússia depois de 2018, quando será retirados do serviço ativo os submarinos dos Projetos 941 Akula e 667 BDR e BRDM (Kalmar e Murena).
O submarino símbolo do Projeto 955 'Yuriy Dolgorukiy' desloca 24.000 toneladas, mede 170 metros cumprimento e pode alcançar uma velocidade de 29 nós. Estimado num valor de US$ 750 milhões, o submarino recebeu materiais e estruturas de submarinos dos tempos de União Soviética.
O armamento principal do submarino se construirá em uma dezena de mísseis balísticos intercontinentais Bulava, com alcance de 8.000 km, esse mísseis são capazes de portar até 10 ogivas de guiamento individual e reentrada múltiplas.
Atualmente, a frota nuclear russa do Pacífico está composto por quatro submarinos do Projeto 667BDR (K-44 “Ryazan”, K-211 “Petropavlovsk-Kamchatskiy”, K-223 “Podolsk” y K-443 “San Jorge O Vencedor”), cujo o tempo de serviço operacional, de 30 anos, está próximo de expirar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário