Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

El País: Colonos israelenses que praticam vandalismo devem ser responsabilizados

Judeus constroem uma casa no assentamento de Havat Gilad, na Cisjordânia

Tudo tem sua etiqueta. Quem toca algo deve saber quanto custa. Serve para manter as coisas como estão. Para que nada mude. É a política do "pricetag" (etiqueta de preço), que os colonos israelenses praticam desde a desocupação das colônias de Gaza por ordem de Ariel Sharon em 2005. Cada vez que são obrigados a desocupar uma das instalações ilegais dos colonos, um dos chamados "outposts" [postos avançados], o fazem pagar ao primeiro palestino que encontrarem ou a suas propriedades. Às vezes outros também pagam: por exemplo, as forças de segurança israelenses.

Essa política é uma forma de terrorismo de baixa intensidade. Pondo preço em cada alvo circunstancial, todos fazem uma ideia do que significaria devolver o conjunto dos territórios ocupados por Israel. A colonização foi concebida pelos mais moderados como uma forma de assegurar uma negociação vantajosa com os palestinos no dia em que se começasse seriamente a pactuar a devolução dos territórios (os outros a conceberam como o espólio territorial permanente que é até o momento). Não se deve esquecer que os palestinos partem, por sua vez, de uma exigência negociadora muito alta, e inaceitável para Israel, pois à devolução da Cisjordânia acrescentam o regresso dos refugiados e a capitalidade em Jerusalém. Os colonos, com suas prolíficas famílias e suas nutridas subvenções públicas, são a força de choque que ocupa primeiro e depois põe e marca o preço da devolução.

O historiador israelense Zeev Sternhell, especializado na história dos fascismos que sofreu na própria carne esta violência fanática, comparou essas atividades com a violência política europeia no entreguerras, própria dos nacionalismos étnicos. Os governos de Israel reprovam essas práticas, que às vezes se alimentaram de membros de suas forças de segurança. Ninguém que defenda o Estado de direito pode aprovar que jovens colonos incendeiem carros, arranquem oliveiras, fustiguem a população, ataquem os pedestres ou ateiem fogo a mesquitas e igrejas cristãs. Outra coisa é que sejam processados e punidos com a diligência e o rigor merecidos. É difícil que aconteça porque, afinal de contas, os colonos estão muito bem representados no governo e estarão mais ainda se a dupla Netanyahu-Lieberman vencer as eleições de 22 de janeiro. São numerosos os ministros e parlamentares, o próprio ministro das Relações Exteriores Lieberman, entre outros, que viv em na Cisjordânia e se identificam diretamente com os interesses da colonização.

Não é portanto brutalidade violenta e sistemática em grande escala, senão uma estratégia meditada, baseada em uma ideia supremacista que confere maiores direitos e menos obrigações aos cidadãos de Israel que aos cidadãos palestinos, inclusive aos árabes de nacionalidade israelense. Quando uma comunidade humana se considera superior às outras que convivem com ela em um território também costuma acontecer da porta para fora, em suas relações com as outras comunidades, incluindo as amigas e aliadas. Não é estranho, portanto, que a política de Netanyahu esteja toda impregnada da filosofia moral, ou imoral, dos colonos e de seu "pricetag".

O ápice dessa identidade de propósitos e de meios foi proporcionado pela reação governamental ao reconhecimento da Palestina pela Assembleia Geral da ONU. O governo de Israel, como os colonos dos "outposts", não admite ameaças nem pressões de ninguém, mas ao mesmo tempo não deixa sem castigo um só ato que considere hostil ou prejudicial a seus interesses. O preço do voto clamoroso da Assembleia Geral da ONU a favor do Estado palestino ficou marcado imediatamente com o anúncio da construção de residências na zona E1, que isola Jerusalém, divide a Cisjordânia e torna inviável o Estado palestino e impossível um acordo definitivo.

É o "pricetag". Israel o cobra da Autoridade Palestina e indiretamente de Obama e seus propósitos de paz para seu segundo mandato.
Netanyahu está neste momento no auge de seu isolamento. Holanda e Alemanha, os dois amigos mais incondicionais na UE, não podem aguentar mais tanta intransigência. Segundo a doutrina Merkel, fruto das trágicas lições da história da Alemanha, a relação com Israel faz parte da razão de Estado da República Federal. Obama poderia subscrever sua frase: "A segurança de Israel é sagrada". Até agora ninguém pôs em questão as vendas de armas e os acordos de segurança. É a última trincheira, que a Netanyahu não interessa deixar desnuda com novas e maiores provocações. Afinal de contas, o "pricetag" também acabará encontrando seus limites, e haverá um momento em que passará a fatura a quem se dedica a colar as etiquetas.

37 comentários:

  1. " Netanyahu está neste momento no auge de seu isolamento. Holanda e Alemanha, os dois amigos mais incondicionais na UE, não podem aguentar mais tanta intransigência. Segundo a doutrina Merkel, fruto das trágicas lições da história da Alemanha, a relação com Israel faz parte da razão de Estado da República Federal. Obama poderia subscrever sua frase: "A segurança de Israel é sagrada". Até agora ninguém pôs em questão as vendas de armas e os acordos de segurança. É a última trincheira, que a Netanyahu não interessa deixar desnuda com novas e maiores provocações. Afinal de contas, o "pricetag" também acabará encontrando seus limites, e haverá um momento em que passará a fatura a quem se dedica a colar as etiquetas."=== Só c severas sanções = ou pioes q ás a plicadas aos Persdas...dúvido.Jmais isso irá acontecer, os iankSS ñ vão permitir. Aliás, OBAOBAobama era p dar um cheha pra lá nessa judeuSS, o tal do bibi..um ....sds.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que se falam em Israel sempre tem alguém que mete o malho, seja no que for, fazem insinuações, usam SS para Israel, comparam com o nazismo entre outros comparações sem o menor sentido, quem odeia tanto Israel, odeia porque um país tão pequeno é mais poderoso que o Brasil enorme, isso incomoda, dizer que a verdade que Israel é mais poderoso que o Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel nunca será mais poderoso que o Brasil, de onde você tirou isso?

      Criticamos Israel porque temos argumentos, ou você não sabia que Israel foi criado as bases do sionismo, movimento que foi considerado racista pela Resolução 3379 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

      Excluir
    2. Militarmente Israel é mais poderoso que o Brasil isso é fato incontestável. Israel também é uma nação bem mais unida, isso é outro fato incontestável.

      Excluir
    3. O Brasil só tem mais importância internacional pelas suas riquezas nacionais, mais isso é acaso, é sorte ter dentro de seu território tantas riquezas, não é mérito isso.

      Excluir
    4. O Brasil possui mais cientistas trabalhando em grandes projetos internacionais do que Israel. Como você pode falar tamanha besteira? Os brasileiros hoje assinam mais artigos científicos no mundo que os israelenses.

      Excluir
    5. Israel mais forte que o Brasil? Não sei não... Tirando as armas estratégicas deles eles não são superiores assim. Só sua Força Aérea é superior, porque a sua Marinha e o seu Exército é inferior, a começar pelo adestramento.

      Excluir
    6. Israelenses mais unidos? Será? Se são unidos por que 60% deles admitiram que deixariam Israel em caso de ataque iraniano?

      Excluir
  3. Imagina se Israel possuísse: Amazônia, pré-sal, todos os alimentos, água etc... que o Brasil tem? Pô...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina se o Brasil tivesse um líder nacionalista? Nós teríamos um dos maiores e melhores arsenais do mundo, como tínhamos na ditadura. A geolítica e a estratégia militar não pode ser debatida no campo dessas hipótese.

      Em tempo, Israel só é o que é hoje por causa do intelecto dos europeus que lá imigraram. Os judeus que viviam na Palestina antes da criação de Israel eram camponeses que em suma maioria eram analfabetos ou semianalfabetos.

      Excluir
  4. O exército brasileiro e inferior ao israelense, Israel em basicamente todos os equipamentos principais de exército tem bem mais que o Brasil: Tanques, peças de artilharia, veículos de combate etc... a industria militar de Israel para o exército sempre fabricou bem mais que a Brasileira, que se diga em Tanques enquanto israel está já no Merkava IV o Brasil faliu o Osório, isso já mostra a seriedade de um para o outro. O Brasil ter mais cientistas, também é obrigação, afinal de contas tem uma população quase 30 vezes maior. Com uma costa tão pequena para que Israel precisaria de uma marinha grande? Guardada ás proporções a marinha israelense protege muito mais á costa de Israel que a brasileira do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defina inferior? O Brasil pode ter armas em menor quantidade, mas é capaz de suportar uma guerra de desgaste lutando uma guerra convencional com Israel! Israel é incapaz de travar uma guerra de desgaste com quem quer que seja.

      Os nossos tanques estão bem atualizados, não fique pensando que eles são obsoletos. Tanques obsoletos da década de 60 é o que Israel tem. Veículos de combate? Fora o Merkava até parece que Israel é fabricante de veículos de combate. Israel opera o Centurion inglês, o APC americano M113... Os veículos de combate israelenses que merecem algum respeito é o Namer e o Wolf, mas tudo cópia de outros países.

      A indústria bélica israelense sempre fabricou bem mais que a indústria brasileira? Aonde você viu isso? Na década de 70 e 80 o Brasil era um dos países que mais exportavam armas.

      Não vamos falar em tanques que Israel passa vergonha? Israel está na versão IV do seu tanque, mas não fique pensando que ele é uma plataforma nova. Nunca vi um país perder mais de 40 tanques somente em uma localidade em um mês como Israel perdeu 40 tanques somente no Vale do Bekka para o Hizbollah. Israel nunca exportou um tanque se quer, ninguém nunca demonstrou interesse por tanque israelense, já o Osório chegou a ser considerado o melhor MBT de sua época, e olha que era um protótipo, hein?

      O Brasil não 'faliu' o Osório, a empresa fabricante do Osório que faliu. Sim, o Brasil tem que ter mais cientistas que Israel, afinal Israel é contrante de "cérebros" e não criadores. Os maiores cientistas de Israel são estrangeiros.

      Eu tenho culpa que Israel tem uma costa pequena. O que é fato que é a Marinha Brasileira é considerada uma das mais poderosas do mundo e olha que nem temos submarinos de ataque nuclear. Fico imaginando a gente com todos nosso submarinos da classe Tupi, os 4 Scorpène que compramos da França e nossos submarinos nucleares, assim como novas fragas e corvetas... Só isso era suficiente para destruir a infraestrutura israelense.

      Excluir
  5. E sobre unido, vai negar que o israelense é imensamente mais nacionalista que o brasileiro? Vai negar que Israel tem uma identificação muito maior que a brasileira? Diferente do Brasil que é um amontoado de culturas e nação ficticia na prática, Israel tem identificação nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o israelense é nacionalista sendo que Israel não é uma nação? Você sabe o que preciso para um país ser considerado uma nação? Os judeus podem ter uma identidade com Israel, mas falar que eles são nacionalistas sendo que muitos deles são imigrantes é desconhecer Israel.

      Se o Brasil é um amontado de culturas, imagine Israel que sua população é composto basicamente de imigrantes. Aliás, você quer morar em Israel? Basta você ir e servir o IDF, você vai ter casa, comida e outras coisas por 6 meses de grátis. Um país desse pode ser sério?

      Excluir
  6. Chega a ser irônico vc falar que falei besteira, vc subestima Israel sempre e supervaloriza o Brasil e ainda vem falar em falar besteira? Essa é boa rsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegar ser irônico você falar que o Exército de Israel é mais poderoso que o Exército Brasileiro em um post que não aborda o poderio militar israelense. Israel é incapaz de sustentar uma guerra de desgaste com o Brasil, Israel não tem uma indústria bélica pulsante, as melhores armas israelenses são americanas ou cópias de armas americanas. Já que você gosta de falar besteira e gosta de fazer suposições sem nexo eu também diria que se o Brasil recebesse dos EUA US$ 40 bilhões de ajuda militar o Brasil tinha 4º Exército mais poderoso do mundo.

      Excluir
  7. E totalmente gratuito afirmar que o Brasil aguentaria uma guerra de desgaste sendo que não guerreia há muita raça de tempo, a participação brasileira na segunda guerra mundial foi simbólica, o Brasil vive teoria de guerra, Israel vive a prática, Israel ocupou duas décadas o Líbano, vai dizer que não aguentam longas guerras???? Outra questão a ajuda real dos EUA a Israel ´pe muito discutível, existem fontes que variam de 5 a 40 bilhões de dólares, vc pegou a maior delas não quer dizer q seja á verdadeira, diziam que os EUA ajudava o Paquistão com vários bilhões, depois se viu naquela pequena crise entre ambos q ajuda era inferior a 2 bi de dólares ao ano.Eu não tenho intenção de morar em Israel nem defendo Israel, apenas vejo um ódio gratuito contra os judeus por ai, sua afirmação mesmo de que Israel não é nação meio q diz por si só, afinal é sim uma nação. Os judeus são imigrantes pq foram perseguidos por séculos, mais nem por isso deixaram de guardar sua cultura ou vai dizer que o Brasil tem mais cultura como vimos na chamada ´´cafusa´´ (carnaval, futebol e samba como foi apelidada a bola pra copa, nossa que cultura temos). Vc citopu da marinha brasileira com os reforços citados destruirem infra-estrutura israelense? Cara peraí, navios são facilmente destruídos por aviões de combate e com submarinos não se acaba com ninguém, nem os EUA conseguiu isso até hoje, nem contra o Panamá só submarinos foram suficientes. Não sou judeu, mais sinceramente acho absurda a implicância existente contra eles que se arrasta desde dos tempos bíblicos há milênios, e nem religioso sou.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil nunca perdeu uma guerra. O Brasil não precisa estar em guerra constantemente para provar a sua capacidade. O trunfo do Brasil está no excelente adestramento de seu soldado. Isso faz a diferença em combate.

      O Brasil não foi um mero figurão na Segunda Guerra Mundial. O Brasil desempenho um papel importante naquela altura da guerra, tão é verdade que há livros em um monte de países que abordam a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. O governo italiano sempre que pode homenageia os combatentes brasileiros, você sabia?

      Você fala tanto do Brasil, mas Israel nunca esteve em uma guerra de verdade, só conflitos. Israel desde 1948 precisa de alguém para entrar em guerras. Em 1948 e nas guerras que se seguirão foi a Inglaterra que que ajudou Israel a suportar as guerras, em 1958 foi a França, em 1973 fora os EUA. Na Guerra do Golfo quem teve que prover a defesa aérea israelense foram os EUA, bem como hoje.

      Israel não enfrenta uma guerra de verdade e faz tempo. Não fique menosprezando o Brasil por não entrar em guerra, porque Israel também não faz isso há muito tempo.

      Ocupação não guerra de desgaste. Israel ocupou o Líbano? De onde você tirou isso? Israel ocupou o sul do Líbano somente e teve a ajuda da ONU. De mesmo modo o Brasil ocupou diversos países por formar tropas de paz da ONU. Por falar em tropas da ONU, você sabia que o Brasil já proveu a integridade de Israel? Já ouviu falar do Batalhão de Suez?

      A ajuda dos EUA é discutível somente nos "seus livros". A ajuda militar dos EUA para Israel é de US$ 40 bilhões. Isso pode aumentar ou baixar um pouquinho graças ao FMF, mas a ajuda anual a Israel é de US$ 40 bilhões em média.

      Eu não tenho ódio pelos judeus, eu tenho ódio mortal com os sionistas.

      Os judeus foram perseguidos porque sempre interferiram nas questões internas dos países, inclusive do Brasil. Por isso o ódio para com eles. Pelo fato dos judeus não serem confiáveis, o presidente americano Roosevelt fechou as fronteiras americanas para os judeus.

      Se eu fosse comandante das tropas brasileiras, você acha que eu mandaria meus navios para Israel para serem destruídos? Eu iria primeiro mandar submarinos para lançarem mísseis de cruzeiro de longo alcance para destruírem as bases aéreas israelenses. Aonde que você viu que submarinos não são importantes em atacar? Os submarinos são muito importantes porque dificilmente podem ser detectados e podem destruir a infraestrutura do inimigo muito fácil, não é a toa que os EUA investiram nos "Boomer", do mesmo modo os russos. Você sabe o que é um "Boomer"?

      Excluir
  8. Trazer a comparação com o Brasil pode não ter sido uma boa ideia minha, de fato não tinha á ver com o texto, mais pensei pq tanta implicância com um país, sendo que aqui provavelmente não tem nenhum árabe? Parece ás vezes que muita gente tem inveja de um país tão pequeno conseguir se manter cercado por inimigos, sei lá é algo no mínimo bizarro sempre que se trata do assunto Israel terem pessoas que metem o malho direto independente do assunto que seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é cego? Você não percebeu que o texto é do El País e por isso não tem nada a ver com minha opinião? Implicância? Sim, tenho implicância com Israel, algum problema?

      Não tem nenhum árabe aqui? Você sabe quantos árabes e descendente de árabes tem no Brasil? Procure saber antes de falar coisas sem nexo.

      Inveja de Israel? Por que teríamos inveja de um país que não era para existir? Por que teríamos inveja que o que melhor ele tem é estrangeiro? Por que teríamos inveja de um povo que matava os profetas? Por que teríamos inveja de um país que só sabe matar e roubar? Por que teríamos inveja de um país que só existe graças ao entreguismo de seus vizinhos? Por que teríamos inveja de um povo que é acostumado a ser escravo e fugir como galinhas? Por que teríamos inveja de um país que só existe graças a tutela de outros países?

      Excluir
    2. ''Por que teríamos inveja de um povo que é acostumado a ser escravo e fugir como galinhas? ''
      '' Por que teríamos inveja de um país que não era para existir?''

      michel vc é o que eu chamo de anti-semita disfarçado..
      ou seja finge se preocupar com os inimigos de israel só para poder criticar judeus..
      caso vc n saiba judeus foram perseguidos pela inveja..
      pq sempre foi um povo com grana..
      prova disso é que hj toda humanidade sabe do dever de não deixar isso se repetir!

      Excluir
    3. Você não está apto a discutir Israel comigo. Eu estou o tema a anos e já participei de inúmeras discussões.

      Eu não sou anti-semita porque eu estimo e muito os árabes. Não sei se você, mas os árabes são um povo semita.

      Eu não critico os judeus, eu critico Israel e os sionistas. E mesmo que eu criticasse os judeus e fizesse isso embasado e de forma respeitadora, eu poderia, uma vez que a constituição brasileira me permite isso.

      Os judeus não foram perseguidos por inveja, mas sim por ingerência nos países que eles viviam. Leia o Minha Luta de Hitler e você saberá um pouquinho dessa ingerência. Até no Brasil os judeus tentam ditar os rumos da nação. Já viu o que os judeus fazem na politica carioca? Os judeus ajudaram o Mossad a espionar o nosso programa nuclear. Os judeus quiseram atrapalhar a política Argentina na década de 80. Isso são fatos.

      Insisto: Por que teríamos inveja de um país que não era para existir? Por que teríamos inveja que o que melhor ele tem é estrangeiro? Por que teríamos inveja de um povo que matava os profetas? Por que teríamos inveja de um país que só sabe matar e roubar? Por que teríamos inveja de um país que só existe graças ao entreguismo de seus vizinhos? Por que teríamos inveja de um povo que é acostumado a ser escravo e fugir como galinhas? Por que teríamos inveja de um país que só existe graças a tutela de outros países?

      Excluir
  9. Agora quem fala besteira e coisas sem nexo é vc Michel, q vive no conto de fadfas de um nacionalista, quwe vê seu país nem ai pra defesa, e acha que está se tornando uma força, só pq produz meia dúzia de equipamentos daqui e dali vc e q fala m,erda pra caralho caras na moral a única coisa q vc sabe fazer é copiar artigos de outros sites e postar aqui, pq vc tem INFORMAÇÕES vc não tem ESPIRITO CRITICO NENHUM, certas opiniões suas chegam a ser completamente absurdas de tão tendenciosas e se acha um expert em debate, fala sério tá legal, e se for apagar o post pela critica a vc estou nem ai, falei a pura verdade e sei que a verdade doe não é mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil se cumprir o END terá um dos Exércitos mais poderosos do mundo, ou vai negar? Por que digo isso? Porque o Brasil vai ter caças modernos, bem mais modernos que os de Israel e teremos a tecnologia para desenvolver nossos próprios caças. O Brasil ao que parece está pensando em comprar mais 2 porta-aviões modernos, o que por si só posso adiantar que teremos caças navais modernos para a Marinha. Só por aí nos faríamos bem mais forte que Israel. Tem o fato da gente estar entrando para o seleto grupo dos países que constroem submarinos nucleares. Por falar em submarinos, quantos submarinos Israel já construiu? Deixe me ver... Nenhum! O Brasil 6! O Brasil produz mísseis de baixo custo que não deixam a dever a nenhum míssil estrangeiro. O Brasil tem um programa nuclear e aeroespacial superior a Israel. Por falar em Israel, eles não tem nenhum programa de desenvolvimento de veículos hipersônicos, né? O Brasil tem! O Brasil vai comprar novas fragatas poderosíssimas e Israel?

      Em tempo, eu não aceitarei ofensas de você. Eu te conheço de longa data, seu canalha. Você é tão burro que deixa pistas de quem é você. Ainda não escreve do mesmo jeito, não aprendeu a colocar as aspas... As minhas opiniões são respeitadíssimas, tão é verdade que já fui convidado para escrever artigos para revistas. E se minha opinião não fosse critica e não fosse no ponto você não estraria aqui.

      Excluir
  10. Agora eu queria ver vc ter capacidade de debater comigo para apresentar qualquer argumento LUCIDO para dizer que o Brasil ganharia Israel em uma guerra, logo o Brasil um exército basicamente movido a fuzis e pistolas, seria massacrado por Israel, já se o Brasil não iria se enfiar em túneis que nem o Hezbollah para aguentar os ataques aéreos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um país ensina crianças em escolas como manusear um fuzil e que adestra mulheres para guerra não pode ser respeitado militarmente, não é mesmo? O Brasil fabrica quase tudo que é preciso para encarar uma guerra de grandes proporções e Israel? Israel não tem capacidade nem de construir um avião de ataque leve com motor turboélice.

      Excluir
  11. Qualquer pessoa com um PINGO de imparcialidade tendo conhecimento sabe que em poucos dias á força aérea de Israel destruiria os tanques e blindados todos do Brasil, o Brasil nem defesa antiaérea tem! Peraí, para de viajar e querer dar uma de bom esculachando os outros, e ainda por cima com argumentos que qualquer um que entenda alguma coisa de guerras consegue refutar fácil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Israel destruiria nossos blindados sendo que Israel não tem capacidade projetar poder? O Brasil por mais que não tenha respeito por suas Forças Armadas, male-male pode projetar poder. O Brasil pode chegar até Israel, mas Israel não pode chagar ao Brasil.

      Você não refutou nenhum argumento meu ainda, estou esperando.

      Excluir
  12. O Brasil vai chegar em Israel como nadando por acaso? Porque o porta-aviões da década de 50 seria afundado antes mesmo de ter como atacar. O que adianta industrias privadas brasileiras produzirem e quase nada ser adquirido pelas forças armadas brasileiras? Ou acha que ás industrias darão de graça para o EB, a FAB? Vc diz que não sei usar aspas, essa é boa, logo eu que no mínimo tirava 8 em português sempre, não sei de onde diz que me conhece, afinal de contas vc por ser arrogante já discutiu com quantas pessoas aqui umas 10 por ai, só que eu já vi. Diga-se de passagem isso é um péssimo Marketing para quem quer divulgar o próprio blog tsc.O que há de errado em colocar mulheres nas forças armadas? Se um país é invadido ás mulheres passam pelo mesmo problema que os homens, qual o erro de Israel de coloca-las? Vc diz que eu sou um canalha, e vc que defende a Europa dizendo que estão brigando pela paz é o que? Fale da bondade europeia para uma das inúmeras mães libias, iraquianas, afegãs etc... que perderam: filhos, maridos... fale com elas da bondade europeia que vc quis dizer em outro tópico. Vc citou do que Brasil PODERÁ ter no futuro, eu estou falando de agora, de promessas esse país está cheio, o Brasil se for olhar todas ás promessas de políticos pô. Vc falou do M113 que Israel utiliza, e o Brasil usa o que de melhor hoje? O Guarani ainda não conta porque ainda está adquirindo, possui poucas unidades, o previsto são 2044 até 2030,k até lá Israel terá tanta coisa, não só Israel qualquer país que tem seriedade militar até 2030 terá adquirido muita coisa, então dizer que o Brasil será um dos mais fortes é gratuito, porque são programas de longo prazo, nesse período muita coisa poderá acontecer.
    P.S: O Guarani e o AMX não são de tecnologia 100% nacional, se quiserem tomar o Brasil nesse período, sempre guerras vem acompanhado de embargo então os programas iriam parar pelo caminho. Vc disse que Israel não destruiria os blindados brasileiros por não projetar poder, só não destruiria porque está há milhares de km de distância, países vizinhos seriam destruídos facilmente, afinal defesa antiaérea é algo esquecido nas forças armadas do Brasil. Todas suas acusações contra Israel em um dos posts mostra que vc é movido pela raiva e não pela razão, afinal Israel mata e rouba, o que dizer de tantos outros países? Nunca vi ninguyém pregar ódio aos britânicos, franceses, etc... etc... etc...



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadando? Você se esqueceu que o Brasil pode projetar poder ainda que de forma limitada? Você esqueceu que nós temos um porta-aviões, uma arma de dissuasão? Quem disse que o nosso porta-aviões seria afundado pelos israelenses, você acha que eles não teriam escoltas? E você acha que nós deixaríamos nosso porta-aviões ao alcance de Israel?

      O porta-aviões São Paulo não é da década de 50, mas sim 60. Ele antes de ser vendido ao Brasil foi totalmente atualizado. Os EUA tem o USS Nimitz, da década de 60 e ninguém fala desse porta-aviões como desdém, né?

      Não interessa a ordem dos contratos de nossa indústria bélica, o que vale é que podemos fabricar tudo o que é preciso para destruir um paizinho como Israel. Você fala da ordens da nossa indústria bélica, mas se esquece que a maioria das armas que Israel fabrica não são compradas pela indústria local, mas sim por países pobres da África, América Latina e Ásia.

      Não, as empresas de material bélico não farão os produtos de graça para nossas Forças Armadas, podem ser obrigadas perante a declaração de estado de guerra. Aliás, você sabe o que é isso? Sabe os efeitos para indústria e sociedade civil? Aposto que não.

      Existe uma grande diferença entre você tirar 8 no ensino fundamental e 8 no curso de letras da USP. O fato é que você não sabe usar as aspas na internet.

      Eu só discuti e fui arrogante com 3 pessoas. Esse número de 10 pessoas que você diz sempre eram as mesmas pessoas.

      Péssimo marketing? Eu quero divulgar meu blog? Não tenho tal pretensão. O blog hoje caminha por suas próprias pernas e cada mês que passa a audiência aumentada. Não se faz preciso fazer mais propaganda para o Informante ou contratar alguém especializado em SEO.

      Não há nada de errado colocar mulheres nas Forças Armadas, errado é coloca-las na linha de frente, algo que Israel já fez e faz. Isso não acontece em nenhum lugar do mundo. Aliás, só tem um caso na Alemanha e isso porque a soldado é profissional e quis participar de embates no Afeganistão. Já em Israel as mulheres são OBRIGADAS!

      Uma coisa é as mulheres pegarem em armas por livre e espontânea vontade, como foi na Segunda Guerra Mundial na Rússia, Polônia, França e outros países, outra coisa é um país obrigar as mulheres se alistarem e irem à guerra.

      Você é um canalha sim porque me ofendeu sem eu lhe ofender. Eu não concordo com sua forma de pensar, mas respeito sua opinião, coisa que você não faz com minha opinião. O fato d’eu defender a Europa não lhe da o direito de você falar as coisas que falou mais acima.

      A Europa não invadiu o Iraque, o Afeganistão, tampouco a Líbia. A Europa quando entrou nessas guerras entrou para acompanhar de perto os EUA e a Inglaterra e impedir que eles cometessem abusos. Tão é verdade que muitos crimes de guerra cometidos por tropas americanos foram denunciados por oficiais de países europeus, caso da Alemanha, por exemplo.

      Sim, eu falou do que o Brasil poderá ter no futuro, uma hipótese. Uma hipótese séria, diga-se de passagem. Já você fica com devaneios acerca do poderio militar israelense, que é bancado pelo contribuinte americano. O Brasil caminha com suas próprias pernas.

      Sim, o Brasil utiliza o M113, mas o Brasil pelo menos modernizou e modernizada esse APC. Já Israel não faz uma modernização nos seus M113 há anos. Eu citei o M113 para você ver que Israel tem armas obsoletas em seu exército. Por falar em arma obsoleta, o Brasil não vai operar mais o M60A3 TTS, já Israel utiliza esse tanque em larga escala.

      O VBTP-MR Guarani não conta? O VBTP-MR Guarani é uma realidade, cidadão! Nós já encomendamos mais de 2 mil unidades do VBTP-MR Guarani, quando que Israel fez isso de uma só vez?

      Excluir
    2. Duvido que Israel até 2030 tenha muita coisa. Aliás, até 2030 eu vejo o apoio americano à Israel cair sensivelmente. E se Israel tem uma economia fraca, duvido que possa manter o Exército que tem hoje bem atualizado. O Brasil tem projetos de médio e longo prazo, já Israel não tem com exceção da aquisição do F-35. O Brasil até 2030 estará projetando mísseis ar-ar, terra-ar, ar-mar, mísseis de cruzeiro, bombas inteligentes, aeronaves de combate, submarinos, fragatas... e Israel? Não tem projetos!

      Sim, muita coisa pode acontecer e o Brasil aumentar seus investimentos em defesa, como está acontecendo. Sem falar do estimula a indústria de defesa.

      Antes de falar alguma sobre o VBTP-MR Guarani e o AMX procure pesquisa. O AMX é um projeto ítalo-brasileiro que até aonde eu sei o Brasil e Itália investiram 50% cada um. Depois de mais de 30 anos de parceria, podemos dizer que o Brasil não precisa de ninguém para fabricar o AMX. Não sei se você sabe, mas a versão AMX A-1M tem um radar totalmente brasileiro, tem data link da Embraer... Pra não falar que não precisamos de nada estrangeiro para o AMX, precisamos de um HMountD americano.

      Quanto ao VBTP-MR Guarani, ele é um projeto totalmente nacional. Se eu não me engano ele foi idealizado pelo CTEx. Como o Exército Brasileiro não tem uma fábrica de veículos, o EB escolheu a Iveco Brasil para apenas produzir o VBTP-MR Guarani. Vou falar de novo para você não repetir a bobagem que você falou: A IVECO só vai montar o VBTP-MR Guarani!

      O Brasil mesmo embargado se quisesse não poderia ser afetado por ninguém, haja vista que temos matéria-prima e pessoal capacitado para construir qualquer tipo de arma. Podemos não ter o know-how em várias áreas, mas necessidade é mãe de todas invenções e superações.

      Quando você tem um inimigo há milhares de quilômetros de distância e ele não tem como projetar poder, você não precisa de defesa aérea, meu caro. Logo, como você faz comparações sobre o Brasil e Israel, esse último é incapaz de causar grandes estragos ao Brasil, já o Brasil a Israel...

      Eu falo de quem eu quiser e o que eu bem entender. O blog é meu e irei falar mau de quem eu quiser, especialmente de Israel que jamais deveria ser um estado.

      Excluir
  13. Os mais de 2000 guaranis o Brasil só terão todos eles em 2030, estamos em 2012, estou falando de presente, pode ser que em 2030 o Brasil seja mais forte que Israel, pode ser que em 2030 a China seja mais forte que a Rússia, mais hoje não são, estamos em 2012, então deve ser analisado dentro do que cada um possui, daqui 10 anos a Arábia Saudita será bem forte copm tudo que adquiriu, agora imagina hoje a Arábia Saudita vc consideraria hoje a Arabia mais forte que o Egito por ex? Acho pouco provável já daqui 10 anos é bem provável que seja. O Brasil não tem defesa antiaérea decente, esse é o grande problema para marinha e blindados do Brasil, o porta-aviões seria protegido como por um ataque aéreo israelense? Q nem blindados, o que adianta um país gastar rios de dinheiro em blindados se não tiver superioridade aérea? Já na guerra do golfo há mais de 20 anos atrás, ficou claro ter blindados em grande quantidade e ser inferior no domínio aéreo de nada adianta, muita gente mete o malho que os EUA nunca teria derrotado ninguém forte exceção ao Japão com bomba atômica, mais esquecem que o Iraque de 91 era muito forte no exército, mais força aérea americana com apoio da britânica e francesa destroçaram aquele Iraque. O Brasil pode ter porta-aviões, que não iria conseguir se impor sobre um país que tenha uma força aérea superior. Sobre sua opinião em relação a Israel, sabe quem ironicamente adora isso? O próprio governo de Israel, que usa de propaganda da raiva espalhada pelo mundo contra eles, para nunca criar um estado palestino, porque milhões e milhões e mais milhões de pessoas pensam como vc, eles adoram isso, ser odiado trás ganhos políticos, que se diga o poder da família Kim na Coreia do Norte.
    P.S: Eu não neguei que em 2030 talvez o Brasil seja mais forte que Israel, sei lá faltam 18 anos para isso, estudiosos adoram quererem dar uma de videntes, por isso cansam de errar previsões, prefiro falar do presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa entender uma coisa muito simples: O Exército Brasileiro vai ter mais de 2.000 unidades do VBTP-MR Guarani até 2030, isso não quer dizer que só teremos todos os VBTP-MR Guarani até 2030, correto? Pode ser que tenhamos os VBTP-MR Guarani bem antes. Nós não temos pressa para comprar grandes quantidades de armamento. Estamos em tempos de paz, nosso maior rival, a Argentina, está quebrada, sem falar que estamos em tempos de crise econômica. Mas ainda sim o Brasil é um dos poucos países que está modernizando suas Forças Armadas com armas significativas.

      Gostaria de lembrar que só o Exército Brasileiro comprou um lote de 2.044 blindados VBTP-MR Guarani. Imagine quando a Marinha ou a FAB quiserem comprar o VBTP-MR Guarani para suas respectivas infantarias?

      Agora eu quero ver quando Israel na sua história comprou 2.044 APC de uma só vez? Veja Israel, desenvolveu o APC Namer bem antes de nós e só comprou 130 desde 2008.

      Tudo bem, você não quer falar de projetos promissores brasileiros porque Israel não tem, né? Tudo bem, se assim você o quiser. O fato é que hoje Israel não pode fazer frente ao Brasil se não usar suas armas estratégicas e se não tiver a ajuda de nenhum país estrangeiro, caso dos EUA.

      A Arábia Saudita e o Egito sempre foram mais forte que Israel, até mesmo hoje. Compare as armas que Israel tem e compare com as armas que tem esses dois países árabes mencionados e você verá que Israel não faz frente nem aos seus vizinhos do ponto de vista armamento.

      Hoje em dia eu acho a Arábia Saudita um pouco mais forte que o Egito só porque a Arábia Saudita em tem Typhoon. Porém a Força Aérea Egípcia é mais numerosa.

      O Brasil sabe que não tem defesa antiaérea, isso já foi falando. Mas em um conflito com Israel, o qual você idealizou e não eu, diga-se de passagem, isso seria irrelevante, uma vez que Israel não tem como projetar seu poder. Diferentemente de Israel, o Brasil não precisa comprar Patriots dos EUA e não precisa de dinheiro dos EUA para construir um sistema de defesa antiaérea. O Brasil tem projetos de sistemas antiaéreos e se eu bem me lembro a Marinha do Brasil está projetando um SAM com a África do Sul. Estamos nos movendo nesse setor, fique sossegado. O Brasil quer diminuir a dependência estrangeira, algo que fizemos nas décadas de 60, 70 e 80. Já Israel vai continuar a depender do dinheiro americano e que os EUA e os países europeus, especialmente Alemanha e Inglaterra continuem provendo armas.

      Excluir
    2. Quem disse que sistema de defesa antiaérea são para proteger blindados, cidadão? Sistemas de defesa antiaérea são para proteger a infraestrutura do país e instalações estratégicas. Você acha todas as divisões blindadas americanas ou russas estão a salvas nesse momento?

      Primeiramente, se o Brasil atacasse Israel, a IAF nem chegaria perto do nossos porta-aviões. O Brasil poderia destruir as bases aéreas israelenses com um ataque massivo de mísseis. Só aí o poderio israelense poderia ser diminuído. Se nossa Marinha e a FAB usarem o que há de melhor, Israel não sairia nem na foto. Ou você se esqueceu que o Brasil é uma referência global em luta ASW e patrulha marítima?

      Você não acompanhou ou estudou a Guerra do Golfo com o mesmo afinco que eu. Você sabe como procedeu a guerra? Eu acho que não. Na Guerra do Golfo não ficou claro o que você está dizendo, sabe por que? Porque os Estados Unidos atacaram as bases aéreas iraquianas e destruíram os radares com a ajuda dos mísseis Tomahawk e dos bombardeiros estratégico furtivos de grande altitude B-2 Spirit. E não sei se você sabe, mas foi justamente na Guerra do Golfo que se deu a maior batalha de blindados depois de Kursk. Então, amigo, antes de mencionar alguma coisa, trate de estudar.

      Sim, os EUA infligiu uma grande derrota ao Iraque, mas por que? O Iraque só pensava no Exército e Força Aérea, mas nunca pensou em ter uma Marinha descente. Se eles tivesse pelo menos submarinos poderosos, eles poderia ter infligido uma dura derrota a Marinha Americana que lançava mísseis. Sem os mísseis da Marinha Americana as defesas antiaéreas iraquianas poderiam repelir o ataque dos caças e quiçá dos bombardeiros.

      Novamente você mostra que não que não sabe nada de guerra naval. Quem expõe um porta-aviões para a Força Aérea inimiga? Nem os EUA tem poderosos caças e excelentes pilotos fazem isso. Não se esqueça que os caças tem raio de ação e o Brasil poderia lançar um ataque a Israel sem colocar o porta-aviões exposto.

      Quer dizer que o fato de milhões e mais milhões de pessoas serem contra o Estado de Israel faz Israel usar isso de propaganda para que não se crie um Estado Palestino? Fazer propaganda pode fazer, mas até aonde eu sei Israel nada pode fazer quando a ONU ordenar a criação de um Estado Palestino. E acho melhor Israel não ficar criando caso com a Palestina, a Primavera Árabe veio para ser um divisor de águas no Oriente Médio. E quem for contra a Palestina vai cair.


      Excluir
    3. Michel ninguem eh mais nacionalista que eu, mas... Concordo contigo em 90% dessa discussão, agora atacar Israel com 2 A4 operacionais (se eh q estão) não dá, aí vc forçô, menos, rsrsrsr.

      Excluir
    4. Quem é louco de ir à uma guerra sem estar com o Exército em plena capacidade?

      Excluir
  14. Ha, hoje a maioria dos imigrantes que vão para Israel são de judeus russos, judeus americanos só mandam $$$, mas não se mudam pra lá. Os ortodoxos continuam dando as cartas, tem alguma coisa em comum com o Brasil: Mamam nas tetas do governo.
    Fato!

    ResponderExcluir