Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Der Spiegel: Distrito na Alemanha tem nome em homenagem a nazista


Völklingen, uma cidade no oeste do Estado alemão do Sarre, tem um distrito que, há 56 anos, leva o nome de um criminoso de guerra nazista. Muitos moradores estão lutando ferrenhamente garantir que isso continue assim.

As pessoas não cumprimentam mais Christoph Gottschalk na rua, e sua esposa é maltratada quando está no clube atlético local. Outro morador que compartilha as suas opiniões é ignorado em alguns bares, e o clube de jardinagem lhe recusa o aluguel de um triturador de madeira. Gottschalk, 61, e seus companheiros, sentem-se como párias no próprio bairro, tudo porque estão lutando para mudar o nome de seu distrito, que atualmente leva o nome de criminoso de guerra nazista condenado.

Em 1956, Völklingen, uma cidade no Estado alemão do Sarre, no oeste do país, decidiu dedicar um memorial a Hermann Röchling (1872-1955), um industrial nazista, e batizar um bairro com seu nome. Hoje, cerca de 1.300 pessoas vivem em Hermann Röchling Heights, um bairro numa colina idílica construído ao lado de uma floresta. O bairro é bem afastado de pontos problemáticos da cidade, e tudo lá estaria muito bem – se não fosse por Gottschalk e um punhado de mentes parecidas.

Eles apontam insistentemente que Hermann Röchling era um nazista condenado por crimes contra a humanidade, que se aproximou de Adolf Hitler em 1933 para pedir que evitasse que a região de Sarre, que ainda era administrada pela Liga das Nações na época, se tornasse uma “área de conservação” judaica. Como empresário, ele explorou milhares de trabalhadores forçados durante a 2ª Guerra Mundial, e enviou os trabalhadores insubordinados para um campo de trabalho perto de sua fábrica.

Um problema recorrente
As cidades e vilarejos alemães se deparam muitas vezes com a tarefa de renomear ruas e praças. Na maioria dos casos, elas costumavam levar o nome de pessoas cujas atividades são vistas de forma mais crítica hoje, seja por seus papéis durante a era nazista ou por seus pontos de vista antissemitas.

Um exemplo é a Treitschkestrasse em Berlim, que homenageia o historiador do século 19 e político alemão Heinrich von Treitschke, que é creditado com a frase: "Os judeus são a nossa desgraça!"

Hindenburgplatz, uma praça na cidade de Münster, que homenageia o polêmico presidente alemão Paul von Hindenburg, chamou atenção recentemente quando 60% dos cidadãos locais votaram num referendo para mudar seu nome para “Schlossplatz”, por causa do palácio da cidade.

A situação é diferente em Völklingen, onde a maioria das pessoas quer manter o nome do industrial nazista. É hora de finalmente deixar o passado no passado, diz um padeiro local. Um agenda imobiliário local teme que os preços das propriedades possam cair "porque Hermann Röchling Heights é, afinal, uma marca."

Outro morador está preocupado com o clube de futebol local, que tem o mesmo nome, e quer saber quem vai pagar as suas novas camisas. O prefeito Klaus Lorig, 60, membro da União Democrática Cristã (CDU) de centro-direita e ex-professor de história, diz que apagar os nomes não é uma forma de entrar em termos com o passado.

Gottschalk conhece estes argumentos. Cerca de três anos atrás, ele e alguns outros moradores de Völklingen lançaram uma campanha pública para mudar o nome do bairro. Ele achou que estava fazendo a coisa certa, mas só conseguiu obter 200 assinaturas para a sua petição.

Visto como benfeitor
Muitos moradores de Völklingen veem Röchling, que foi um nazista ardoroso, principalmente como um benfeitor. No passado, até 17 mil pessoas trabalhavam nas indústrias de ferro da família. Hoje, as siderúrgicas são Patrimônio Mundial da UNESCO, atraindo até 400 mil visitantes por ano.

Moradores mais antigos descrevem Röchling como um chefe que manteve rígida disciplina nas serralherias, mas andava pela cidade depois do trabalho para perguntar pela saúde de seus funcionários. Ele também tinha uma espécie de refeitório, onde mães e as crianças podiam comer alguma coisa, e construiu um hospital para as indústrias.

"E de repente tudo isso não deve mais ser verdade?" pergunta Gabriel Theisen, 56. Ele e outros moradores de Völklingen estabeleceram uma associação chamada "O Futuro da Hermann Röchling Heights". Ele ouviu falar sobre os trabalhadores forçados e sobre Röchling tê-los envido para campos de trabalho. Mas acrescenta: "o próprio Röchling não foi para os campos de trabalho e maltratou-os de alguma forma." De acordo com Theisen, Röchling estava meramente cumprindo com o sistema em vigor na época.

O bairro perderia a sua identidade se recebesse um novo nome, diz Torsten Krieg, 41, porta-voz da associação. "Os jovens de hoje até chamam-no de Hermi", diz Krieg. "Acho isso bonito."

“Senti como se estivesse num evento nazista”
Em junho, o conselho da cidade de Völklingen estava programado para votar uma moção do Partido de Esquerda para mudar o nome do bairro. Cerca de 150 moradores furiosos apareceram, muitos carregando cartazes que diziam: "Mantenham Hermann Röchling Heights". Os oponentes do antigo nome foram vaiados. Membros do Partido Nacional Democrático (NPD), de extrema-direita, foram aplaudidos quando argumentaram que não era certo mudar o nome “só porque alguns propõem a mudança, e as decisões são tomadas sem levar em conta os pareceres de todos os outros cidadãos."

Fred Engel-Pollak, 79, membro do grupo a favor de mudar o nome do bairro, diz que não conseguiu dormir por duas noites depois da reunião. "Eu senti como se estivesse num evento nazista", disse ele.

Engel-Pollak, nascido em Völklingen em 1933, tinha uma mãe judia, e parentes o esconderam dos nazistas. Ele achou ultrajante quando uma parte da cidade foi batizada com o nome de Röchling em primeiro lugar, mas não acredita que, em 2012, a maioria dos moradores de Völklingen esteja lutando para manter o nome do distrito como se estivesse defendendo um pedaço da alma da cidade.

O Partido de Esquerda colocou a questão novamente na agenda do conselho da cidade, desta vez em meados de dezembro. Para evitar ser acusado de promover "a ditadura de uma minoria", eles agora querem que a questão seja colocada num referendo.

Um referendo seria uma vitória para os defensores da Hermann Röchling Heights, porque espera-se que a maioria dos moradores de Völklingen não votem a favor de mudar o nome do bairro. Em outras palavras, tudo continuará como antes.

3 comentários:

  1. antigamente esse blog colocava assuntos interessantes postagens que dava vontade de ler, mas agora infelizmente parece tar copiando esses conteudos de jornais de midia comprada, olhe so o que falam nesse texto "criminoso de guerra nazista", mais parece ter saido do G1, da desgosto de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A porta da rua é a serventia da casa, meu amigo. Você não precisa entrar aqui mais para ver as "notícias compradas" que eu posto. Não sei se você percebeu, mas o texto é da mais renomada revista alemã, a Der Spiegel. Eu acho que os alemães são mais capacitados para falar do seu país do que qualquer outra pessoa, não é mesmo?

      Excluir
    2. Iso Mostra que ese Blog nao e comprado como os que vc gosta de ler , que so passa noticias que faz vc sorri
      Noticias como esa eu gosto de ler e por iso que venho aqui ler
      se vc nao gosta Azar e seu : (
      Nazismo faz parte da Historia querendo ou nao ta la escrito no teu livro de Historia do primero Grau .
      Que noticia ao teu gosto vai procura O BLOG DOS COMPADRES : )

      Excluir