Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rússia e Índia sanam problemas que afetam a cooperação bilateral

À direita o ministro da Defesa da Rússia, Anatoliy Serdyukov, à esquerda o ministro
da Defesa da Índia Arackaparambil Kurian Antony

Os ministros da Defesa da Rússia e da Índia conseguiram encontram uma solução para certos problemas que afetam a cooperação bilateral, declarou ontem o titular da pasta da Defesa russa, o senhor Anatoliy Eduardovich Serdyukov.

“Já encontramos uma solução para certos problemas que afetam nossa cooperação técnico-militar”, disse Serdyukov durante uma reunião com seu homologo indiano, Arackaparambil Kurian Antony.

Serdyukov disse que as relações de confiança são uma das prioridades da política exterior da Rússia.

“Nossas relações de associação se baseiam na comunidade de interesses”, apontou o ministro russo.

Serdyukov também fez questão de lembrar que a Índia é o maior comprador de armamento russo e que confiam que as “autoridades indianas também consideram a cooperação nesse setor como uma das principais vertentes das relações de associação com a Rússia”.

O ministro da Defesa da Índia, por sua vez, declarou que Moscou sempre foi um sócio estratégico e único para Nova Délhi.

“Nossas relações de amizade tem uma longa história e nos interessa não só mantê-las, mas como também poder ampliá-las no futuro”, manifestou Arackaparambil, agregando que sua visita antecipa a visita do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.

O programa de cooperação técnico-militar entre os dois países prevê, em particular, o aluguel do submarino nuclear de ataque “Nerpa” á Índia por um prazo de 10 anos.

Ademais, em dezembro de 2012, a Índia deverá receber o porta-aviões modernizado Almirante Gorshkov, que por sua vez será chamada na Armada Indiana de INS Vikramaditya. Outro contrato prevê a entrega de três fragatas do Projeto 11356.


Nenhum comentário:

Postar um comentário