Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

domingo, 9 de outubro de 2011

Pressão dos EUA minou parceria com Índia e Rússia

O governo dos EUA expressou ao Brasil "continuada preocupação" sobre tratativas do país com a Índia na área nuclear e reclamou de negociações da empresa estatal brasileira de armamentos com a Rússia.

No caso da Índia, as pressões americanas ocorreram em 1997, dando origem a reuniões em Brasília.

A preocupação dos EUA foi oficializada por meio de documento entregue ao Itamaraty pelo embaixador norte-americano Melvin Levitsky. A cooperação técnica Brasil-Índia na área nuclear não avançou.

Quatro anos antes, os EUA haviam sido incisivos sobre uma tratativa da estatal Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil) com a Rússia, na área de mísseis.

Mark Lore, ministro-conselheiro da Embaixada dos EUA em Brasília, disse ao Itamaraty que a parceria poderia provocar "desequilíbrio regional".

Um comentário:

  1. Temos que investir mais em educação ciência tecnologia, se nossos governantes aplicassem o dinheiro que é destinado, seriamos um outro país e não precisaríamos ta pedindo esmola pro EUA, mesmo assim com toda dificuldade que temos acredito no meus país em breve estaremos superando todas as dificuldades.

    ResponderExcluir