O M1 Abrams entrou em serviço no Exército Americano em 1980 e no Corpo de Fuzileiros dos EUA em 1991. O Abrams indiscutivelmente é um dos mais sofisticados tanques do mundo, ganhou o respeito de aliados e inimigos.
O nome “Abrams” é uma homenagem o general Creighton Abrams, ex-comandante do Estado Maior do Exército Americano e ex-comandantes das Forças Americanas no Vientã (de 1968 a 1972).
Mais de 9 mil M1 Abrams foram produzidos desde sua criação. O referido tanque também é o principal tanque de quatro nações depois dos EUA. São elas: Austrália, Egito, Kuwait e Arábia Saudita. Em breve uma quinta nação contará com esse belíssimo tanque. O Iraque ano passado firmou um contrato com o Pentágono e os EUA fornecerão 140 unidades a partir desse ano.
O tanque já foi produzido em 4 versões: M1IP (produção inicial), M1A1, M1A2 e M1A2 SEP (ystem Enhancement Package). Um kit especial fora concedido em 2007 para os tanques que atuam em áreas urbanas, esse kit é chamado de TUKS (Tank Urban Survival Kit). Durante a guerra convencional no Iraque, apenas 23 tanques M1A1 foram destruídos. Na Guerra do Iraque, nenhum tanque Abrams fora destruído por fogo inimigo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ba. Esse tanque n m impressiona. O facto de ter sido destruído por RPG-7 em certas ocasiões faz-me rir. Não é melhor que o T-90, na minha opinião.
ResponderExcluirNão é melhor que o T-90 pelo menos em aspectos importantes, como armadura moderna, velocidade e armas.
ResponderExcluirQuem disse que o T-90 tem blindagem moderna? Os russos não tem blindagem moderna e compra blindagem da mesma fonte que os americanos, ou seja, tanto os EUA, como Rússia compram blindagem alemã.
ResponderExcluirQualquer tanque pode ser colocado foram de combate Dependendo da ogiva do RPG-7.
O fato do Abrams ter sofrido alguns revés no Iraque por disparo de armas anti-tanque, não lhe da o direito de ser tão ríspido em suas palavras com relação a essa jóia. Porque se pesarmos como você, todos os helicópteros russos abatidos no Afeganistão, nos tempos de invasão soviética, são um cago, não é mesmo? E todos nós sabemos que isso não é verdade.
E atente para o fato que mesmo sendo de uma geração mais antiga que o T-90, o Abrams em vários aspectos é superior ao T-90.